Site Comtexto Comunicação e Pesquisa
 
 
Quem Somos   |   O que fazemos
 
 
Ano 1 – No 2 – Março 2019
Pensando a Comunicação fora da Caixa
 
Fala, professor!
  Comunicação, Governança Corporativa e Responsabilidade Social

O discurso empresarial costuma com muita rapidez incorporar novos termos e, muitas vezes por descuido ou má intenção, distorce o conceito a que eles se referem. Essa situação é recorrente na Comunicação Empresarial, onde expressões como Comunicação Estratégica, Comunicação Integrada e mesmo (ou sobretudo) Responsabilidade Social foram se descolando da realidade para, num determinado momento, dizer quase tudo e significar coisa alguma.

Leia mais
 
Você Sabia?
 
  Marielle Franco continua presente também na Academia

Pouca gente conhece a contribuição acadêmica de Marielle Franco e muitos inclusive nem imaginam que ela teve passagem exitosa por uma das mais prestigiadas universidades brasileiras. A vereadora, tragicamente assassinada há pouco mais de um ano, defendeu, em 2014, o seu mestrado na UFF- Universidade Federal Fluminense com o título UPP – A redução da favela a três letras: uma análise da política de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro. Na dissertação, Marielle demonstrava que as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPS), na prática, funcionavam apenas como maquiagem de políticas de segurança pública que, “pelo discurso da "insegurança social", legitimam o processo de repressão e controle dos pobres. “A marca mais emblemática deste quadro é o cerco militarista nas favelas e o processo crescente de encarceramento, no seu sentido mais amplo. As UPPs tornam-se uma política que fortalece o Estado Penal com o objetivo de conter os insatisfeitos ou "excluídos" do processo, formados por uma quantidade significativa de pobres, cada vez mais colocados nos guetos das cidades e nas prisões.” No link abaixo, você poderá acessar e conhecer a versão integral da dissertação de Marielle Franco.

Leia mais
 
A maioria das mulheres já sofreu preconceito de gênero no trabalho

Segundo pesquisa realizada pela Yoctoo, consultoria de recrutamento especializada na seleção de profissionais de TI e digital, junto a mulheres que fazem parte de sua base de dados, 82,8% delas viveram ou esperam vivenciar preconceito de gênero dentro do seu ambiente de trabalho. A porcentagem é um pouco menor no ambiente escolar (universidade ou cursos de tecnologia), mas ainda preocupante: 61,8% das respondentes foram alvo deste preconceito. Para 42% das mulheres entrevistadas, o maior desafio é ter que provar a todo tempo que são tecnicamente competentes; 40% delas afirmam que não são respeitadas por seus pares, superiores e subordinados do gênero masculino, e até mesmo por outras mulheres. Uma boa notícia: elas acreditam que a situação tende a melhorar, ainda que de forma mais lenta do que seria razoável esperar.

Leia mais
 
Influenciadores infantis, a nova jogada das grandes marcas para avançar sobre as nossas crianças

As crianças, em todo o mundo, terão cada vez menos sossego. Apoiadas em uma estratégia ardilosa e condenável, grandes anunciantes estão utilizando influenciadores mirins para “fazerem a cabeça” das crianças, estimulando-as a para o consumo não consciente. Esse fenômeno tem sido reportado sobretudo nos Estados (mas marcas globais têm sempre estratégias globais!) a partir de uma engenhosa e nociva burla à legislação. Reportagem publicada pelo The New York Times, e reproduzida aqui pelo jornal O Estado de S. Paulo, descreve a jogada nociva das grandes marcas: como as crianças menores de 13 anos não podem aparecer, elas próprias, em algumas mídias sociais, por conta de uma restrição da legislação federal americana, elas estão sendo inseridas nos perfis de seus pais que, valendo-se de seus filhos como influenciadores infantis, faturam milhares de dólares. É mesmo para assustar. Estas marcas, é lógico, continuam se proclamando socialmente responsáveis enquanto avançam ferozmente sobre as crianças. Já os papais ganham dinheiro com os seus filhos enquanto enganam os filhos dos outros. Lamentável tudo isso.

Leia mais
 
Comtexto Comunicação e Pesquisa em ação

Cursos in company

 

A Comtexto Comunicação e Pesquisa oferece cursos in company para empresas e organizações em geral nas áreas de Comunicação Organizacional e Jornalismo Especializado. O responsável por estas atividades é o seu diretor, Wilson da Costa Bueno, professor sênior da USP, com larga experiência acadêmica e profissional. Wilson Bueno já orientou mais de 120 dissertações e teses em Comunicação/Jornalismo, tem significativa produção acadêmico-científica nestas áreas e vários livros publicados. Atua como consultor na elaboração e implementação de Políticas de Comunicação e no planejamento e execução de diagnósticos em comunicação. Tem ministrado cursos e palestras nestas áreas no Brasil e no exterior.

 

Saiba mais
 

 

  

Palestras sobre temas especiais em
Comunicação Corporativa

 

A Comtexto Comunicação e Pesquisa está disponível para ministrar palestras sobre temas especiais em comunicação organizacional, como:

1) A importância estratégica de uma Política de Comunicação;
2) Estratégias de comunicação nas mídias sociais;
3) A comunicação interna para promover o engajamento dos empregados;
4) Como avaliar as ações, estratégias e produtos de comunicação da sua empresa;
5) Implantando uma comunicação efetivamente integrada e estratégica.

 

Saiba mais
 
Clicando e aprendendo
 
  Instituto Akatu faz 18 anos e é hora de bater palmas

O Instituto Akatu, “organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente”, comemorou 18 anos no último dia 15 de março (Dia Mundial do Consumidor). Ao longo de sua trajetória, tem dado contribuição relevante, pela articulação de competências em Educação e Comunicação, para o debate de “novos modelos de produção e consumo, que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade. Vida cada vez mais longa para o Akatu – consumo consciente para um futuro sustentável.

Site do Instituto
 
Livro da Fiocruz sobre Relações da Saúde Pública com a imprensa

A Assessoria de Comunicação da Fiocruz Brasília, acaba de lançar o primeiro livro da série As Relações da Saúde Pública com a Imprensa, que reúne textos de autores brasileiros e estrangeiros, participantes de um seminário realizado em 2017, com o tema Aedes Aegypti, vetor de epidemias anunciadas. Como acentua o texto de divulgação da obra, a publicação busca apresentar e debater o papel que pode ser exercido pela mídia ao cobrir os impactos causados por inúmeras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika, Chikungunya e febre amarela). O livro está disponível gratuitamente para download.

Download
 
Vacinas e autismo: a luta da ciência contra as teorias da conspiração

Podcast de Paulo Nussenzveig, professor do Departamento de Física Experimental, da USP, discorre sobre a luta importante que deve ser travada pela ciência contra os embustes das teorias da conspiração. Refere-se especificamente às notícias (??) que circulam pelas redes sociais e que, em todo mundo, tem gerado resistência às vacinas, em particular à MMR, que combate o sarampo, a rubéola e a caxumba e, em consequência, o aumento do número de casos. Ouça e compartilhe. Precisamos estar unidos contra as fake news que ameaçam a saúde pública.

Podcast
 
Alana: as crianças como protagonistas

Você precisa conhecer o Alana, “uma organização de impacto socioambiental que promove o direito e o desenvolvimento integral da criança e fomenta novas formas de bem viver”. O Alana compreende o Instituto Alana, criado em 2002, e que tem se destacado pela realização de inúmeros projetos, dentre os quais o Criança e Consumo; o AlanaLab, empenhado na “ transformação social por meio do investimento em empresas e iniciativas de comunicação de impacto” e o Alana Foundation, com sede nos EUA, focado no investimento em pesquisas nas áreas de saúde, educação inclusiva e meio ambiente. O Alana merece aplausos pela sua coragem e pela sua competência técnica.

Site do Instituto
 
Expediente
 

Pensando a Comunicação fora da caixa é uma newsletter da Comtexto Comunicação e Pesquisa, empresa de consultoria nas áreas de Comunicação Organizacional/Empresarial e Jornalismo Especializado.
Editor: Wilson da Costa Bueno 
E-mail para contato: wilson@comtexto.com.br

As informações podem ser reproduzidas livremente, mas solicita-se que, caso isso ocorra, a fonte seja citada.
 
Curta nossa Fanpage   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Twitter   Veja nosso canal no Youtube
 
 
© 2019, Comtexto - Comunicação e Pesquisa. Todos os direitos reservados
 
 
Desenvolvimento e envio por AMS Public - Sites e Sistemas para Internet