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Ano 1 – No 18 – Novembro 2019
Pensando a Comunicação fora da Caixa
 
Fala, professor!
  A intranet não pode se resumir a um depósito de comunicados

A intranet, presente em um número significativo de empresas e organizações, tem se consolidado, efetivamente, como um importante canal de comunicação com os públicos internos, ainda que, em muitos casos, seja concebida de forma inadequada.
Na verdade, equívocos observados em seu planejamento e elaboração a reduzem a um mero depósito de comunicados, normas, atos legais e administrativos, negando a sua essência como canal de comunicação.
A intranet precisa ser assumida como uma instância de comunicação que estimula e favorece a interação com os públicos internos e dos públicos internos entre si, e não, como um mural eletrônico carregado de informações destinadas apenas a atender o fluxo comunicacional descendente.

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Você Sabia?
 
  Câmara de Deputados elabora Política de Comunicação

Seguindo o exemplo de inúmeras empresas e instituições públicas, a Câmara de Deputados está, neste momento, elaborando a sua Política de Comunicação, promovendo consulta pública aos cidadãos e buscando subsídios junto a estudiosos da área.
A primeira versão, já redigida, define princípios, objetivos e diretrizes gerais e explicita públicos e canais, deixando claro que “A Câmara dos Deputados deve se comunicar com todos os cidadãos brasileiros, que têm o direito de acesso ao Poder Legislativo.” (Artigo 5º). Diferentemente, porém, de outras Políticas de Comunicação não incorpora diretrizes específicas sobre aspectos relevantes da comunicação institucional, como o relacionamento com a mídia, a gestão da comunicação em situações de crise, a presença e gestão da comunicação com as mídias sociais etc. Há que se saudar, no entanto, a iniciativa e indagar se, na prática, os parlamentares irão efetivamente cumpri-la.

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Conheça os jornais centenários do Brasil, relevantes “lugares de memória”

O Brasil tem mais de duas dezenas de jornais centenários que, pela dedicação de seus fundadores e descendentes, têm prestado grande contribuição ao debate de temas atuais e relevantes, constituindo-se em fontes fundamentais para o registro da história de empresas, instituições e comunidades. Segundo a ANJ – Associação Nacional de Jornais, esse número já foi maior (são 26 atualmente, mas eram 31 há pouco mais dois anos), mas, por diversas razões (a crise econômica e as mudanças no mercado da comunicação, por exemplo), alguns deixaram de circular. Há periódicos que abandonaram sua publicação impressa e agora mantêm apenas a sua versão digital.
É importante recuperar a pesquisa realizada pela profa. Hérica Lene, cujos dados foram apresentados no Encontro Nacional sobre História da Mídia, que não apenas listou e descreveu os jornais centenários, mas reforçou a sua importância como “lugares de memória”.
O jornal mais antigo em circulação no Brasil é o Diário de Pernambuco, de Recife, fundado em 7 de novembro de 1825, vindo a seguir, pela ordem, O Mossoroense, de Mossoró/RN, (17/10/1872), que, desde 2015, só tem edição digital; O Estado de S. Paulo (01/01/1875); O Fluminense, de Niterói/RJ (08/05/1878) e o Tribuna do Norte, de Pindamonhangaba/SP (11/06/1882). O mais novo jornal a integrar o “time dos centenários” foi o Jornal do Commercio/RJ, que completou 100 anos no dia 3 de abril último.

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Mudanças climáticas afetam (e muito) a saúde das nossas crianças

As crianças, em todo o mundo, já estão sofrendo o impacto das mudanças climáticas, sobretudo porque o seu sistema imunológico está ainda em desenvolvimento e, com isso, se tornam mais vulneráveis a doenças.
Estudo publicado pela revista científica The Lancet, que contou inclusive com a participação de pesquisadores brasileiros, relaciona uma série de doenças que têm sua incidência agravada pelas mudanças do clima. No Brasil, segundo o estudo, “as mudanças climáticas tornam o ambiente mais propício para a proliferação da dengue e de outras doenças infecciosas, que afetam mais as crianças.” A alteração do clima afeta também a produtividade agricultura, com impacto na alimentação, contribui para o aumento da poluição, bem como para a incidência maior de desastres provocados por enchentes, tufões e ondas fortíssimas de calor. O estudo conclui que “que uma criança nascida hoje terá prejuízos ao longo de toda a vida caso o ritmo de emissão de carbono continue nos níveis atuais.”

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Comtexto Comunicação e Pesquisa em ação

Auditoria de imagem na mídia: o pioneirismo da Comtexto

 

A Comtexto Comunicação e Pesquisa foi pioneira no Brasil na elaboração e produção de projetos de auditoria de imagem na mídia, com os primeiros trabalhos realizados já no primeiro ano da existência desta consultoria, em 1982. Ela desenvolveu projetos para inúmeras empresas e organizações, como Avon, Natura, Sadia, Gerdau, Sky, Dieese, Unimed Amparo, dentre outras. Tem prestado assessoria na elaboração destes projetos e, como diferencial, capacita os próprios profissionais das empresas para a sua execução regular, garantindo autonomia a elas para o desenvolvimento deste trabalho. Quando necessário, estabelece também parcerias com agências para execução de projetos específicos, com metodologias diferenciadas, que contemplem, por exemplo, análises de presença e atuação nas mídias sociais.

 

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Cursos de capacitação em Comunicação Organizacional in company

 

A Comtexto Comunicação e Pesquisa oferece um conjunto significativo de cursos de capacitação in company nas áreas de Comunicação Organizacional, sob a responsabilidade de seu diretor, Wilson da Costa Bueno, prof. sênior da USP, com larga experiência na área e que já orientou, em programas de pós-graduação, mais de 120 dissertações e teses em Comunicação. Se sua empresa tiver interesse em cursos nesta área, consulte-nos pelo e-mail: professor@comtexto.com.br. Veja também os cursos a distância que a Comtexto oferece nas áreas de Comunicação Organizacional e Jornalismo Especializado, acessando o portal Comunicação a Distância (www.comunicacaoadistancia.com.br).

 

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Clicando e aprendendo
 
  Cásper Líbero disponibiliza livros de Comunicação para download gratuito

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Cásper Líbero, uma das mais tradicionais instituições educacionais brasileiras, oferece, gratuitamente, para download, um conjunto diversificado de obras na área da Comunicação.
Escritas por estudiosos e pesquisadores dessa instituição e de inúmeras universidades do País e do exterior, elas merecem consulta obrigatória pela sua contribuição valiosa ao ensino, ao estudo e à pesquisa.

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Observatório da Imprensa produz podcasts
sobre Jornalismo em parceria com a ESPM

O Observatório da Imprensa começou a publicar os episódios em podcasts (serão cinco no total) de uma série intitulada Cartas na Mesa – jornalismo em foco, uma parceria com o curso de jornalismo da ESPM. O primeiro destes episódios teve como tema “Desafios e oportunidades para maior governança ética do jornalismo brasileiro”” e os demais abordam têm focos também relevantes, a saber “Como a lógica do clique favorece a desinformação” (Ricardo Fotios – ESPM/UOL e Aline Sordili – ESPM/Rede Record); “O legado e o futuro do Projeto Comprova” (Daniel Bramatti – Abraji/Estadão e Sérgio Ludtke – Projor/Comprova), “Feedback acionável: como as redações podem e devem conversar com a audiência” (Antônio Rocha Filho – ESPM e Gabriela Terenzi – Infomoney) e “Desafios e oportunidades para maior diversidade no jornalismo brasileiro” (Paulo Talarico – Agência Mural e Nina Weingrill – Énois Conteúdo). Todos poderão ser acessados na página do Observatório da Imprensa e no Spotify.

Confira
 
Revista Galáxia da PUC/SP: referência importante em Comunicação

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC/SP edita a revista Galáxia, de enorme prestígio na área, com periodicidade quadrimestral, e que tem como “proposta editorial abrigar confluências e conexões disciplinares com o objetivo de (1) compreender a produção, a circulação e a recepção dos sentidos/signos comunicacionais; (2) demonstrar a variedade das pesquisas na área da Comunicação, em termos de discursos, as práticas sociais e condições de interação, tecnológicas ou não; e, (3) a partir do diálogo e do confronto de diferentes pontos de vista, firmar soluções metodológicas num campo do saber cujas bases teóricas e epistemológicas encontram-se em densa discussão. Ela aceita trabalhos originais e inéditos (de autoria individual ou coletiva) de doutorandos ou doutores, sob a forma de artigos científicos efetivamente ligados a pesquisas, bem como resenhas na área de Comunicação.”

Edição 42 (out/dez 2019)
 
 
Expediente
 

Pensando a Comunicação fora da caixa é uma newsletter da Comtexto Comunicação e Pesquisa, empresa de consultoria nas áreas de Comunicação Organizacional/Empresarial e Jornalismo Especializado.
Editor: Wilson da Costa Bueno 
E-mail para contato: wilson@comtexto.com.br

As informações podem ser reproduzidas livremente, mas solicita-se que, caso isso ocorra, a fonte seja citada.
 
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