Site Comtexto Comunicação e Pesquisa
 
 
Quem Somos   |   O que fazemos
 
 
Ano 2 – No 29 – Outubro 2020
Pensando a Comunicação fora da Caixa
 
Fala, professor!
  Magalu e eleições tiram a imprensa do armário.
A democracia brasileira agradece a iniciativa

A iniciativa do Magazine Luiza (Magalu) de criar um programa de treinamento para formação de lideranças, voltado apenas para negros, tem desencadeado um debate acirrado na sociedade e na mídia, muitas vezes contaminado por posições secularmente preconceituosas.
A decisão da Magalu acabou merecendo, inclusive, um processo de judicialização, porque representantes da Justiça decidiram processar a empresa, alegando discriminação contra os brancos, num embate que tende a ganhar, com maior intensidade, as várias instâncias do Poder Judiciário.
Parcela significativa da imprensa, ainda que abra espaço para os dois lados, já escolheu o seu: vê com bons olhos a iniciativa e a tem utilizado como gancho para pautas sobre o racismo estrutural no Brasil. Mais ainda: ampliou esse leque e passou a apoiar mais decisivamente a luta contra a discriminação e a violência em relação às mulheres, aproveitando as eleições que estão aí.

Leia mais
 
Você Sabia?
 
  A politização das vacinas: postura mesquinha contra a saúde

O debate sobre as vacinas que poderão contribuir de forma decisiva para o controle da Covid-19 está cada vez mais acirrado e tem assumido, nos últimos dias, uma perspectiva nada animadora. Por diversos motivos, em todo o mundo, e sobretudo por aqui, interesses políticos e empresariais têm se sobreposto ao foco principal que deveria ser a saúde dos cidadãos. Além disso, há suspeitas, que merecem ser consideradas, sobre vantagens e privilégios que países hegemônicos buscam garantir quando as vacinas estiverem disponíveis. Afinal de contas, vacinas seguras e eficazes devem ser descartadas em nome de uma polarização político-ideológica? Achamos que não, mas no mundo do capital e dos interesses pessoais (mesquinhos) isso tende a prevalecer, infelizmente.

Leia mais
 
No Canal You Tube SBPjor, debates e reflexões relevantes

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), a partir da Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec/SBPjor), tem disponibilizado episódios que cobrem temas atuais e relevantes da área da série SBJor em Redes. Sugerimos, particularmente, o 5º episódio que debateu “Jornalismo, plataformas e algoritmos – Sinergias e Distopias”, com a participação de especialistas nesta temática. Não deixe, no entanto, de dar uma olhadinha nos demais episódios. Vale mesmo a pena.

Acesso
 
Brasil em chamas: relatos sofridos de quilombolas e indígenas

As nossas populações tradicionais têm sido penalizadas por eventos dramáticos ocorridos nos últimos meses, como a pandemia da Covid-19 e as queimadas na Amazônia, no Pantanal e no Cerrado.
Em geral, as vozes que se levantam contra esta situação são “terceirizadas”, ou seja, representantes da sociedade civil, ambientalistas e jornalistas, por exemplo, mas nem sempre temos possibilidade de tomar contato com as narrativas espontâneas e sofridas destas populações, em particular dos quilombolas e indígenas.
Este vídeo, produzido pela Fase, pela Comissão Pastoral da Terra e pela Campanha em Defesa do Cerrado, nos permite recuperar estas falas, quase sempre silenciadas. É importante ouvi-las sempre.

Vídeo
 
Comtexto Comunicação e Pesquisa em ação

Políticas de Comunicação: o bom exemplo dos Institutos Federais

 

Dois Institutos Federais viraram notícia neste mês de outubro pelo desenvolvimento de processos voltados para a elaboração e implementação de Políticas de Comunicação. O IF Goiano promoveu o lançamento oficial do documento que sistematiza a sua Política de Comunicação e do Plano para sua implementação e está agora empenhado em tornar efetivo este instrumento estratégico de gestão. Já o IFRJ concluiu a primeira etapa de construção de sua Política de Comunicação e está mobilizado para dar prosseguimento a este trabalho, que será concluído no primeiro semestre de 2021. Em ambos os casos, registre-se a contribuição da Comtexto Comunicação e Pesquisa, com o assessoramento técnico de todo o processo.

 

 

Grupo de pesquisa da USP lança portal e e-book sobre comunicação organizacional

 

O Grupo de pesquisa JORCOM – O Jornalismo na Comunicação Organizacional lançou este mês o seu portal e a sua primeira publicação: um e-book, organizado pelo professor sênior da USP, Wilson da Costa Bueno, líder do grupo, intitulado O Jornalismo na Comunicação Organizacional: uma perspectiva crítica, com a participação de uma dezena de docentes e pesquisadores. O e-book está disponível para download gratuito no portal do JORCOM, na página Publicações e Eventos.

Download

 

 
Clicando e aprendendo
 
  União Pró- Vacina: luta competente contra negacionismo

Com certeza, você já ouviu falar dos negacionistas científicos, grupos de pessoas que insistem em negar as evidências científicas e desqualificar campanhas que promovem ações em nome da saúde, como a vacinação.
Visando contribuir para esclarecer os fatos, sempre apoiada na ciência, a União Pró-Vacina tem se empenhado em promover debates e divulgar informações confiáveis sobre a importância da vacinação. Por meio de um dos seus integrantes, o grupo de divulgação científica da USP Ribeirão Preto Vidya Academics, criou um rico material para mídias digitais visando enfrentar o processo de desinformação provocado pelo movimento antivacina.
Negar a ciência não é atitude razoável e pode, inclusive, comprometer a adoção de medidas que têm como objetivo salvar vidas.

Defenda a vacina
 
De novo, os alimentos ultraprocessados. E mais evidências de que eles fazem mal para a saúde.

Os alimentos ultraprocessados continuam sendo pautados pela mídia e pela saúde, especialmente no Brasil, sobretudo depois que pela ação do lobby das empresas, o próprio Ministério da Agricultura fez movimento para mudar o Guia dos alimentos e criar uma boa imagem destes alimentos não saudáveis. Não adiantou porque é impossível ignorar as evidências. Reportagem especial da revista Pesquisa Fapesp (seríssima!) traz novos elementos sobre a relação entre ultraprocessados e saúde, com menção a novos estudos que chegam a admitir a sua relação com o aumento do risco de câncer. Isso não significa que haja uma relação de causalidade contundente, tipo eles provocam câncer, mas já se sabe que eles contribuem para o aumento da obesidade e penalizam a qualidade de vida. Argumentar que estes alimentos é que garantem o sustento da população mundial é, no mínimo, uma atitude hipócrita e é bom lembrar que essa é a mesma a justificativa utilizada para defender os agrotóxicos. Pense bem, antes de defender empresas não comprometidas com a nossa saúde.

Leia mais
 
Um e-book imperdível para os comunicadores organizacionais

A literatura em comunicação organizacional ganhou uma referência valiosa no mês de outubro, com a publicação do e-book Comunicação Estratégica e Integrada: a visão de 23 autores em 5 países, organizado pela professora e pesquisadora Joana Bicalho. São 16 capítulos, mais de 500 páginas, sobre temas atualíssimos, abordados com competência por especialistas do Brasil e do exterior. Se você, por algum motivo, não acompanhou o lançamento e não tinha informação sobre esta publicação, pode ainda recuperar o tempo perdido e acessá-la gratuitamente. Você será recompensado, se fizer este esforço.

Download
 
 
Expediente
 

Pensando a Comunicação fora da caixa é uma newsletter da Comtexto Comunicação e Pesquisa, empresa de consultoria nas áreas de Comunicação Organizacional/Empresarial e Jornalismo Especializado.
Editor: Wilson da Costa Bueno 
E-mail para contato: wilson@comtexto.com.br

As informações podem ser reproduzidas livremente, mas solicita-se que, caso isso ocorra, a fonte seja citada.
 
Curta nossa Fanpage   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Twitter   Veja nosso canal no Youtube
 
 
© 2020, Comtexto - Comunicação e Pesquisa. Todos os direitos reservados
 
 
Desenvolvimento e envio por AMS Public - Sites e Sistemas para Internet