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Ano 2 – No 28 – Setembro 2020
Pensando a Comunicação fora da Caixa
 
Fala, professor!
  Calma lá: notícias e anúncios não são membros da mesma família!

O jornalismo brasileiro tem passado por profundas modificações e desafios nos últimos anos, como o embate acirrado contra as fake news, a acelerada inserção no universo digital e o enxugamento dramático das redações. Mas há um aspecto, também relevante neste cenário, que não tem merecido a mesma atenção dos estudiosos, dos pesquisadores e dos profissionais de imprensa: a aproximação perigosa entre a áreas comercial e editorial dos veículos jornalísticos.
Esta situação preocupante tem se agravado nos últimos anos, com o surgimento de projetos e propostas que se inserem no chamado “jornalismo patrocinado”, um eufemismo utilizado para mascarar a interferência de interesses extra jornalísticos (empresariais e políticos) no processo de produção de notícias e reportagens.

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Você Sabia?
 
  O lobby da indústria para emplacar os alimentos ultra processados

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) resolveu sair do armário, certamente inspirado pela indústria alimentícia, que pratica um lobby agressivo para fazer valer os seus interesses e lucros exorbitantes em detrimento da saúde da população brasileira. Passou a criticar o Guia Alimentar feito pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de “limpar a imagem” dos alimentos ultra processados, reconhecidamente considerados pelos especialistas como nocivos à saúde, sobretudo se consumidos em excesso como tem acontecido em nosso país, em virtude de campanhas milionárias de propaganda.
O Ministério quer proibir a edição do Guia de Alimentos, resultado de anos de trabalho e estudos, com argumentos não justificados e que evidenciam a interferência da indústria, representada pela Abia - Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, e a cumplicidade da ministra, que deveria estar preocupada efetivamente com o impacto das queimadas no futuro do agronegócio brasileiro.
Embora ainda não exista (pelo menos até o momento da publicação desta nota) uma decisão oficial, a gente suspeita que o interesse empresarial deverá prevalecer e, com isso, os brasileiros continuarão sendo ludibriados por informações não verdadeiras, consumindo produtos que fazem mal para a saúde. Para os que acreditam mais na ciência do que nas “boas” intenções da indústria, a leitura da reportagem de Victor Matioli é um bom começo. A nossa saúde merece respeito!

Leia a reportagem
 
As queimadas e a perda da biodiversidade: uma situação alarmante

A imprensa tem divulgado amplamente as cenas terríveis das queimadas na Amazônia, no cerrado e no pantanal, que têm destruído, de maneira dramática, alguns de nossos principais biomas, com ameaça real às populações tradicionais que vivem nessas áreas (em especial comunidades indígenas) e à fauna e à flora brasileiras.
Em contrapartida, apesar das críticas das organizações não governamentais, da sociedade civil, de inúmeros países e até mesmo de empresários nacionais e estrangeiros, o Governo continua negando os fatos numa postura já conhecida de não assumir a própria culpa pela destruição criminosa do meio ambiente.
A biodiversidade brasileira está sob ameaça e isso não ocorre apenas agora e nem é fenômeno exclusivamente brasileiro. O relatório Panorama Global da Biodiversidade, recém divulgado, evidencia que apenas um número reduzido de objetivos e metas previstos pela Convenção das Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica (CDB) para o período 2011-2020 foi parcialmente atingido e que a situação da biodiversidade, em todo o mundo, é alarmante. Esse relatório traz informações e dados que justificam essa conclusão e eles podem ser acessados a partir da edição no material editado por Herton Escobar, que pode no link abaixo. Os desafios, como podem atestar os que tiverem tempo e interesse para a leitura dos resultados obtidos, são enormes e não será com a postura dos negacionistas de plantão (que são muitos!) que avançaremos nesta questão.

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Infância plastificada: uma pesquisa e um alerta

Temos tomado conhecimento, ao longo dos últimos anos, do impacto nefasto do consumo e descarte do plástico em todo o mundo, responsável por uma poluição que ameaça a vida de todos nós.
O programa Criança e Consumo, do Instituto Alana, tem desenvolvido esforço enorme no sentido de conscientizar os cidadãos sobre os riscos decorrentes do consumo abusivo de plástico, com atenção especial às nossas crianças, como as inúmeras iniciativas realizadas na Semana sem Plástico, promovida no final de julho deste ano.
A pesquisa Infância plastificada (https://criancaeconsumo.org.br/noticias/o-impacto-da-publicidade-infantil-de-brinquedos-plasticos-na-saude-de-criancas-e-no-meio-ambiente/), que revelou dados dramáticos sobre o impacto da publicidade infantil de brinquedos plásticos na saúde das crianças, e o filme (impecável!) História do Plástico (https://www.youtube.com/watch?v=_xRZA1wo68k&feature=youtu.be), relato contundente sobre os estragos ao meio ambiente e à saúde provocados pelo plástico, merecem ser acessados.
As nossas vidas, em particular das nossas crianças, não devem ser plastificadas em nome da qualidade da vida. É preciso dar um basta neste abuso que é patrocinado por empresas reconhecidamente predadoras.

Veja
 
Comtexto Comunicação e Pesquisa em ação

Em outubro, o lançamento do e-book e do portal do JORCOM, da ECA/USP

 

Está previsto para o final da primeira quinzena de outubro de 2020 o lançamento do e-book O Jornalismo na Comunicação Organizacional: uma perspectiva crítica, publicação do grupo de pesquisa JORCOM – O Jornalismo na Comunicação Organizacional, certificado pela ECA/USP e cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. O JORCOM reúne investigadores de diversas universidades, institutos e empresas de pesquisa, sob a liderança do prof. sênior da USP, Wilson da Costa Bueno, diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa. Também em outubro está previsto o lançamento do portal do JORCOM (www.jorcom.jor.br) que traz informações sobre o grupo de pesquisa e que abrigará as suas publicações, inclusive o E-book mencionado, que estará disponível para download gratuitamente.

 

 

Unemat conclui terceira etapa da sua Política de Comunicação

 

A Unemat – Universidade do Estado de Mato Grosso concluiu, na segunda quinzena de setembro, a terceira etapa do processo de elaboração de sua Política de Comunicação, que conta com a consultoria da Comtexto Comunicação e Pesquisa. Nesta etapa, foram debatidos temas relevantes e que constituirão capítulos do documento da Política de Comunicação, como o relacionamento com a mídia, a comunicação nas mídias sociais, a gestão da comunicação em situações de crise e a comunicação com os públicos externos. As reuniões da Política de Comunicação da Unemat terão sequência no último trimestre de 2020 e a conclusão de todo o processo está prevista para os próximos meses.

 

 
Clicando e aprendendo
 
  Fake news e saúde: o novo e-book da Fiocruz

A Fiocruz Brasília lançou, recentemente, e-book Fake news e saúde, segundo volume da série “As relações da saúde pública com a imprensa”, resultado de um seminário internacional sobre o tema realizado no ano passado. As fake news, como temos percebido ao longo da pandemia da Covid-19, provocam impacto enorme e profundamente negativo na vida das pessoas, sobretudo quando produzidas e disseminadas intencionalmente por grupos e pessoas que negam a ciência e estão comprometidas com interesses espúrios e contrários à saúde. O e-book foi organizado por Wagner Vasconcelos e pela pesquisadora Mariella de Oliveira-Costa e traz artigos assinados por palestrantes do seminário que lhe deu origem. Leitura obrigatória e altamente esclarecedora.

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Jornalismo em tempos de pandemia: leitura que vale a pena

Organizado por Hebe Maria Gonçalves de Oliveira e Sérgio Gadini, o e-book “Jornalismo em tempos de pandemia do novo coronavírus”, lançado pela Ria Editorial traz um farto e rico material sobre os desafios e o impacto da pandemia na prática do jornalismo, com participação de 30 pesquisadores e estudiosos do Brasil e do exterior.
Trata-se de uma obra importante pela sua proposta abrangente e pela pluralidade de olhares que contemplaram, de forma lúcida e objetiva, esta nova realidade, sob a ótica da cobertura jornalística.
O e-book pode ser baixado gratuitamente no link abaixo. Boa leitura.

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Minimanual para cobertura jornalística das mudanças climáticas

O jornalismo ambiental acaba de ser magnificamente contemplado com a publicação do “Minimanual para a cobertura jornalística das mudanças climáticas”, fruto da parceria entre o Grupo de Pesquisa Estudos de Jornalismo (UFSM), o Grupo de Investigación Mediación Dialéctica de la Comunicación Social da Universidad Complutense de Madrid (MDCS, Espanha) e o Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental (UFRGS). Organizado pelas pesquisadoras Márcia Franz Amaral, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Eloisa Beling Loose e Ilza Maria Tourinho Girardi, ambas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), como indicado na apresentação da obra, “representa versão ampliada e em português do decálogo “Los Medios de Comunicación y el Cambio Climático publicado na Espanha pelo MDCS e Ecodes (Fundación Ecologia y Desarrollo). A versão brasileira, além das recomendações inspiradas no documento espanhol, traz verbetes técnicos ligados ao tema e aponta conexões necessárias com a nossa realidade.”
Um documento atual, relevante e comprometido com a cobertura jornalística qualificada de temas ambientais. Leitura indispensável para estudiosos, pesquisadores, profissionais e estudantes interessados nesta área.

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Expediente
 

Pensando a Comunicação fora da caixa é uma newsletter da Comtexto Comunicação e Pesquisa, empresa de consultoria nas áreas de Comunicação Organizacional/Empresarial e Jornalismo Especializado.
Editor: Wilson da Costa Bueno 
E-mail para contato: wilson@comtexto.com.br

As informações podem ser reproduzidas livremente, mas solicita-se que, caso isso ocorra, a fonte seja citada.
 
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