Site Comtexto Comunicação e Pesquisa
 
 
Quem Somos   |   O que fazemos
 
 
Ano 2 – No 23 – Abril 2020
Pensando a Comunicação fora da Caixa
 
Fala, professor!
  Jornalismo e saúde em tempos de pandemia:
Achismo, fake news e evidência científica

A cobertura jornalística de saúde está em alta nos dias de hoje, motivada pelo impacto dramático do covid-19 na vida dos cidadãos de todo o mundo, com reflexos importantes no universo do trabalho e da economia de maneira geral. Uma análise, ainda que superficial, do esforço realizado por veículos e profissionais de imprensa na cobertura desta temática atual e relevante evidencia virtudes e equívocos formidáveis e nos convida a uma reflexão.
Na verdade, a comunicação, e particularmente, o jornalismo em saúde, têm se caracterizado, ao longo do tempo, com raras exceções, por distorções significativas, que incorporam desde informações imprecisas (e até desinformação) pela não capacitação de jornalistas até desvios éticos inconfessáveis, derivados da cumplicidade dos veículos e profissionais com os lobbies da indústria da saúde.
Com alguma frequência, temos insistido na tese de que, na prática, é razoável assumir que o jornalismo brasileiro tem feito uma cobertura mais da doença do que da saúde, com destaque à indicação nefasta de medicamentos, muitas vezes contemplados como soluções únicas e até infalíveis para curar os males do corpo e da alma. Em contrapartida, pouca atenção é dedicada à prevenção e à promoção da saúde, tópicos que não frequentam as pautas dos jornalistas, certamente porque não favorecem o processo tradicional de espetacularização da notícia pela mídia.

Leia mais
 
Você Sabia?
 
  Sua empresa pratica o “onboarding” de forma competente?

Você já ter ouvido falar em “onboarding”, tema bastante em voga na área de Gestão de Pessoas, mas vale a pena indicar rapidamente o que significa: consiste em um processo desenvolvido por empresas e organizações, públicas ou privadas destinado a promover a integração dos novos funcionários ou servidores”. Uma constatação importante é que a maioria das organizações, apesar da importância deste processo, ainda não o aplica adequadamente, o que pode ser até reflexo de culturas organizacionais voltadas prioritariamente para atender às demandas e expectativas dos públicos externos.
Ninguém ignora que é fundamental engajar os funcionários, comprometê-los com os objetivos institucionais, valores, visão e missão das organizações, mesmo porque, sobretudo as novas gerações, têm encontrado inúmeros motivos para mudar de emprego com uma certa facilidade. A rotatividade custa caro para as organizações que precisam investir cada vez mais para reter os bons talentos e para atrair os novos. Há um bom material sobre o tema (consulte o Google a respeito), mas indicamos aqui um texto bem prático para sua leitura rápida.

Dica de leitura
 
Crise do covid-19 revela credibilidade
dos veículos de imprensa tradicionais

Quem aposta na degradação gradativa dos veículos jornalísticos tradicionais terá que rever os seus conceitos, porque, como constatou pesquisa do Datafolha, com a cobertura competente da pandemia do coronavírus, eles se legitimaram junto aos brasileiros como fontes de credibilidade.
Os jornais impressos e os programas jornalísticos de TV surgem com destaque quando se consideram as fontes de informações de credibilidade na cobertura da pandemia, superando a programação jornalística das emissoras de rádio e também a realizada pelos portais de notícias. Em contrapartida, a confiança depositada nos conteúdos veiculados pelas mídias sociais (WhatsApp, Facebook) é reduzida, o que pode, a princípio, indicar uma contradição, visto pesquisas recorrentemente têm indicado que elas constituem as fontes mais acessadas por determinados segmentos da população (especialmente os jovens) para se informar sobre notícias de atualidade.
Vale a pena consultar os resultados da pesquisa para concluir que, pouco a pouco, estes ambientes virtuais, contaminados pela invasão nefasta de fake news, apesar da adesão intensa dos brasileiros, não aparecem muito bem na fita, quando se considera a precisão e a qualidade das informações.

Dados da pesquisa
 
Inteligência artificial e propaganda.
Vale a pena ler esse Guia prático

A Inteligência Artificial (IA) é tema recorrente na área da comunicação (jornalismo, marketing, publicidade) e tem tantos adeptos como adversários, respectivamente em função da relevância de suas aplicações e de sua utilização com objetivos não éticos (invasão de privacidade e manipulação de informações).
Queiramos ou não, vale a pena consultar os especialistas que abordam, estudam e pesquisam esta temática. Nesta edição, indicamos o Guia de Bolso voltado para o tema IA e Propaganda, elaborado pelo colunista Pyr Marcondes. O material traz boas dicas, inspira reflexões importantes, e é convincente no que diz respeito à necessidade de se aprofundar no conhecimento do tema, ainda que o tom do material assuma uma perspectiva essencialmente positiva em relação ao IA. Ouvir todos os lados, quando se trata de temas controversos, é fundamental.

Guia de bolso
 
Comtexto Comunicação e Pesquisa em ação

Instituto Federal (IF Goiano) inicia construção da sua Política de Comunicação

 

O Instituto Federal Goiano está, desde março de 2020, desenvolvendo esforço para elaboração da sua Política de Comunicação, fruto de um processo de construção coletiva que busca estabelecer posturas e diretrizes básicas para orientar o relacionamento com os seus públicos estratégicos. O trabalho conta com o assessoramento técnico da Comtexto Comunicação e Pesquisa e tem término previsto para o início do segundo semestre deste ano. Quem tiver interesse, pode acompanhar o desenvolvimento deste processo no portal do IF Goiano.

 

IF Goiano

 

Cursos a distância de Comunicação Organizacional e Jornalismo Especializado: fique em casa e amplie seu conhecimento

 

O portal Comunicação a distância (www.comunicacaoadistancia.com.br) continua ofertando 9 cursos a distância nas áreas de Comunicação Organizacional e Jornalismo Especializado, com carga horária de 60 horas/aula cada e rico material (textos on line, vídeos e áudios, ampla bibliografia, links úteis), além de interação permanente com o professor. Os interessados poderão obter informações sobre os cursos ofertados e fazer a inscrição diretamente pelo portal. O e-mail professor@comtexto.com.br permite contato direto com o coordenador e professor dos cursos.

 

Saiba mais
 
Clicando e aprendendo
 
  A divulgação científica pelo mundo: um depoimento relevante

Em tempos de pandemia, a divulgação científica tem merecido grande destaque pela sua contribuição ao processo de democratização do conhecimento científico, de que resulta concretamente o acesso do cidadão comum a informações especializadas.
Neste sentido, é oportuno indicar o vídeo A divulgação científica pelo mundo, com a entrevista do australiano Toss Gascoine, coordenador de um projeto que visa resgatar a prática da divulgação científica em dezenas de países. Este vídeo é resultado do esforço do Instituto Nacional de Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia, que tem prestado contribuição valiosa ao estudo e à pesquisa em divulgação científica no Brasil.

Vídeo, com versão em português
 
Conheça a RECIIS, Revista de comunicação e informação em saúde

Nesta edição, a exemplo das anteriores, destacamos mais uma revista de prestígio, de grande interesse para os comunicadores. Para aproveitar o “gancho” do momento, a nossa indicação é a Revista Eletrônica de Comunicação e Informação em Saúde (RECIIS), editada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Trata-se de um “periódico interdisciplinar trimestral de acesso aberto, que. publica textos inéditos, em português, inglês ou espanhol, de interesse para as áreas de comunicação, informação e saúde coletiva. Privilegia a publicação de textos que se se situam nas interfaces entre comunicação e saúde e entre informação e saúde,” A sua mais recente edição, de janeiro a março de 2020, traz dossiê sobre Fake News e Saúde (de leitura obrigatória), além de artigos, entrevista, ensaios e relatos de experiências. Os interessados nesta temática devem consultar sempre a revista, pela contribuição de estudiosos e pesquisadores reconhecidamente competentes.

Edição atual
 
Acervo José Reis: valioso para divulgadores da ciência

Completando as indicações desta edição, com atenção especial, à divulgação científica e ao jornalismo científico, recomendamos firmemente o acesso ao Acervo José Reis, disponibilizado pela Fundação Oswaldo Cruz. José Reis é o patrono do Jornalismo Científico brasileiro, pesquisador de renome e defensor incansável da ciência e da educação em nosso país.
O acervo inclui textos escritos pelo pesquisador/divulgador, depoimentos, trabalhos (artigos, dissertações e teses) sobre José Reis e inúmeros documentos, de grande valor histórico, acadêmico e profissional.

Acesso ao acervo
 
 
Expediente
 

Pensando a Comunicação fora da caixa é uma newsletter da Comtexto Comunicação e Pesquisa, empresa de consultoria nas áreas de Comunicação Organizacional/Empresarial e Jornalismo Especializado.
Editor: Wilson da Costa Bueno 
E-mail para contato: wilson@comtexto.com.br

As informações podem ser reproduzidas livremente, mas solicita-se que, caso isso ocorra, a fonte seja citada.
 
Curta nossa Fanpage   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Twitter   Veja nosso canal no Youtube
 
 
© 2020, Comtexto - Comunicação e Pesquisa. Todos os direitos reservados
 
 
Desenvolvimento e envio por AMS Public - Sites e Sistemas para Internet