Site Comtexto Comunicação e Pesquisa
 
Ano 1 – No 1 – Março 2019
Pensando a comunicação fora da caixa
 
Fala, professor!
  Comendo na mão (nem sempre limpa) das fontes

O jornalista depende basicamente das suas fontes. Isso significa que, como mediador, recorre necessariamente a outras pessoas para obter informações e, com isso, informar a sua audiência (leitores, telespectadores, radiouvintes ou internautas).

Na prática, no entanto, esse processo, aparentemente óbvio, tem se caracterizado, quase sempre, por algumas particularidades.

Leia mais
 
Você Sabia?
 
  Valorizar o erro faz bem para as organizações

O incentivo à inovação tem provocado mudanças na cultura de muitas empresas, tornando-as mais dispostas (e corajosas) a correr riscos, assumindo, acertadamente, que os erros fazem parte do mundo dos negócios do século XXI. Esta é a tônica da reportagem de Letícia Arcoverde, com o título “Premiar dá coragem para inovar sem medo”, publicada pelo Valor Econômico. Mas é possível afirmar que essas empresas corajosas constituem ainda uma exceção: a maioria das empresas (e de seus gestores) ainda não se sente à vontade para experimentar e testar, temendo as consequências de uma tentativa não bem-sucedida. A cultura da inovação deve descartar o medo de errar.

Leia mais
 
Mulheres dominam os cargos de liderança em comunicação.
Mas...são minoria nos cargos de direção. Isso faz sentido?

Pesquisa realizada pela Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial junto a 578 profissionais, de 20 Estados, dos quais 398 mulheres, evidenciou uma realidade inconteste: as mulheres ocupam a maioria dos cargos de liderança em comunicação (69% do total), mas estão em desvantagem quando se consideram os cargos de direção ou vice-presidência (45% do total) nas empresas em que trabalham. Outro dado interessante: as lideranças em comunicação pertencem, significativamente, às pessoas da geração X (72% do total), enquanto os “millenials” constituem apenas 28% do total.

Leia mais
 
Sua empresa tem um “cisne negro”? Não sabe o que é isso? Deveria saber.

Toda empresa, organização, instituição possui certamente um ou mais “cisnes negros” e, pelo impacto que a ação destas “avezinhas perigosas” pode provocar nas finanças, na imagem e na reputação das companhias, é fundamental identificá-las com rapidez. Deixá-las voando soltas, por desconhecimento e omissão, pode custar muito caro. Siga o conselho da professora e consultora Betania Tanure.

Leia mais
 
 
Comtexto Comunicação em Pesquisa em ação

Cursos a distância de Comunicação e Jornalismo:

aproveite o desconto especial até 11 de março

As inscrições para os 7 cursos de Comunicação Organizacional e Jornalismo Especializado, promovidos pela Comtexto Comunicação e Pesquisa, já estão abertas e têm um desconto especial, se realizadas até o próximo dia 11 de março.
Você pode consultar os cursos disponíveis no portal Comunicação a distância (www.comunicacaoadistancia.com.br).
Informações adicionais podem ser obtidas diretamente com o responsável pelos cursos em professor@comtexto.com.br.

 

Leia mais
 

 

  

A importância da elaboração e implementação

de uma Política de Comunicação Institucional

As empresas e organizações brasileiras estão, gradativamente, se dando conta da importância estratégica de uma Política de Comunicação. Muitas têm realizado este esforço, a partir de sua competência interna em comunicação, ou recorrendo a consultores externos. O objetivo é sempre o mesmo: traçar e aplicar diretrizes, posturas e ações padronizadas que contribuam para um relacionamento mais competente com os seus públicos estratégicos (stakeholders).

A Comtexto Comunicação e Pesquisa é a consultoria que mais acumula trabalhos realizados neste sentido em todo o Brasil, com cerca de uma dezena de projetos concluídos. Se sua empresa pretende elaborar uma Política de Comunicação, fale conosco. Estamos à disposição para conversar sobre este importante instrumento de gestão.

 

Leia mais

 

 
 
 
Clicando e aprendendo
 
  Social Media Trends 2019

A Rock Content está disponibilizando, gratuitamente, o acesso ao Relatório Social Media Trends 2019, que destaca “tendências e práticas de Social Media adotadas pelas empresas brasileiras, bem como informações sobre o uso que os respondentes fazem dasredes sociais, o tempo que gastam, de onde mais acessam, os dispositivos mais usados, entre outros dados interessantes.”
Visite o site da Rock Content para obter uma cópia desta pesquisa.

Download
 
Direto da Ciência

Newsletter, sob a responsabilidade do jornalista Maurício Tuffani, que veicula, de segunda a sexta-feira, informações atualizadas e relevantes sobre “tendências, decisões e bastidores da ciência, do meio ambiente e do ensino superior.” Tuffani tem larga experiência nesta área: foi editor da revista Scientific American Brasil, diretor das revistas Unesp Ciência e Galileu e repórter e editor de ciência da Folha de S. Paulo. A assinatura custa 10 reais por mês ou 100 reais por ano. Vale a pena. Informação qualificada não é fácil de encontrar.

Assine a news
 
Revista Questão de Ciência

Recomendo firmemente a leitura regular da revista Questão de Ciência, publicado pelo Instituto Questão de Ciência, que tem como “como parte de sua missão apontar e corrigir a falsificação e a distorção do conhecimento científico na arena pública, promover a educação científica e apoiar o uso de evidências na formulação de políticas públicas.”

Site da revista
 
Comunicação e Indústria Criativa

De forma pioneira, Animus – Revista Interamericana de Comunicação Midiática, publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), dedica, a cada edição, espaço para artigos que têm como objeto a Comunicação e a Indústria criativa.

Site da revista
 
 
 
Expediente
 

Pensando a Comunicação fora da caixa é uma newsletter da Comtexto Comunicação e Pesquisa, empresa de consultoria nas áreas de Comunicação Organizacional/Empresarial e Jornalismo Especializado.
Editor: Wilson da Costa Bueno 
E-mail para contato: wilson@comtexto.com.br

As informações podem ser reproduzidas livremente, mas solicita-se que, caso isso ocorra, a fonte seja citada.
 
Curta nossa Fanpage Siga-nos no Instagram Siga-nos no Twitter Veja nosso canal no Youtube
© 2019, Comtexto - Comunicação e Pesquisa. Todos os direitos reservados