Site Comtexto Comunicação e Pesquisa
 
 
Quem Somos   |   O que fazemos
 
 
Ano 1 – No 11 – Agosto 2019
Pensando a Comunicação fora da Caixa
 
Fala, professor!
  Os jornalistas e o conflito de interesses:
o buraco é mais em cima. Ou não?

Os episódios recentes que culminaram na demissão de Mauro Naves (Globo News) e a saída “voluntária” de Dony De Nuccio, quando sentiu que poderia (ou iria) ter o mesmo fim, colocaram novamente a ética jornalística em questão.
Um profissional de imprensa pode ou não pode ter relações comerciais que interferem no seu trabalho, ameaçando ou fazendo emergir suspeitas a respeito da sua integridade ou imparcialidade?
O jornalista deve obedecer ao Código de ética de sua profissão que, no capítulo 2, Artigo 7º, VI, diz textualmente que ele não pode “ realizar cobertura jornalística para o meio de comunicação em que trabalha sobre organizações públicas, privadas ou não-governamentais, da qual seja assessor, empregado, prestador de serviço ou proprietário, nem utilizar o referido veículo para defender os interesses dessas instituições ou de autoridades a elas relacionadas”. Dony terá desobedecido o código profissional?

Leia mais
 
Você Sabia?
 
  Pera aí, Facebook! Ler nossos pensamentos já é demais!

Todos nós sempre soubemos que as gigantes da tecnologia (Facebook, Google, Microsoft e outras menos votadas) nos espreitam o tempo todo, acompanhando todos os nossos passos com objetivo de encaminhar anúncios, ofertas de produtos e, infelizmente, em muitos casos, para vender os nossos contatos. Só uma pessoa muito ingênua ignora esse fato e sai por aí clicando em qualquer coisa, curiosa para ver como seria sua cara no passado e no futuro, sem se dar conta de que não existe almoço grátis e que alguém está levando algo em troca: a sua privacidade.
Simples assim, mas parece que o futuro nos revela desafios ainda maiores. O Facebook andou anunciando que pretende fazer testes e experimentos para ler até os nossos pensamentos. Como chegaria a isso? Buscando “ajudar” as pessoas a controlar dispositivos digitais com o pensamento, o que, na prática, significa que a empresa acessaria “dados” que estão nos nossos cérebros (!!!).
Você pode estar pensando que isso é loucura, inimaginável, mas os especialistas lembram que o reconhecimento facial dos amigos (é legal, não é, quando a gente coloca a foto de uma pessoa querida em um post e o Face a identifica?) é também utilizado em ações de espionagem e para vigilância (nem sempre para o bem, certo?).
Estudiosos da área estão preocupados com esta intenção (que não é só do Facebook, porque outras empresas e a CIA também trabalham neste sentido) porque não há qualquer regulamentação a este respeito e, sem que a gente saiba, e principalmente sem que a gente queira, um dia vão vasculhar os nossos cérebros para descobrir o que estamos pensando e o que pretendemos fazer na nossa vida. Não está certo (você autorizaria?) que comercializem impunemente os nossos pensamentos porque os nossos neurônios não são commodities.
Não duvide destas empresas. Se elas já estão pensando nessas coisas e têm muito dinheiro para investir, quem garante que não vão lograr o seu objetivo?

Saiba mais
 
Universidades federais lançam plataforma de divulgação científica

Que bom! Em época de notícias nada agradáveis nas áreas da política, da educação, do meio ambiente ou da saúde, nada como comemorar uma iniciativa importante e cidadã das universidades federais sediadas em São Paulo (Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal de São Carlos e Universidade Federal do ABC): elas lançaram uma plataforma de divulgação científica para oferecer à sociedade, em linguagem acessível e em distintos formatos (vídeo, áudio, texto, imagens, infográficos), informações relevantes sobre as investigações que estão sendo realizadas pelos seus pesquisadores.
Segundo elas, ““a produção do conhecimento é o grande motor da evolução da sociedade. E a universidade pública é o principal espaço onde esse conhecimento é gerado, a partir de pesquisas científicas altamente qualificadas. Ou seja, sem universidade pública, a produção do conhecimento se perde e, consequentemente, a sociedade não evolui”.
A primeira divulgação nesta plataforma, ocorrida no dia 24 de julho último, abordou pesquisas que transformam o diagnóstico, o tratamento e o pós-tratamento de pacientes com câncer.
É fundamental saudar esta iniciativa. Quando a educação pública de qualidade e a divulgação científica estabelecem parcerias, como nesse caso, a sociedade, o país e a ciência saem lucrando. Viva, viva!

Saiba mais
 
Estude na USP, sem sair de casa!

Talvez você não saiba, mas a USP – Universidade de São Paulo não oferece apenas cursos presenciais em suas unidades, mas, a partir de inúmeros portais, dão a chance para interessados do Brasil e do mundo de acessar conteúdos e cursos e até conseguirem certificados, programando os seus horários de dedicação aos estudos.
A USP tem portais próprios, como o e-Aulas e o Canal da USP, bastante acessado no YouTube, mas seus alunos e professores também trabalham com alunos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e de outras instituições, como, por exemplo, o Coursera.
Se você é adepto do aprendizado permanente, não perca tempo. Há muitas aulas, disciplinas e cursos disponíveis em inúmeras áreas do conhecimento.

Leia
 
Comtexto Comunicação e Pesquisa em ação

Política de Comunicação da Unemat

 

A Comtexto Comunicação e Pesquisa foi a empresa de consultoria contratada para elaboração da Política de Comunicação da Unemat - Universidade Estadual de Mato Grosso, sediada em Cáceres (MT), atividade que se iniciará em setembro próximo.
A Comtexto Comunicação e Pesquisa é, certamente, a empresa de consultoria que mais desenvolveu trabalhos com este objetivo em nosso país, com destaque os realizados para Universidades (estaduais e federais), Institutos Federais e empresas públicas.
Caso sua empresa ou organização tenha interesse em elaborar a sua Política de Comunicação, fique à vontade para contatar-nos pelo e-mail professor@comtexto.com.br.

 

Saiba mais
 

 

  

Conheça o nosso portal e as nossas mídias sociais

 

A Comtexto Comunicação e Pesquisa está presente nas mídias sociais, incluindo o Twitter, o Facebook, Instagram e LinKedIn e dispõe de um portal (www.comtexto.com.br) que traz informações sobre a sua área de atuação. Ela responde também por uma série de cursos livres a distância em Comunicação Organizacional e Jornalismo Especializado, disponíveis no portal Comunicação a Distância (www.comunicacaoadistancia.com.br).

 

Saiba mais
 
Clicando e aprendendo
 
  Saúde com lupa: defenda-se das fake news

O noticiário sobre saúde nem sempre é confiável, muito pelo contrário, porque interesses de toda ordem buscam confundir os cidadãos, na maioria das vezes para garantir ganhos vultosos para laboratórios farmacêuticos e para inúmeros picaretas de plantão, adeptos de faltas terapias alternativas. Além disso, há teorias da conspiração que contribuem para assustar as pessoas, como no caso da campanha contra a vacinação, com prejuízos incalculáveis e riscos formidáveis para a saúde de todos nós.
Neste sentido, vale a pena registrar o lançamento da plataforma Saúde com lupa (Saludconlupa), em espanhol, sob a responsabilidade de Fabiola Torres Lopes. Você pode consultar a descrição desta plataforma clicando no link Leia abaixo e visitá-la diretamente em https://saludconlupa.com/.

Leia...
 
Revista Chasqui , referência na América Latina e Caribe

A revista Chasqui é um periódico científico de comunicação, referência em toda a América Latina e Caribe, e que regularmente tem a contribuição de professores e pesquisadores brasileiros. Ela foi fundada em 1972, ficou suspensa por alguns poucos anos, mas desde 1981 é publicada sem interrupção, prestando uma contribuição valiosa para o pensamento latino-americano. É editada quadrimestralmente pelo CIESPAL – Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para a América Latina, com sede em Quito, no Equador.
A última edição, número 140, de 2019, tem como foco a Comunicação Comunitária e traz artigos variados, três deles de autoria de pesquisadores brasileiros, uma leitura indispensável para quem se interessa por este tema abrangente.
Se visitar a revista (veja link abaixo), clique também em Archivos e confira os temas das edições anteriores. Imperdível.

Leia...
 
São Paulo recebe Congresso de Jornalismo e Educação

A cidade de São Paulo sediará, de 19 a 20 de agosto, o 3º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, que inclui debates e oficinas práticas sobre os desafios do jornalismo de educação na era da desinformação. Os interessados podem, após a inscrição, optar por escolher alternativas dentro da programação bastante diversificada oferecida neste evento, que será realizado no Colégio Rio Branco, , na Avenida Higienópolis, 996.

Leia...
 
 
Expediente
 

Pensando a Comunicação fora da caixa é uma newsletter da Comtexto Comunicação e Pesquisa, empresa de consultoria nas áreas de Comunicação Organizacional/Empresarial e Jornalismo Especializado.
Editor: Wilson da Costa Bueno 
E-mail para contato: wilson@comtexto.com.br

As informações podem ser reproduzidas livremente, mas solicita-se que, caso isso ocorra, a fonte seja citada.
 
Curta nossa Fanpage   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Twitter   Veja nosso canal no Youtube
 
 
© 2019, Comtexto - Comunicação e Pesquisa. Todos os direitos reservados
 
 
Desenvolvimento e envio por AMS Public - Sites e Sistemas para Internet