Site Comtexto Comunicação e Pesquisa
 
 
Quem Somos   |   O que fazemos
 
 
Ano 1 – No 10 – Julho 2019
Pensando a Comunicação fora da Caixa
 
Fala, professor!
  A divulgação da pesquisa científica depende
da capacitação e do compromisso das fontes

Os exemplos emblemáticos de empresas, institutos, universidades e fundações com reconhecida competência na divulgação das pesquisas que realizam são raros. É imperioso destacar, por exemplo, a Embrapa, a Fiocruz, as universidades estaduais paulistas e muitos programas de pós-graduação, que, pelo empenho de seus pesquisadores, com o apoio de estruturas profissionalizadas de comunicação, conseguem dar ampla visibilidade aos projetos de investigação.
A realidade brasileira, no entanto, está muito longe disso. A maioria dos centros produtores de conhecimento não consegue (muitos talvez não estejam mesmo interessados) dar visibilidade às suas pesquisas de modo que sejam acessadas e conhecidas por segmentos representativos da sociedade civil.

Leia mais
 
Você Sabia?
 
  O INCT Comunicação Pública da Ciência contribui para a democratização do conhecimento

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, o INCT-CPCT constitui uma importante rede de grupos de pesquisa, com mais de uma centena de investigadores e estudantes de diversas universidades e instituições científicas de todas as regiões brasileiras e de diversos países.
“A rede tem como objetivo investigar, desenvolver, utilizar e testar um conjunto de metodologias, instrumentos e ações relacionadas com a comunicação pública da C&T, que contribuam para a melhoria das atividades de popularização de ciência e tecnologia e de educação científica, além de fornecer subsídios para o aprimoramento de políticas públicas no setor. Outro eixo de atuação do INCT-CPCT também é a formação, visando a qualificação de recursos humanos para atuar na pesquisa nessa área e em atividades de divulgação científica.”
O INCT- CPCT tem como coordenadores a Profa. Dra. Luisa Medeiros Massarani (Fundação Oswaldo Cruz-Fiocruz/Rio de Janeiro) e o Prof. Dr. Ildeu de Castro Moreira (Universidade Federal do Rio de Janeiro), presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Saiba mais
 
Virtual, digital e remoto não são palavras sinônimas.
Saiba a diferença entre elas no podscast da Rádio USP

Mesmo em uma análise ligeira de publicações, portais, blogs e mesmo de artigos em revistas especializadas, fica evidente a confusão que se estabelece no uso de determinados termos que frequentam o discurso contemporâneo em comunicação e novas tecnologias. Este é o caso das palavras virtual, digital e remoto que, muitas vezes, são assumidas como sinônimas, o que verdadeiramente não acontece.
O prof. Luli Radfahrer, da Escola de Comunicações e Artes da USP, na coluna Datacracia, veiculada em podcast pela Rádio USP, explica as distinções entre estes termos e alerta para os riscos de não conhecê-los com a devida precisão. Segundo eles, pessoas mal-intencionadas manipulam estas palavras e, com isso, conseguem ludibriar os consumidores. Vale a pena conferir e aprender de uma vez o que esses termos significam. Nem tudo que é digital é virtual e remoto é mesmo outra coisa. É isso aí, colega: vivendo e aprendendo.

Saiba mais
 
O investimento de publicidade em mídia digital
atingiu um terço do total no Brasil em 2018

Como podemos facilmente observar, o investimento da publicidade no Brasil no meio digital vem crescendo gradativamente e, no ano passado, já representou um terço do total dos investimentos nessa área, com um faturamento de mais de 16 bilhões de reais. Essa é a conclusão da pesquisa Digital AdSpend 2019, do Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), que congrega os principais representantes deste mercado, incluindo empresas de tecnologia, agências, anunciantes e veículos.
A pesquisa, que contou com a participação das 70 maiores empresas do setor, revelou também que a maior porcentagem do investimento digital está associada aos vídeos (38%), superior à observada para as mídias sociais (34%).
Apesar do incremento crescente do investimento da publicidade no meio digital, ainda estamos distantes da realidade de outros países, como os EUA (com quase 40%) e do Reino Unido (que supera os 50%).
É interessante notar, como explica Ana Moisés, presidente do IAB Brasil, que o investimento vem aumentando mesmo com crise econômica, o que confirma a guinada dos anunciantes em direção ao meio digital. Essa afirmação tem o respaldo dos especialistas do setor que admitem que a participação do meio digital nos investimentos em publicidade deverá ser ainda mais significativo no futuro. É esperar para conferir.

Saiba mais
 
Comtexto Comunicação e Pesquisa em ação

Avaliação de canais de relacionamento:
uma necessidade estratégica e permanente

 

A Comtexto Comunicação e Pesquisa está capacitada para desenvolver projetos voltados para a comunicação corporativa, com destaque especial a diagnósticos de comunicação interna e externa, como, por exemplo, a pesquisa e análise de canais de relacionamento (house-organs, intranet, newsletter, portais e blogs e mídias sociais).
É fundamental que as empresas e organizações de maneira geral avaliem periodicamente os seus canais, buscando alinhá-los com as demandas e expectativas de seus públicos estratégicos.
Quaisquer informações a este respeito, acessar a Comtexto Comunicação e Pesquisa pelo e-mail do seu diretor professor@comtexto.com.br

 

Saiba mais
 

 

  

Portal Comunicação a Distância dará desconto
em dois cursos por mês a partir de agosto

 

A partir de agosto de 2019, o Portal Comunicação a Distância (www.comunicacaoadistancia.com.br) estará realizando uma promoção que contemplará, mensalmente, desconto significativo (30%) na inscrição de dois de seus cursos, um em cada área de atuação (Comunicação Organizacional e Jornalismo Especializado). Para o primeiro mês desta promoção (agosto), os cursos oferecidos com desconto serão os de Comunicação, Jornalismo e Meio Ambiente e Auditoria de Imagem. Para desfrutar deste desconto, os interessados deverão aplicar, no momento da inscrição em um destes cursos, o cupom promomensal.

 

Saiba mais
 
Clicando e aprendendo
 
  Revista Alterjor (CJE-USP):
o jornalismo popular e alternativo em pauta

O Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA/USp) edita, há 10 anos, A revista Alterjor, uma publicação semestral do Grupo de Pesquisas Alterjor (ECA/USP), que tem como foco o jornalismo popular e alternativo. Segundo a revista, “o primeiro termo se define pelas práticas jornalísticas realizadas em organizações do movimento social e popular, incluindo o chamado Terceiro Setor, que tenham, como objetivos centrais, o fortalecimento institucional de tais organizações e a socialização de temáticas que envolvam a defesa da cidadania e que defendam o protagonismo de segmentos sociais não hegemônicos. Já o jornalismo alternativo se conduz pelas experiências de jornalismo nas diversas mídias que tenham, como objetivo central, fomentar o debate público sobre as mesmas temáticas delimitadas na definição de jornalismo popular.”
A revista aceita colaborações de trabalhos originais e inéditos, de autoria individual ou coletiva, sob a forma de dossiê, artigo, ensaio, resenha, entrevista ou reportagem.

Leia...
 
Conheça a Aberje, referência na
Comunicação Empresarial brasileira

A Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, fundada há mais de 50 anos, é “uma organização profissional sem fins lucrativos que tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação. Ela desenvolve pesquisas, estudos estratégicos e publicações para a Comunicação, oferece cursos e eventos de capacitação, promove trocas de conhecimentos entre os associados e reconhece as melhores práticas e profissionais da área.”
Ela promove uma premiação anual para estratégias e publicações desenvolvidas por empresas da área e edita livros que cobrem temas variados da Comunicação Empresarial. Em seu portal, traz artigos, trabalhos, pesquisas, vídeos e amplo material de interesse para profissionais, professores e estudantes.

Leia...
 
Fiocruz lança página de produção audiovisual
no Portal: um acervo valioso em saúde pública

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), referência nacional e internacional na área da saúde, passou a disponibilizar o seu acervo de criação audiovisual em uma página de “produção audiovisual” no portal da Fundação. Esse acervo reúne documentários, programas de debate, entrevistas, reportagens, filmes educativos, animações que abordam, prioritariamente, a temática da saúde pública. O projeto foi criado e desenvolvido pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz).
“Com a nova página, espectadores podem navegar pelo acervo audiovisual da Fundação fazendo buscas por temas, e refinando-as a partir de critérios como “tipo de vídeo”, “doença” ou “canal”. Assim, o internauta que fizer uma busca pela palavra “zika” vai encontrar 150 produções, de variados formatos e abordagens. Pode assistir, por exemplo, à edição do “Ligados em Saúde”, programa do Canal Saúde, que em 2015, no auge da epidemia, foi inteiramente voltado a esmiuçar aspectos da doença e sua relação com a microcefalia. Vídeos curtos com especialistas desmentindo boatos sobre o vírus. Ou registros de um workshop internacional e de outros eventos científicos dedicados ao tema.”

Leia...
 
 
Expediente
 

Pensando a Comunicação fora da caixa é uma newsletter da Comtexto Comunicação e Pesquisa, empresa de consultoria nas áreas de Comunicação Organizacional/Empresarial e Jornalismo Especializado.
Editor: Wilson da Costa Bueno 
E-mail para contato: wilson@comtexto.com.br

As informações podem ser reproduzidas livremente, mas solicita-se que, caso isso ocorra, a fonte seja citada.
 
Curta nossa Fanpage   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Twitter   Veja nosso canal no Youtube
 
 
© 2019, Comtexto - Comunicação e Pesquisa. Todos os direitos reservados
 
 
Desenvolvimento e envio por AMS Public - Sites e Sistemas para Internet