Site Comtexto Comunicação e Pesquisa
 
 
Quem Somos   |   O que fazemos
 
 
Ano 2 – No 24 – Maio 2020
Pensando a Comunicação fora da Caixa
 
Fala, professor!
  A comunicação organizacional em tempos de pandemia: a supremacia da tecnologia e a “síndrome da cloroquina”

A pandemia impactou dramaticamente o mundo do trabalho, assim como provocou mudanças significativas nos hábitos e posturas dos cidadãos de todo o mundo, como, por exemplo, nas formas de relacionamento com os nossos amigos e familiares.
A comunicação organizacional não ficou impune (muito pelo contrário) e tem sido submetida a alterações em sua rotina tradicional, com destaque à exigência do distanciamento social, indispensável para impedir o incremento da contaminação pelo vírus. A chamada “nova normalidade” se impôs e, em particular, os comunicadores, têm sido obrigados a rever os seus conceitos, adaptando-se a uma dinâmica que, pelo menos por enquanto, parece sinalizar para um processo de “transição permanente”.
É preciso, no entanto, ter presente que, como toda crise, esta propiciada por um vírus silencioso e letal, aponta também para oportunidades e tem gerado alguns resultados promissores. Podemos apontar alguns deles.
A comunicação se mostrou efetivamente estratégica, assim como se consolidou a convicção de que é fundamental a produção e a circulação de informações qualificadas, sobretudo num momento que têm se caracterizado pelo terreno pantanoso das fake news. O jornalismo de qualidade se fortaleceu, provocando, inclusive, a revitalização dos meios de comunicação tradicionais, essenciais para o processo de esclarecimento e debate.

Leia mais
 
Você Sabia?
 
  Participe do Latin American Communication Monitor, estudo relevante sobre comunicação estratégica e RP

Cibersegurança, a situação das mulheres, os desafios éticos, as novas competências e a crise da COVID-19 na gestão da Comunicação são sub-temas fundamentais da quarta edição do Latin American Communication Monitor (LCM) 2020-2021, que contará com a participação de profissionais de comunicação que trabalham em organizações, consultorias e freelancers de toda a América Latina.
Os Communication Monitor são reconhecidos como estudos relevantes sobre comunicação estratégica e relações públicas e seus relatórios fornecem informações valiosas para o desenvolvimento da comunicação e da inovação nas organizações, avaliando as tendências e mudanças que estão ocorrendo. A sua contribuição é fundamental para o sucesso deste estudo e, por isso, incorpore-se imediatamente a este projeto que conecta o mundo profissional e acadêmico.

Acesse o estudo e participe
 
Indústria de tabaco usa a pandemia Covid-19 para fazer campanha e aumentar os seus lucros

É triste, mas é a dura realidade: as empresas que fabricam produtos de tabaco e cigarros eletrônicos estão aproveitando a crise da COVID-19 para empreender campanhas e aumentar os seus lucros. Anunciam vigorosamente nas redes sociais, buscando enfraquecer as medidas de restrição de idade mínima criadas para proteger os jovens e para fazer afirmações sobre saúde não comprovadas e ilegais. A denúncia tem sido divulgada pela Campaign for Tobacco-Free Kids, que analisou as estratégias nefastas dos grandes fabricantes de produtos de tabaco, fabricantes de cigarros eletrônicos e lojas de "vapes" em 28 países.
Segundo ela, a Philip Morris International e a British American Tobacco, as duas maiores fabricantes de produtos de tabaco do mundo, estão se apropriando do popular hashtag "FiqueemCasa" promovido por governos e autoridades sanitárias para comercializar cigarros sem combustão como Glo e IQOS e cigarros eletrônicos como Vype.
Especialistas em saúde pública advertiram que os fumantes e os usuários de cigarros eletrônicos têm mais risco de contrair doenças graves se forem afetados pela COVID-19. Existem provas conclusivas de que fumar aumenta o risco de infecções respiratórias, enfraquece o sistema imunológico e é uma das principais causas de doenças crônicas que aumentam o risco para a COVID-19, inclusive doenças pulmonares, doenças cardíacas e diabetes. Existem também cada vez mais provas de que o uso de cigarros eletrônicos danifica o pulmão.”
É imperioso e urgente denunciar estas ações da indústria tabagista, em nome da ética e da saúde.

Confira
 
Muita atenção à hiperdigitalização.
O vírus HD-20 pode contaminar sua empresa

Uma análise (ou será uma provocação) muito interessante pode ser lida consultada na coluna de Pyr Marcondes (revista M&M), publicada no final do mês passado e que continua repercutindo bastante, em tempos de novo coronavírus.
Segundo ele, “A Era da Hiper-Digitalização será caracterizada pela aceleração de todos os processos de digitalização das sociedades, economias e empresas que vinham já ocorrendo, mas passarão agora por aceleração exponencial”, com consequências importantes para as empresas e suas marcas. Para o colunista, o HD-20 (Hiper-Digital 2020), o novo vírus, “não percorrerá uma trajetória descendente em algum momento da curva. Sua exponencialidade é já e será, daqui para a frente, o novo normal.” Continua Pyr Marcondes: as grandes holdings vão encolher e o Omni-everything será o novo mantra em menos tempo do que esperávamos. Omni-everything é uma expressão que acabo de inventar e que abrange a incorporação, em uma mesma plataforma integrada, das operações de gestão de estoque, distribuição e logística, comunicação e comercialização de produtos e serviços na ponta do varejo, que por sua vez, será também menos físico e cada vez mais digital.” Vale a pena ler e refletir. Permanecer na zona de conforto é perigoso.

Leia mais
 
Comtexto Comunicação e Pesquisa em ação

Em tempos de pandemia, que tal um curso a distância de Comunicação, Jornalismo e saúde?

 

O portal Comunicação a distância (www.comunicacaoadistancia.com.br) oferece o curso a distância em Comunicação, Jornalismo e saúde para comunicadores e demais interessados, absolutamente sintonizado com a realidade que vivemos hoje, com a ação agressiva do novo coronavírus e seu dramático impacto na vida de todos nós. O curso tem uma carga horária de 60 horas, oferece certificado ao final, e incorpora um número significativo de leituras on-line, vídeos e ampla bibliografia.
Os interessados podem fazer a inscrição diretamente no portal, bem como obter informações detalhadas sobre programa do curso e o professor.

 

Acesse Aqui.

 

A Comtexto Comunicação e Pesquisa elabora e implementa a Política de Comunicação Institucional de sua empresa

 

A Comtexto Comunicação e Pesquisa é, reconhecidamente, a empresa de consultoria que mais tem contribuído para a elaboração e implementação de Política de Comunicação Institucional em nosso país. Ela já desenvolveu este instrumento estratégico de gestão para mais de uma dezena de empresas e instituições brasileiras.
Se quiser conhecer o nosso trabalho nesta área, entre em contato conosco. Estamos à sua disposição pelo e-mail: professor@comtexto.com.br.

 

Saiba mais
 
Clicando e aprendendo
 
  Plataforma da USP qualifica as informações sobre Covid

Os alunos do programa de pós-graduação imunologia da USP e integrantes da Comissão de Divulgação Científica do Departamento de Imunologia do Instituto de Instituto de Ciências Biomédicas lançaram o Covid Verificado, uma plataforma que tem como missão “divulgar o conhecimento sobre a infecção pelo COVID-19 à toda a população, sempre baseados em informações confiáveis e com evidências científicas. O objetivo é conscientizar, instruir e responder questionamentos e dúvidas da sociedade sobre a doença.”
A iniciativa merece ser saudada e se soma a inúmeras outras, realizadas no Brasil e no exterior, comprometidas com a ciência e com a qualidade da informação sobre a pandemia do novo coronavírus.

Mais informações
 
Metapesquisa em comunicação: obra que merece consulta e reflexão

Em tempos de pandemia, vale a pena dedicar um bom tempo para a leitura de obras importantes na área de Comunicação e elas, ainda que em ritmo menor, continuam sendo lançadas. É importante também resgatar livros que, mesmo lançados há um tempo, estão disponíveis (muitos gratuitamente) e que trazem contribuição importante para os comunicadores, sejam eles docentes, pesquisadores, profissionais ou estudantes.
Recomendamos, por exemplo, o livro Metapesquisa em Comunicação: o interacional e seu capital teórico nos textos da Compós, organizado por Maria Ângela Mattos, Ellen Joyce Marques Barros e Max Emiliano Oliveira. Ele teve seu conteúdo em formato digital (pdf) compartilhado recentemente por uma das organizadoras (Maria Ângela Matos) no grupo da entidade (Compós). Segundo o material de divulgação da obra (Editora Meridional), ela “lança luz sobre os caminhos, obstáculos, desvios e interrupções no campo da pesquisa em Comunicação no Brasil. Investiga a profícua diversidade, mas também uma preocupante dispersão em termos dos objetos, abordagens e do conhecimento produzido.

Acesso a obra
 
Google oferece curso gratuito de “Aprendizado de Máquina” para jornalistas

O Google está disponibilizando, de forma gratuita, o curso on-line "Introdução ao machine learning", coproduzido pela Journalism AI na London School of Economics and Political Sciences em colaboração com a VRT News, em 17 idiomas, inclusive em Português.
Segundo informações divulgadas pelo Google, o curso é dividido em oito lições cobrindo o potencial do aprendizado de máquina para jornalistas e exige dos alunos um tempo estimado de menos de uma hora para sua conclusão. Ele pode ser feito a qualquer hora, o que facilita a vida daqueles que têm uma agenda muito apertada.
Um tema atual e relevante que merece a atenção dos interessados, que poderão fazer o download do certificado, quando terminar o curso.

Inscreva-se e acesse o curso
 
 
Expediente
 

Pensando a Comunicação fora da caixa é uma newsletter da Comtexto Comunicação e Pesquisa, empresa de consultoria nas áreas de Comunicação Organizacional/Empresarial e Jornalismo Especializado.
Editor: Wilson da Costa Bueno 
E-mail para contato: wilson@comtexto.com.br

As informações podem ser reproduzidas livremente, mas solicita-se que, caso isso ocorra, a fonte seja citada.
 
Curta nossa Fanpage   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Twitter   Veja nosso canal no Youtube
 
 
© 2020, Comtexto - Comunicação e Pesquisa. Todos os direitos reservados
 
 
Desenvolvimento e envio por AMS Public - Sites e Sistemas para Internet