Site Comtexto Comunicação e Pesquisa
 
 
Quem Somos   |   O que fazemos
 
 
Ano 1 – No 19 – Dezembro 2019
Pensando a Comunicação fora da Caixa
 
Fala, professor!
  Ataques à imprensa e o vírus perigoso do jornalismo chapa branca

A imprensa está sob fogo cruzado em todo o mundo (o exemplo de truculência do Trump com a mídia ganha adeptos em vários países) e principalmente no Brasil. Governantes e autoridades em geral, que não toleram a crítica e que gostariam de submeter a imprensa aos seus caprichos, buscam sufocá-la de todas as formas. Para obter o seu intento, proíbem que jornalistas de determinados veículos possam cobrir as coletivas oficiais, não permitem que grupos jornalísticos participem de licitações e, em casos extremos, ameaçam com represálias as empresas que anunciam em meios de comunicação tidos como adversários.
Como sabemos, nada disso funciona porque a sociedade civil está atenta a qualquer investida que ponha em risco a liberdade de expressão, restrinja o debate democrático de ideias e posições, direito inegociável e que figura na nossa Constituição. O Judiciário brasileiro já deu provas de que não pactua com esta postura autoritária no caso do The Intercept.

Leia mais
 
Você Sabia?
 
  Os estudantes brasileiros não entendem o que leem. Terrível!

Pode não ser novidade, mas toda vez que relatórios e pesquisas confirmam a baixa qualidade do ensino brasileiro, os cidadãos e organizações comprometidas com a educação ficam de cabelo em pé.
É isso que acaba de acontecer, com a divulgação do relatório do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, (Pisa, na sigla em inglês), confirmando que as notas dos brasileiros em leitura, matemática e ciência, no teste aplicado em 2018, estão distantes das obtidas por estudantes dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Mais de 43% dos alunos brasileiros tiveram desempenho inferior ao mínimo exigido (que lhes permite exercer plenamente a cidadania) nestas habilidades, merecendo destaque o resultado negativo na leitura e entendimento de textos, capacitação quase sempre assumida como menos complicada do que a competência em matemática e ciências.
Está na hora de fazer alguma coisa pela educação brasileira. Um país soberano e democrático não se constrói sem investimentos pesados e regulares em educação. Ignorar este fato é apostar contra o futuro.

Leia mais
 
Podcast de André Trigueiro destaca a importância das ONGs

Não são apenas os meios de comunicação que estão sob ataque em nosso país: as organizações não governamentais (ONGs) também não têm tido sossego porque, volta e meia, as autoridades as responsabilizam por ações que não cometeram, tentando esconder a sua própria incompetência debaixo do tapete.
É necessário reconhecer que há organizações que não merecem mesmo crédito, que estabelecem parcerias com governos corruptos e que estão mais focadas em obter recursos para seus dirigentes do que em cumprir a sua missão. É leviano, no entanto, generalizar, quando temos ONGs competentes, comprometidas com a cidadania, e que realizado um trabalho notável em todos os campos (saúde, direitos humanos, meio ambiente, por exemplo).
André Trigueiro, professor e jornalista, com uma trajetória profissional que merece o nosso reconhecimento, sobretudo na cobertura de questões ambientais, destaca em seu podcast a importância e a legitimidade das ONGs. Pela sua lucidez e espírito crítico, André Trigueiro merece ser lido e ouvido. Faça isso e vai ver que vale a pena.

Ouça o podcast
 
Brasileiros abusam do sal e comprometem a sua saúde

Todo mundo, e com certeza você também que nos lê, não ignora que o consumo de sal acima de determinado limite compromete a nossa saúde. Mas o brasileiro anda negligente, pouco informado, omisso, e consome sal demais, como indica pesquisa coordenada pela Fiocruz e recentemente divulgada, que analisou o sangue e a urina de cerca de 9 mil conterrâneos. Na verdade, os brasileiros consomem, em média, 9,34 gramas de sal por dia, o que significa quase o dobro do que é recomendado pela OMS – Organização Mundial de Saúde (5 gramas).
Os dados mostram que quase três quartos dos brasileiros têm consumo abusivo de sal (mais de 8 gramas por dia), maior entre os homens e pelos mais jovens, e que ameaça a saúde de todas as faixas etárias e níveis de escolaridade.
O Brasil precisa empreender uma campanha ampla e qualificada para chamar a atenção sobre os riscos do consumo excessivo de sal, sobretudo porque ele está associado a doenças renais e cardiovasculares, dentre muitas outras, que provocam um número significativo de mortes prematuras.

Dados da pesquisa
 
Comtexto Comunicação e Pesquisa em ação

Comtexto ministra curso de capacitação para comunicadores da Justiça

 

A Comtexto Comunicação e Pesquisa acaba de ministrar curso de capacitação para cerca de 30 comunicadores da Justiça sobre o tema “Comunicação com os públicos internos”, que abrangeu inúmeros aspectos relevantes da comunicação interna.
O professor Wilson da Costa Bueno foi o responsável pelo curso, que continua aberto para os demais interessados, no portal Comunicação a Distância (www.comunicacaoadistancia.com.br), assim como outros 7 cursos na área de Comunicação Organizacional e Jornalismo Especializado.

 

Saiba mais
 

 

AMS Public: parceira competente de várias décadas

 

Toda empresa precisa, para o desenvolvimento de seu trabalho, contar com parceiros dedicados e competentes e que, em geral, dão conta de áreas ou atividades especializadas. A Comtexto Comunicação e Pesquisa, há quase duas décadas, tem como aliada a AMS Public, uma agência especializada em mídia digital, situada na Grande Porto Alegre, e que presta serviços de web design, web marketing, e-commerce, e-mail marketing, divulgação em redes sociais e hospedagem. O portal da Comtexto (www.comtexto.com.br) e dos cursos a distância (www.comunicacaoadistancia.com.br) e, inclusive esta newsletter, têm o suporte fundamental da AMS, dos amigos Mauro e Adriana. Se tiver interesse, não deixe de acessar o site da agência em https://amspublic.com.br e de contatar a AMS.

 

Saiba mais
 
Clicando e aprendendo
 
  Publicidade Antirracista: livro da ECA para download gratuito

Acaba de ser lançado, e já está disponível para download gratuito, o livro Publicidade Antirracista: reflexões, caminhos e desafios, organizado pelos professores Francisco Leite e Leandro Leonardo Batista, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.
A sinopse da obra indica que se trata de “um convite à reflexão e um chamado urgente para o exercício de repensar os espaços publicitários brasileiros, da produção aos consumos, considerando, em seus fluxos, perspectivas e ações antirracistas, que colaborem para o enfrentamento e a superação do racismo nesses espaços, inscrevendo espelhamentos e transformações na sociedade. Com esse foco, Publicidade antirracista: reflexões, caminhos e desafios oferta e compartilha significativas contribuições interdisciplinares produzidas por olhares de pesquisadores brasileiros e profissionais do mercado da publicidade, que, ao analisarem o campo publicitário, apontam os desafios, sugerem modos, caminhos para compreender, promover e praticar oposição ao racismo e às suas manifestações deletérias a partir dos espaços de sentidos de comunicações de marcas. e imateriais que as ações publicitárias enredam e movimentam no cotidiano.”
Se tem interesse neste tema, atual e relevante, não deixe de baixar e ler. As férias estão chegando.

Download
 
Concurso premia reportagens sobre saúde na América Latina

Jornalistas que, durante este ano, produziram reportagens impressas, no rádio e na TV, sobre saúde podem candidatar-se ao Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde, promovido pelos Laboratórios Roche na América Latina e pela Fundação Gabriel García Márquez para um Novo Jornalismo Ibero-Americano (FNPI, em espanhol).
Os trabalhos devem ser inscritos até o dia 2 de abril de 2020 e podem contemplar uma das três categorias: jornalismo sonoro, jornalismo digital e cobertura diária. Eles devem cobrir um ou mais dos seguintes tópicos: acesso à saúde, doenças não transmissíveis, doenças raras ou órfãs, inovação nos cuidados da saúde, inovação nos sistemas de saúde, e regulação, reformas e políticas públicas.
Como informam os promotores do prêmio, “os vencedores de cada uma das três categorias do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde 2020 receberão um troféu, um certificado e um livro, podendo escolher entre uma bolsa com todos os gastos pagos para participar de um workshop da Fundação Gabo ou participar do Festival Gabo 2020, realizado em Medellín, na Colômbia. Um representante de cada trabalho finalista e um membro dos trabalhos vencedores de menções honrosas serão convidados com todos os gastos pagos ao Roche Press Day, um fórum anual de educação em jornalismo científico e de saúde e que em 2020 será realizado em Lima, no Peru.”

Informações adicionais
 
Conheça a revista Contracampo, da UFF

Como temos feito em cada número de “Pensando a Comunicação fora da Caixa”, indicamos aqui uma revista acadêmico-científica de comunicação de prestígio, que abre espaço para contribuição de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Nesta edição, apresentamos a revista Contracampo, publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, criada em 1997 e que tem “como missão contribuir para a reflexão crítica no campo de estudos de mídia, agindo como um espaço de circulação para pesquisa e pensamento científico.” Ela se destina ao público acadêmico, da área de Ciências Sociais Aplicadas, com ênfase sobre a Comunicação Social. Nesse sentido é aberta à participação de pesquisadores em todo o mundo ligados à área de Comunicação e assuntos relacionados, através da publicação de artigos, ensaios, resenhas e entrevistas, originais ou inéditos.”
A edição atual da Contracampo, de dezembro de 2019 a março de 2020, tem temáticas livres e aborda um número diversificado de assuntos, como ciberpublicidade, telejornalismo, mídias digitais e ativismo, alimentação e mídia, dentre outros

Site da revista
 
 
Expediente
 

Pensando a Comunicação fora da caixa é uma newsletter da Comtexto Comunicação e Pesquisa, empresa de consultoria nas áreas de Comunicação Organizacional/Empresarial e Jornalismo Especializado.
Editor: Wilson da Costa Bueno 
E-mail para contato: wilson@comtexto.com.br

As informações podem ser reproduzidas livremente, mas solicita-se que, caso isso ocorra, a fonte seja citada.
 
Curta nossa Fanpage   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Twitter   Veja nosso canal no Youtube
 
 
© 2019, Comtexto - Comunicação e Pesquisa. Todos os direitos reservados
 
 
Desenvolvimento e envio por AMS Public - Sites e Sistemas para Internet