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Política de Comunicação Institucional: O protagonismo dos Institutos Federais

Imagem de Clker-Free-Vector-Images por Pixabay

Nos últimos anos, inúmeras organizações e empresas despertaram para a necessidade de sistematizar princípios, ações projetos e produtos que orientem a implementação de sua proposta de comunicação, constituindo o que se denomina de Política de Comunicação Institucional. Ela se consolida, geralmente, a partir de um documento básico que incorpora estas diretrizes e pela implementação de um Plano abrangente com ações a curto, médio e longo prazos.

No Brasil, algumas dezenas de instituições já elaboraram a sua Política de Comunicação, merecendo destaque sobretudo as que integram a área pública, dentre as quais os Institutos Federais, as universidades, fundações e mesmo empresas. Na área privada, o processo de produção de uma Política de Comunicação é raro, mas, provavelmente, tenderá a ganhar corpo nos próximos anos, tendo em vista o incremento da complexidade da comunicação institucional.

Em geral, a Política de Comunicação Institucional obedece a dois modelos básicos:  o primeiro deles apenas reúne princípios gerais sobre a comunicação da organização e enumera as atividades e funções desenvolvidas pelas várias instâncias que compõem a sua estrutura profissionalizada. O modelo mais praticado, no entanto, assume uma perspectiva mais ampla, com a definição de diretrizes, projetos, produtos, ações e estratégias que estão associados a temas específicos da comunicação institucional. Assim, o documento traz, invariavelmente, capítulos que focam o relacionamento com a mídia, a gestão das mídias sociais, a comunicação em situações de crise, a gestão da marca institucional, o planejamento e a realização de eventos, a comunicação da acessibilidade, para a promoção da diversidade e inclusão, dentre muitos outros.

Os Institutos Federais têm se destacado não apenas por representarem o segmento que mais elaborou Políticas de Comunicação em nosso país como pela abrangência e o pioneirismo de inúmeras iniciativas.

Na prática, os documentos de Política de Comunicação nos Institutos Federais, em sua maioria, foram produzidos com o apoio de uma consultoria externa, com experiência na coordenação desses processos de elaboração (www.comtexto.com.br), mas há também iniciativas exitosas que foram empreendidas internamente, com a liderança da área de comunicação.

Listamos abaixo alguns dos Institutos Federais que já dispõem de uma Política de Comunicação, indicando os links para que os documentos da Política possam ser acessados pelos interessados:

IFB. Política de Comunicação do IFB. 2021.

IFBA. Política de Comunicação. 2024. 

IFES. Política de Comunicação do IFES. 2016. 

IFF. Política de Comunicação. 2016. 

IF Goiano. Política de Comunicação do IF Goiano. 2021. 

IFNMG. Política de Comunicação do IFNMG. 2021. A sua versão em audiolivro pode ser consultada pelo neste link. Acesso em 20/01/2024.

IFPE. Política de Comunicação do IFPE. 2019. em 01/02/2024.

IFPR. Política de Comunicação IFPR. 2019. 

IFRJ. Política de Comunicação do IFRJ. 2021. 

IFRS. Política de Comunicação do IFRS. 2015.    

IFSC. Política de Comunicação do IFSC. 2ª ed. 2022. 

Observação: Imagem de Clker-Free-Vector-Images por Pixabay

Wilson da Costa Bueno, Diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa, consultoria na área de Comunicação Corporativa/ Jornalismo Especializado.