A Sala de Imprensa Virtual deve ser instrumento estratégico de relacionamento com a mídia. Mas é?
Empresas e organizações brasileiras têm implementado, já há algum tempo, em seus portais institucionais, as chamadas Salas de Imprensa Virtuais, com o objetivo de incrementar o relacionamento com os veículos e profissionais de imprensa.
De maneira geral, estes recursos permitem o acesso imediato da mídia às informações relevantes geradas pelas organizações e também favorecem a interação de gestores, pesquisadores e fontes institucionais com as redações jornalísticas.
Nota-se, no entanto, que a proposta e os recursos utilizados por estas Salas de Imprensa incorrem em alguns equívocos, sobretudo o de reduzi-las a depósitos nem sempre organizados de releases, fotos e informações gerais sobre as empresas e organizações. Elas não conseguem imprimir uma dinâmica inerente a este relacionamento estratégico e muito menos implementar mecanismos que promovam esta interação.
O contato competente com os profissionais de imprensa requer agilidade, qualidade de informação, o conhecimento do sistema de produção e do timing jornalístico e isso significa que a Sala de Imprensa não pode ficar relegada a um segundo plano, ocupando apenas papel decorativo nos portais.
Quando uma organização se dispõe a criar um espaço exclusivo para o atendimento à imprensa está, de alguma forma, prometendo um atendimento especial e, para isso, deve estar suficientemente preparada, com uma estrutura capacitada, para atender às demandas dos jornalistas. Não é difícil perceber que, em boa parte dos casos, esta situação não está dada, o que, definitivamente, compromete a eficácia deste relacionamento.
A Sala de Imprensa precisa estar articulada com um sistema de atendimento que conecta a área de comunicação com as fontes da organização para que a demanda seja prontamente atendida e para que haja compromisso da organização em atender às expectativas e necessidades dos veículos jornalísticos.
Se sua empresa ou organização dispõe ou está interessada em implementar uma Sala de Imprensa Virtual, será fundamental definir com precisão os objetivos e metas a serem atingidos, a sua proposta global (conteúdos e recursos a serem disponibilizados), bem como criar mecanismos que favoreçam não apenas a interação com a imprensa mas a análise dos resultados obtidos com esta parceria estratégica.
A Comtexto Comunicação e Pesquisa (veja notícia ao final da newsletter) está desenvolvendo metodologia própria para o diagnóstico da eficácia das Salas de Imprensa Virtual e ela parte de um pressuposto básico: todo instrumento estratégico (e a Sala de Imprensa é – ou deve ser – concebida desta forma) precisa ser planejado, ter estrutura capacitada e incorporar metodologias de avaliação.
Caso contrário, a Sala de Imprensa Virtual não passará de mais um recurso desperdiçado, jogado como brinquedo velho no fundo do baú. Com certeza, não é o que você gostaria que ela fosse, certo? Então, vamos caprichar mais um pouco porque, em geral, as Salas de Imprensa não têm cumprido efetivamente o seu papel. Já está na hora de imprimir a elas um novo conceito.
Wilson da Costa Bueno, Diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa, consultoria na área de Comunicação Corporativa/ Jornalismo Especializado.