Site Comtexto Comunicação e Pesquisa
 
 
Quem Somos   |   O que fazemos
 
 
Ano 3 – No 36 – Julho 2021
Pensando a Comunicação fora da Caixa
 
Fala, professor!
  Reconhecimento facial e preconceito: a inteligência artificial sob suspeita

Festejada, quase sempre, com grande alarde, a inteligência artificial tem sido utilizada largamente em todo o mundo e se mostrado competente para um número significativo de aplicações. Mas, e sempre há um “mas”, temos também tomado contato, muitas vezes diretamente, com os inconvenientes desta tecnologia de caráter futurista e há situações em que ela precisa ser apropriada com muito cuidado.
Incomoda-nos bastante o fato de estarmos sendo vigiados o tempo todo quando circulamos pela web ou utilizamos os nossos celulares para buscar informações ou interagir com outras pessoas (familiares, clientes, amigos do trabalho ou da faculdade). Ou você não chega a ficar chateado quando vê o seu perfil no Facebook ocupado por anúncios irrelevantes ou, o que é pior, mentirosos porque prometem o que não podem cumprir, gerados pelo rastro que suas buscas deixaram na web? Pois é, esta situação, que se repete recorrentemente, é desagradável, toma o nosso precioso tempo e nos obriga a denunciar, com frequência, invasões de privacidade ou bloquear fontes indesejáveis de informações.

Leia mais
 
Você Sabia?
 
  Está procurando emprego? Então, coloque seu currículo no TikTok!

Ao que parece, o tradicional currículo de papel está com os dias contados e muitas novidades estão sendo preparadas para substitui-lo. Nos EUA, os interessados em um novo emprego resolveram radicalizar e estão produzindo vídeos no TikTok, visando receber convites de trabalho. Os recrutadores estão interessados nessa nova proposta que pode indicar, inclusive, aptidões dos candidatos em comunicação digital, atributo cada vez mais valorizado em nossos dias. Uma universitária de Seattle decidiu usar este recurso para pedir emprego, tendo conseguido 182 mil visualizações de seu vídeo e também (o que é melhor) 15 oportunidades de trabalho. E você aí? O que acha disso? Como diz o filósofo Simão, o negócio é mexer o esqueleto porque quem fica parado é poste!

 
 
A contribuição valiosa dos indígenas para a conservação da biodiversidade

Os pesquisadores Antonio Oviedo (ISA) e Juan Doblas (Inpe), em artigo publicado pela SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), constatam a importância dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais no combate ao desmatamento dos nossos principais biomas.
A comparação, por exemplo, dos índices de desmatamento nas terras ocupadas pelos indígenas e naquelas em seu entorno, dramaticamente afetadas pela ação predadora, torna patente esta realidade. Os pesquisadores analisaram seis biomas (Mata Atlântica, Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pampa e Pantanal) e, em todos eles, ficou evidente a “a efetividade das áreas protegidas para manter a cobertura de floresta, reforçando seu papel como escudos do desmatamento e apontando a necessidade de fortalecimento de políticas públicas para proteção desses territórios.” Em tempos de “passar a boiada”, respeitar e defender os povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais em geral é fundamental.

Resumo do artigo
 
A diversidade no Jornalismo Latino-Americano: excelente contribuição do Knight Center

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas lançou, durante a recente conferência anual da National Association of Hispanic Journalists, o e-book “Diversidade no Jornalismo Latino-Americano” que conta com a participação de 16 jornalistas da América Latina e do Caribe, comprometidos com o debate e o empenho para tornar as redações e as notícias mais inclusivas. Ele é mais uma etapa de um projeto iniciado em janeiro de 2021 com um curso online e que teve sequência com a realização da primeira conferência latino-americana sobre diversidade no jornalismo.
Este rico material já está disponível para download gratuito e certamente inspirará novas iniciativas no sentido de promover a diversidade no Jornalismo e na área de comunicação de maneira geral.

Download
 
Comtexto Comunicação e Pesquisa em ação

Ouça o podcast Construção de Política de Comunicação, produzido pela ABCPública

 

A Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) acaba de colocar no ar podcast sobre Construção de Política de Comunicação. Ele integra o conjunto de podcasts da Associação, sob a coordenação da competente colega Aline Castro, do TRT-SP, que têm como título “Comunicação Pública: Guia de Sobrevivência”. O podcast inclui entrevistas com o prof. Wilson Bueno, diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa, e com Renata Martinelli, gerente de comunicação do Supremo Tribunal Federal (STF), que lançou recentemente a sua Política de Comunicação.

O podcast está disponível no Spotify.com, acesse

 

E-book do Grupo de Pesquisa Jorcom, da USP, sobre Jornalismo e Comunicação Organizacional

 

O e-book O jornalismo na comunicação organizacional: múltiplos olhares, do grupo de pesquisa Jorcom, da ECA-USP, será publicado em agosto de 2021, e conta com mais de uma dezena de artigos sob a responsabilidade de pesquisadores pertencentes ao grupo e convidados. A proposta do grupo, além da realização de pesquisas sobre esta temática, inclui eventos e a edição de publicações voltadas para o universo acadêmico e profissional. O e-book estará disponível para download gratuito no site do grupo (www.jorcom.jor.br).

Download

 

 
Clicando e aprendendo
 
  Só faltava essa! Agora estão clonando até revistas cientificas

A onda das clonagens parece não ter fim e, a cada dia que passa, a malandragem de pessoas que primam pela má intenção surpreende a todos nós. Pois não é que estão fraudando agora até revistas científicas com o objetivo de conseguir dinheiro, burlando os pesquisadores interessados em divulgar o seu trabalho.
O golpe, na verdade, não é novo e há relatos de iniciativas semelhantes ocorridas há mais de 10 anos, mas agora ele grande impulso. Uma economista russa, Anna Abalkina, resolveu investigar os novos casos e descobriu que dezenas de revistas já foram “sequestradas” por impostores. Eles cobram dos pesquisadores para a publicação de artigos e (como são ousados!) chegam a indexar os artigos em uma base de prestígio (Scopus). Logo, é preciso ficar atento a estas ofertas generosas que buscam burlar a produção científica porque nem sempre é fácil identificar rapidamente as publicações clonadas.

Informações adicionais
 
E-book aborda o ataque das fake-news à democracia

O Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) disponibiliza, para download gratuito, o e-book Fake News – riscos à democracia, de autoria de “advogados que atuam na área privada, profissionais de Direito que trabalham no setor público, além de especialistas em comunicação e sociologia. No leque de temas, estão a relação das fake news com as políticas públicas, os agentes políticos, as mídias tradicionais e as instituições democráticas.”
O texto representa o olhar desta categoria profissional para a questão das fake news e contribui para o debate absolutamente necessário contra a desinformação e o negacionismo.

Baixe o e-book
 
Cuidado com a porta giratória: ela é uma ameaça à democracia

A expressão “porta-giratória” não é nova e a prática que ela legitima é, cada vez mais, uma afronta à transparência, à ética e a democracia. Na verdade, ela é utilizada para identificar a relação espúria entre a esfera pública e a esfera privada, com a circulação intensa e nefasta de “autoridades” entre o setor público e o setor empresarial. Por aqui, e em todo o mundo, é fácil notar a presença de empresários que ocupam lugar de destaque nos ministérios, órgãos públicos e agências de regulação, o que, quase sempre, evidencia claro conflito de interesses, mas acontece também o contrário: políticos atraídos para a área empresarial, onde transitam com grande desenvoltura.
Reportagem publicada pela Folha de S. Paulo, ainda que se atenha à realidade norte-americana, levanta questões importantes e delicadas sobre o lobby e a interferência de interesses privados na área pública, práticas comuns em todo o mundo e, também, por aqui, vide os casos emblemáticos dos ministérios da Agricultura, do Meio Ambiente e da Saúde em nosso país. O documentário “O mundo segundo a Monsanto”, disponível no YouTube, revela também, de forma dramática, como interesses comerciais de grandes corporações prejudicam sensivelmente o interesse público.

 

Confira
 
 
Expediente
 

Pensando a Comunicação fora da caixa é uma newsletter da Comtexto Comunicação e Pesquisa, empresa de consultoria nas áreas de Comunicação Organizacional/Empresarial e Jornalismo Especializado.
Editor: Wilson da Costa Bueno 
E-mail para contato: wilson@comtexto.com.br

As informações podem ser reproduzidas livremente, mas solicita-se que, caso isso ocorra, a fonte seja citada.
 
Curta nossa Fanpage   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Twitter   Veja nosso canal no Youtube
 
 
© 2021, Comtexto - Comunicação e Pesquisa. Todos os direitos reservados
 
 
Desenvolvimento e envio por AMS Public - Sites e Sistemas para Internet