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Ano 1 – No 21 – Fevereiro 2020
Pensando a Comunicação fora da Caixa
 
Fala, professor!
  A Sala de Imprensa Virtual deve ser instrumento estratégico de relacionamento com a mídia. Mas é?

Empresas e organizações brasileiras têm implementado, já há algum tempo, em seus portais institucionais, as chamadas Salas de Imprensa Virtuais, com o objetivo de incrementar o relacionamento com os veículos e profissionais de imprensa.
De maneira geral, estes recursos permitem o acesso imediato da mídia às informações relevantes geradas pelas organizações e também favorecem a interação de gestores, pesquisadores e fontes institucionais com as redações jornalísticas.
Nota-se, no entanto, que a proposta e os recursos utilizados por estas Salas de Imprensa incorrem em alguns equívocos, sobretudo o de reduzi-las a depósitos nem sempre organizados de releases, fotos e informações gerais sobre as empresas e organizações. Elas não conseguem imprimir uma dinâmica inerente a este relacionamento estratégico e muito menos implementar mecanismos que promovam esta interação.

Leia mais
 
Você Sabia?
 
  O Congresso da Abrapcorp será realizado em maio na Unesp (Bauru)

A Abrapcorp- Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas estará realizando, de 18 a 21 de maio próximo, o seu XIV Congresso, na cidade de Bauru/SP, na Universidade Estadual Paulista (Unesp). O tema do congresso deste ano é “Comunicação, Inovação e Organizações” e, a exemplo dos eventos anteriores, reunirá professores, pesquisadores, estudantes e profissionais de Comunicação, com uma programação ampla e qualificada.
Você pode obter todas as informações referentes ao Congresso da Abrapcorp – o mais importante nesta área, pelo site da Associação, que pode ser acessado ao clicar no link abaixo. Programe-se para não perder o evento e, com certeza, será recompensado pela qualidade dos trabalhos e dos debates.

Site do Congresso
 
Agência Bori: jornalistas e pesquisadores em diálogo permanente

Uma plataforma, denominada Agência Bori, que conecta jornalistas e pesquisadores brasileiros, acaba de ser lançada em nosso país e, com certeza, pela proposta e perfil das jornalistas que a criaram (Ana Paula Morales e Sabine Righetti), terá enorme sucesso e contribuirá de maneira valiosa para divulgar, de maneira ampla, as pesquisas realizadas no Brasil. O nome da Agência, que tem o apoio do Instituto Serrapilheira, é uma homenagem (merecidíssima e oportuna) à profa. Carolina Bori, primeira presidente mulher (presidenta, portanto) da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
A Bori informa, previamente, aos jornalistas cadastrados no seu portal, os resultados das principais investigações realizadas em nosso país, mas, a exemplo do que acontece no portal EurekAlert!, sua inspiração, ela exige que os artigos não sejam publicados antes de estarem disponíveis nos periódicos científicos.
Se você, jornalista, tem interesse em receber e publicar estas informações, cadastre-se primeiramente pelo portal da Agência.

Informações
 
Muita atenção às agrodoenças. Grandes interesses,
a mídia inclusive, não querem que você as conheça

Vale muito a pena ler com atenção o artigo do prof. José Eli da Veiga, da USP, que denuncia a omissão voluntária por parte de pesquisadores e da imprensa dos males causados pelos “desreguladores endócrinos” e pelas “lectinas”, associadas à ação de empresas globais do agronegócio.
Os desregulares endócrinos, como explica o professor, “são poluentes sintéticos que transtornam o funcionamento das glândulas controladoras do metabolismo, funções reprodutivas, crescimento, sistema nervoso e desenvolvimento cerebral. Órgãos que vão das suprarrenais e pâncreas aos testículos e ovário, passando pelo eixo estratégico tireoide/hipófise”. Elas provocam doenças, como diabetes e obesidade, mas geram impactos na saúde principalmente de crianças, como o déficit de atenção, a hiperatividade, reduzido QI, autismo e várias deficiências cognitivas”.
Estas substâncias nefastas estão presentes, continua o professor, “nos cosméticos, produtos de cuidados pessoais (como sabonetes, loções, desodorantes e dentifrícios), plásticos, tecidos sintéticos, colchões, materiais de construção e, obviamente, produtos de limpeza e praguicidas domésticos.”
Já as lectinas “são proteínas onipresentes em cereais, leguminosas, batata-inglesa e alimentos oriundos de animais empanturrados por rações fartas em grãos. Têm forte propensão a atravessar a parede intestinal, causando fissuras, condição conhecida como “síndrome do intestino permeável”. Uma vez no sangue, elas confundem o sistema imune, dando origem a várias doenças autoimunes, artrites, cardiopatias, diabetes e demências, além de causarem óbito precoce.)”
No artigo do prof. José Eli da Veiga, você encontrará maiores detalhes sobre estas terríveis agrodoenças e ficará mais uma vez surpreso (a) com a irresponsabilidade de empresas agroquímicas e a falta de espírito investigativo e crítico da nossa imprensa, ressalvadas as raras exceções de praxe.

Leia o artigo
 
Comtexto Comunicação e Pesquisa em ação

Comtexto Comunicação e Pesquisa assessora
elaboração da Política de Comunicação do IF Goiano

 

A Comtexto Comunicação e Pesquisa assinou contrato de assessoramento técnico para a elaboração e implementação da Política de Comunicação do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação Goiano (IF Goiano). As reuniões iniciais para a elaboração deste instrumento estratégico de gestão terão início em março próximo, com a participação de gestores, professores e representantes da comunidade do IF Goiano.
A Comtexto Comunicação e Pesquisa já contribuiu para a elaboração de Políticas de Comunicação para outros três institutos federais: o IFSC (Santa Catarina), o IFRS (Rio Grande do Sul) e o IFES (Espírito Santo).

 

 

Comtexto desenvolve metodologia para análise da eficácia de Salas de Imprensa Virtuais

 

A Comtexto Comunicação e Pesquisa está desenvolvendo metodologia para diagnóstico da eficácia de Salas de Imprensa Virtuais, recursos indispensáveis para o relacionamento de empresas e organizações em geral com a mídia.
A metodologia prevê a análise da proposta global da Sala Virtual, com atenção aos recursos e materiais disponibilizados, bem como a avaliação dos mecanismos de interação e resultados obtidos.
Este produto estará disponível dentro de aproximadamente 30 dias e poderá ser contratado pelos interessados em avaliar e desenvolver Salas de Imprensa Virtuais, normalmente inseridas nos portais institucionais.
Maiores informações podem ser obtidas junto ao prof. Wilson da Costa Bueno, diretor da Comtexto, pelo e-mail professor@comtexto.com.br

 

Saiba mais
 
Clicando e aprendendo
 
  Revista Comunicação Pública, de Portugal

Continuamos apresentando aqui periódicos importantes na área de Comunicação e, desta vez, destacamos uma referência portuguesa, a Revista Comunicação Pública, publicada pela Escola Superior de Comunicação Social, de Lisboa. Ela tem como proposta editorial uma visão ampla de comunicação pública que abarca “explicitamente não só diferentes contextos de comunicação – interpessoal, grupal, organizacional, comunitário e social – como diferentes arenas geopolíticas – local, regional, nacional e internacional. E podemos ainda englobar os vários subsistemas especializados de atividade que, de uma forma profissional e organizada, repartem entre si a função social de levar até aos mais variados públicos todo o tipo de mensagens na contemporaneidade.” Como a Revista reforça em sua apresentação,”a Comunicação Pública não privilegia nenhum domínio científico ou paradigma teórico, desde que as análises a partir deles produzidas possam oferecer um contributo ao desenvolvimento, à compreensão e à construção de uma teoria da comunicação humana.” Ela aceita contribuições em inglês, português e espanhol e as normas de publicação estão disponíveis em: https://journals.openedition.org/cp/80 O último número online, que traz um dossiê temático sobre Desinformação, Jornalismo e Modelos de Negócio, pode ser acessada no link abaixo:

Portal da Revista
 
Encontro da Enpecom 2020, em Curitiba.
A pesquisa em comunicação em destaque

O 11º Encontro de Pesquisa em Comunicação (ENPECOM), organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM/UFPR), está marcado para o período de 11 a 13 de maio de 2020, em Curitiba. Ele tem como tema central “Comunicação entre discursos de ódio e processos de mobilização”, e busca “promover um debate sobre as dimensões comunicacionais e mediáticas deste ódio que parece fluir de maneira descomedida e peculiar nas mídias sociais – plataformas que, ao mesmo tempo, também são utilizadas como instrumentos de mobilização política e social.”
O evento recebe inscrição de trabalhos até 10 de março próximo e as inscrições realizadas até 10 de abril terão desconto. “O valor varia entre R$ 25,00 a R$ 50,00 para graduandos, R$ 70,00 a R$ 90,00 para pós-graduandos e R$ 100,00 a R$ 120,00 para os demais pesquisadores. Ouvintes devem preencher uma ficha de inscrição para que possam receber certificados, mas estão isentos do pagamento”

Mais informações
 
IBPAD lança mais uma obra de referência em comunicação:
Fluxos em redes sociotécnicas. Vale a pena conferir

O Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), em parceria com o Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura Digital da Intercom, estão disponibilizando para download, de forma gratuita, o e-book “Fluxos em redes sociotécnicas: das micro-narrativas ao big-data”, que tem como organizadores os professores e especialistas Beatriz Polivanov, Willian Araújo, Caio C. G. Oliveira e Tarcízio Silva.
A obra traz a contribuição de mais uma dezena de estudiosos e pesquisadores e trata de uma temática absolutamente atual e relevante, com artigos que abordam diversos aspectos associados à Comunicação Digital. Como explicam os organizadores, na apresentação do livro, “o conteúdo da coletânea atualiza os pesquisadores interessados em Comunicação Digital, pois reverbera a produção da área desenvolvida em diversos Programas de Pós-Graduação brasileiros voltados ao tema.”
A temática é complexa, mas abordada de forma didática e objetiva, confirmando a experiência e o conhecimento dos autores. Reconhecemos: não é texto que possa ser lido de maneira rápida e superficial pela densidade dos capítulos que o compõem e pela apresentação de novos arranjos teóricos, mas, se puder, acompanhá-lo com interesse e atenção se sentirá enormemente recompensado (a). Boa leitura.

Download do livro
 
 
Expediente
 

Pensando a Comunicação fora da caixa é uma newsletter da Comtexto Comunicação e Pesquisa, empresa de consultoria nas áreas de Comunicação Organizacional/Empresarial e Jornalismo Especializado.
Editor: Wilson da Costa Bueno 
E-mail para contato: wilson@comtexto.com.br

As informações podem ser reproduzidas livremente, mas solicita-se que, caso isso ocorra, a fonte seja citada.
 
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