Ano 1 – No 20 – Janeiro 2020
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Fala, professor! |
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A Comunicação Organizacional do futuro precisa de menos tecnologia e mais mentes pirralhas |
Muitos estudiosos que definem as tendências da Comunicação Organizacional para as próximas décadas cometem, invariavelmente, o mesmo equívoco: defendem o uso intensivo de tecnologia, saúdam, acriticamente, os recursos fantásticos apoiados em inteligência artificial e creem, ingenuamente, nos milagres potencializados pelas mídias sociais e assim por diante. Mas se esquecem do básico, daquilo que constitui a própria essência da Comunicação Organizacional: o respeito à pluralidade, à diversidade de ideias e opiniões, a importância do feedback e a valorização do diálogo.
As novas tecnologias e, especialmente as mídias sociais, têm permitido avanços, reais no universo da comunicação, mas ainda não conseguiram eliminar o autoritarismo das chefias, a arrogância das elites e a intolerância dos que não concordam com as posições contrárias às suas. Pelo contrário, elas têm contribuído para o individualismo (e o egoísmo) exacerbado em detrimento do trabalho coletivo, têm favorecido o surgimento de pretensos “influencers”, com discursos vazios e posturas inadequadas, além de gerar ataques cibernéticos com o objetivo de sufocar vozes e de ameaçar a democracia. |
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Você Sabia? |
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Você não está com a síndrome de Burnout? Ainda bem: a doença já atinge 20 milhões de brasileiros |
Pesquisa da Faculdade de Medicina da USP chegou à conclusão de que cerca de 20 milhões de trabalhadores brasileiros (20% do total) apresentam sintomas de depressão, ansiedade e estresse relacionados concretamente ao trabalho, o que configura a síndrome de Burnout.
Para chegar a estes resultados, os pesquisadores entrevistaram mais de seis mil pessoas, com idades entre 21 e 65 anos, em vários municípios e que integram distintas classes sociais. As mulheres são mais afetadas do que os homens e os investigadores interpretam este fato a partir da sua condição na sociedade: elas cumprem quase sempre dupla jornada de trabalho e recebem menos do que eles para o desempenho das mesmas atividades. Além disso, são mais facilmente vítimas de assédio moral pelo machismo que ainda prevalece em boa parte das empresas. Em geral, os que sofrem mais são os trabalhadores com menos de 30 anos.
Se você apresenta os mesmos sintomas, fique atento (a). Você pode estar sendo atacado por uma doença dos tempos modernos |
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Estudo indica 5 principais tendências para as marcas no futuro. Bem interessante |
Excelente reportagem da revista Meio & Mensagem apresenta, a partir de estudo intitulado “Humanidade Aumentada: o Relatório de Tendências para 2020”, realizado pela Isobar, uma agência global de transformação digital, as 5 principais tendências para as marcas no futuro.
Vale a pena dar uma olhada no estudo da Isobar e pensar criticamente sobre as suas conclusões. Evidentemente, existem outras empresas e estudiosos que sinalizam para outras tendências no mundo das marcas (Jaime Troiano, um especialista nesta área no Brasil, deve ser sempre considerado).
Como o espaço definido por esta newsletter não permite que detalhemos cada uma delas, indicamos aqui estas tendências, reproduzindo um pequeníssimo trecho da reportagem e convidamos você para acessar toda ela no link ao final deste texto. São elas:
“Experiência Aumentada – como a tecnologia está aprimorando o mundo físico para criar experiências inesperadas e alegres.
Humanização de Dados – como conjuntos de dados, algoritmos e a Inteligência Artificial estão se tornando cada vez mais ‘humanizados’, com emoção e personalidade.
Comércio Socializado – como a tecnologia está colocando as pessoas no coração de como pesquisamos, compramos e compartilhamos.
Parentesco Digital – como a tecnologia está ajudando a encontrar e promover comunidades importantes para todos.
Ativação Pós-propósito – como a tecnologia está ajudando as marcas a redescobrir e ativar seu propósito de impacto. “ |
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Um montão de pirralhas. Os jovens estão realmente preocupados com o futuro do planeta |
As pirralhas, como Greta Thunberg, estão se multiplicando por todos os lugares e este fenômeno confirma a impressão dos que se interessam pelo futuro do planeta: é preciso estar atento às consequências dramáticas das mudanças climáticas.
A pesquisa que teve como título “Futuro da Humanidade”, realizada pela Ipsos MORI, lançada no momento em que acontecia a 25ª Conferência do Clima da ONU, em Madri, em dezembro de 2019, evidenciou a preocupação dos jovens com a saúde do planeta. Ela ouviu mais de 10 mil pessoas de 18 a 25 anos em 22 países, incluindo o Brasil, sobre alguns temas importantes desta década. Estimulados a destacar os cinco problemas principais que temos que enfrentar, os jovens não titubearam: os que envolvem o meio ambiente são mesmo prioritários. 41% deles citaram as mudanças climáticas; 36% a poluição e 31% o terrorismo. Se forem levados em conta apenas os temas relativos ao meio ambiente, o aquecimento global ganhou de goleada: 57% dos jovens o marcaram.
Mobilização permanente e protestos em todos os cantos, sobretudo nos países desenvolvidos, têm sido protagonizados pelos jovens e merecido ampla repercussão nos meios de comunicação em todo o mundo. A revista Time indicou a ativista sueca como a personalidade do ano, o que andou incomodando adversários do meio ambiente no governo brasileiro. |
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Comtexto Comunicação e Pesquisa em ação |
Grupo de Pesquisa Jorcom, da ECA/USP lançará este ano e-book sobre o Jornalismo na Comunicação Organizacional
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O Grupo de Pesquisa O Jornalismo na Comunicação Organizacional (Jorcom), certificado pela ECA/USP e cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, irá lançar este ano o e-book que tem como título o nome do próprio grupo e que irá abordar um conjunto significativo de temas que dizem respeito à inserção do Jornalismo na Comunicação Organizacional. Os capítulos estão sob a responsabilidade de docentes, pesquisadores e profissionais brasileiros que tem estudado, praticado e pesquisado esta área. Estaremos trazendo novas informações quando o lançamento do estiver próximo, o que deve acontecer no início do segundo semestre. |
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Clicando e aprendendo |
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Grupo de Pesquisa da UFSM lança e-book sobre Tendências em Comunicação Organizacional |
Uma obra importante sobre Tendências da Comunicação Organizacional acaba de ser lançada pelo Grupo de pesquisa Estratégias Midiáticas Organizacionais (Estrato) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Organizada pelos pesquisadores Patrícia Pérsigo, Daiane Sheid e Jones Machado, ela reúne um conjunto formidável de investigadores e estudiosos desta área.
Segundo a profa. Ivone de Lourdes Oliveira, do Programa de Pós-Graduação da PUC-Minas, com inestimável contribuição à Comunicação Organizacional brasileira, responsável pelo prefácio, “é um livro didático de grande valor epistêmico e vai ocupar um espaço importante no processo de consolidação do nosso campo, pois traz aportes conceituais e metodológicos inovadores e com perspectiva atualizada sobre as questões que atravessam a comunicação no contexto organizacional.
A influência das tecnologias e suas possibilidades e tendências, a inclusão e diversidade nas organizações, as novas práticas incorporadas e a relação com a sociedade são temáticas que compõem o livro, elaborado juntamente com indagações referentes às articulações com outros saberes para compreender a midiatização, a responsabilidade socioambiental e a complexidade da comunicação no âmbito das organizações.”
A leitura vale mais do que a pena. Aproveite as férias para manter-se atualizado (a) sobre esta temática fundamental. |
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Radar das ONGs, portal de compromisso com a Amazônia |
Você não deve deixar de consultar, se o meio ambiente e, particularmente a Amazônia, integram a sua agenda de compromissos, o portal Amazônia/ O Radar das ONGs, recém lançado, uma realização da revista Página 22, com a participação de importantes organizações não governamentais.
O portal traz notícias, reportagens, enquete e estudos que explicitam “o papel da sociedade civil na maior floresta tropical do planeta”, e tem como coordenador editorial o jornalista Sérgio Adeodato. Uma iniciativa importante e que merece ser acompanhada de perto por aqueles que conseguem identificar, neste momento, as ameaças que pairam sobre a Amazônia, assediada por interesses empresariais e pela omissão de políticos e governantes. |
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Conheça a Revista Alceu, da PUC/Rio |
Continuamos indicando aos nossos amigos os periódicos acadêmicos e científicos de prestígio na área de Comunicação e, nesta edição, destacamos a revista Alceu, editada pelo Departamento de Comunicação Social da PUC/Rio e que tem periodicidade semestral. Ela foi lançada no segundo semestre de 2000 em versão impressa e, portanto, se aproxima do seu vigésimo ano, agora unicamente em plataforma digital. O objetivo da revista é “divulgar a produção científica e intelectual de professores e pesquisadores da área de Comunicação Social, ampliando o diálogo do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio com pesquisadores de outros departamentos e instituições numa perspectiva transdisciplinar. O debate, a confrontação das ideias e o pluralismo de concepções são os princípios que norteiam nossa política editorial.” Os trabalhos submetidos à revista devem ter um professor doutor como autor principal, aceitando-se também a presença de mestres em coautoria. |
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Expediente |
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Pensando a Comunicação fora da caixa é uma newsletter da Comtexto Comunicação e Pesquisa, empresa de consultoria nas áreas de Comunicação Organizacional/Empresarial e Jornalismo Especializado.
Editor: Wilson da Costa Bueno
E-mail para contato: wilson@comtexto.com.br
As informações podem ser reproduzidas livremente, mas solicita-se que, caso isso ocorra, a fonte seja citada. |
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