Como sensibilizar os gestores da sua empresa para a importância de elaborar uma Política de Comunicação

A experiência acumulada, ao longo do tempo, na elaboração e implementação de Políticas de Comunicação em organizações brasileiras, nos permite concluir que essa condição só se efetiva quando a alta administração está realmente convencida da importância deste instrumento estratégico de gestão.
Geralmente, a decisão de construir uma Política de Comunicação surge no momento em que uma organização elabora o seu planejamento estratégico para um determinado período. Ela é reforçada, também, pela consciência da importância de se contemplar, de uma vez por todas, a comunicação como processo estratégico, o que, a nosso ver, só ocorre quando ela está respaldada em um Política de Comunicação, com diretrizes, ações, estratégias e produtos adequadamente definidos.
Em muitos casos, esta consciência tem sido, no caso brasileiro, despertada por dois fatores principais: a) a ocorrência de uma crise com impacto na imagem/reputação da organização; b) a existência de organizações similares/concorrentes que já elaboraram uma Política de Comunicação e que têm exibido bons resultados com a sua aplicação.
A área profissionalizada de comunicação de uma organização (gerência, assessoria, departamento, diretoria) tem um papel importante neste processo porque ela pode contribuir, decisivamente, para que a alta administração resolva tomar a iniciativa de elaborar uma Política de Comunicação.
É recomendável que a área de comunicação proponha um debate interno sobre o tema e que cogite, inclusive, a programação de um evento (uma palestra, por exemplo a ser ministrada por um especialista), com a participação de gestores e profissionais da organização.
Evidentemente, será importante que o palestrante tenha experiência na condução desse processo e já o tenha realizado para algumas organizações. Esta apresentação e debate interno não apenas poderão destacar o que significa, na prática, uma Política de Comunicação, os benefícios obtidos com a sua elaboração e implementação, mas também detalhar as etapas a serem cumpridas, a dinâmica para a sua realização e apresentar cases de sucesso nesta área.
Além disso, o especialista poderá indicar as vantagens de realizar esse processo internamente ou com a parceria de uma consultoria/assessoria especializada, dar informações precisas sobre o tempo de execução deste projeto e até o seu custo, se a decisão for recorrer a uma agência externa.
Na prática, o processo de construção e implementação de uma Política de Comunicação pode incluir 3 momentos: a) sensibilização da alta administração para a importância de desenvolver este processo, motivo deste post; b) decisão de realizar este processo internamente ou com a ajuda de uma consultoria externa e c) colocar em execução este processo, ou seja, elaborar e implementar uma Política de Comunicação.
No caso de a decisão ser tomada no sentido da realização do processo internamente, talvez seja útil contar, pelo menos, com a participação de um especialista, que já conduziu esse processo em outras organizações, para a capacitação da equipe interna que vai elaborar a Política de Comunicação e implementá-la posteriormente.
A Comtexto Comunicação e Pesquisa está capacitada a realizar estas três etapas: ministrar uma palestra para a sensibilização da alta administração, instruir a equipe interna para a execução deste projeto e atuar como consultoria para o processo integral de elaboração e implementação da Política de Comunicação.
Se sua organização deseja percorrer qualquer uma destas etapas, contate-nos pelo e-mail professor@comtexto.com.br ou pelo WhatsApp (11) 95340-6948 para maiores informações, inclusive orçamento e detalhes sobre a sua realização.
As organizações modernas devem dispor deste instrumento estratégico de gestão porque ele é fundamental para o planejamento de ações, estratégias e produtos de comunicação. Conhecer as iniciativas já desenvolvidas por outras organizações pode ser, também, uma boa iniciativa.
A Comtexto Comunicação e Pesquisa, que já desenvolveu este processo, para uma dezena e meia de organizações está capacitada e disposta a concretizar esta parceria.
Que tal elaborar e implementar a Política de Comunicação para sua organização em 2025? Vamos nessa?
Wilson da Costa Bueno, Diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa, consultoria na área de Comunicação Corporativa/ Jornalismo Especializado.