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Se sua empresa ainda não dispõe de uma Política de Comunicação, é melhor correr logo com isso!

A maioria das empresas e organizações passa boa parte do tempo proclamando que sua comunicação é integrada e estratégica, mas ainda repete que a comunicação organizacional é uma ferramenta (é um processo, gente, nada de ferramenta!) e não sabe, ao menos, listar os seus públicos estratégicos.

Na verdade, para a quase totalidade delas, a comunicação não é contemplada com um planejamento de verdade, não existe sistema de avaliação das ações, produtos e estratégias de comunicação e, em muitos casos, a estrutura profissionalizada de comunicação não tem autonomia, não é protagonista, apenas cumpre um conjunto significativo de tarefas. Isso significa que a comunicação, nestas empresas, assume uma perspectiva essencialmente operacional.

O mais importante de tudo isso é que a maioria das empresas e organizações brasileiras nem pensa em construir uma Política de Comunicação. Não se trata daquela “política de comunicação” que só está na cabeça e no discurso do diretor de comunicação e que não foi debatida, nem consensuada com os públicos estratégicos.

Política de Comunicação é um documento estratégico de gestão e reúne um conjunto de posturas, diretrizes, estratégias e produtos que definem e orientam o relacionamento de uma empresa com os seus públicos estratégicos. Ela é fruto de um processo de construção coletiva, de diálogo, de modo a ser assumida, quando elaborada, como um compromisso por todos os seus públicos.

Algumas empresas e organizações já dispõem de uma Política de Comunicação e é preciso admitir que elas, com isso, atingiram um novo patamar, se comparadas com aquelas que não construíram este instrumento ou nem sabem que ele deveria existir.

Para descobrir quais  empresas, organizações ou instituições contam com uma Política de Comunicação: basta consultar, com essa palavra-chave (política de comunicação), um sistema competente de busca (o Google, por exemplo). Mas podemos adiantar que não são muitas. É comum encontrar este instrumento em algumas universidades, institutos federais, institutos e empresas de pesquisa, quase sempre na área pública (o setor privado praticamente o ignora), que já venceram este desafio e se beneficiam disso.

Sem uma Política de Comunicação, uma empresa ou organização caminha de olhos fechados, tentando acertar no escuro, dando, como diz o ditado, “tiro para todo lado”, e errando quase sempre, porque, numa sociedade complexa, plural, globalizada e intensamente conectada, não se pode planejar e executar a comunicação a partir de meras impressões.

A Política de Comunicação não representa uma mera proposta que se reduz a determinadas normas ou posturas. Ela, como resultado do seu próprio processo de elaboração, responde as dúvidas essenciais a respeito da boa gestão da comunicação em uma organização e está atenta a um conjunto básico de aspectos a serem levados em conta num planejamento de comunicação. A Política de não está na cabeça de uma pessoa ou de algumas pessoas, mas ela está devidamente escrita, documentada, de modo a ser acessível e aplicada por todos os públicos internos.

Se uma empresa ou organização não tem uma Política de Comunicação com esse perfil, então ela realmente não tem uma Política de Comunicação, apenas um arremedo dela.

Está na hora de o universo da comunicação organizacional abrir os olhos para esta realidade e arregaçar as mangas porque só, desta forma, poderemos garantir que a comunicação em nosso país estará efetivamente autorizada a se proclamar estratégica e integrada.

Há muitos desafios a vencer e, por isso, vale a pena conversar com empresas e organizações que já cumpriram esta etapa. Pode ser importante bater um papo mais aprofundado com quem liderou estes processos nas empresas e descobrir as vantagens de ter uma Política de Comunicação consensuada internamente. Se você, colega do LinkedIn quiser conversar sobre isso, fique à vontade. Deixo aqui o meu e-mail (professor@comtexto.com.br) e fico à disposição para contato, se sua empresa julgar que chegou a hora de elaborar uma Política de Comunicação. Tenho atuado como consultor de várias organizações e empresas na construção de Políticas de Comunicação e poderei indicar para você todos os trabalhos realizados neste sentido. Só não podemos permanecer nesta modorrenta zona de conforto, esperando que as coisas aconteçam. As empresas que dispõem de uma Política de Comunicação descobriram uma vacina que as protege das improvisações e do insucesso. Assim como na Covid-19, quem não toma vacina está sempre mais exposto. A Política de Comunicação contribui para aumentar a imunidade e proteger as empresas dos vírus institucionais. Ela oxigena a comunicação e cria anticorpos contra as crises. E, o que é melhor, para que ela funcione bem, basta uma boa dose de diálogo e cidadania!

Wilson da Costa Bueno, Diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa, consultoria na área de Comunicação Corporativa/ Jornalismo Especializado.