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Ano 1 – No 3 – Abril 2019
Pensando a Comunicação fora da Caixa
 
Fala, professor!
  As síndromes do Jornalismo Ambiental

O Jornalismo Ambiental brasileiro tem se caracterizado por algumas síndromes, equívocos formidáveis que têm impedido o cumprimento de suas inúmeras funções (informativa, pedagógica, de conscientização ou ativista).
A primeira delas – a “síndrome do zoom ou do olhar vesgo” – tem a ver com o fechamento do foco da cobertura, a fragmentação que retira das notícias e reportagens ambientais a sua perspectiva inter e multidisciplinar.

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Você Sabia?
 
  Feminicídio comunicacional: a violência absurda contra as mulheres jornalistas aumenta em todo o mundo

O relatório "Mulheres jornalistas e liberdade de expressão", publicado pela Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), em março último, traz dados assustadores sobre a violência perpetrada contra as mulheres jornalistas em todo o mundo.
Dados extraídos deste Relatório indicam que, entre 2012 e 2016, a Unesco contabilizou 38 assassinatos de mulheres jornalistas e que o Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) notificou a morte de 8 mulheres jornalistas em 2017, dado alarmante porque representa quase 1/5 dos jornalistas mortes neste ano. Há ainda outras mortes de mulheres jornalistas (7 delas), entre 2012 e 2018, que podem também estar associadas à sua atividade como profissional de imprensa e que inclui blogueiras, comunicadora indígena etc.
O relatório da CIDH complementa: há 3 formas diferentes de ações violentas contra as mulheres jornalistas: “"violação sexual de jornalistas em retaliação por seu trabalho, abuso sexual de jornalistas em cativeiro ou detenção e violência sexual por parte de multidões contra jornalistas que cobrem atos públicos".
Esta modalidade condenável de “feminicídio comunicacional” precisa ser combatida e nos assusta a todos. Na verdade, “são sintomáticos (como afirma o relatório) de um padrão de discriminação estrutural da mulher, que tem suas raízes em conceitos relacionados à inferioridade e subordinação da mulher antes aos homens".

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Os “Millenials” são nossos velhos conhecidos.
Mas você já ouviu falar também nos “Perennials”?

Os profissionais de comunicação, marketing e de gestão de pessoas já estão acostumados com os “millenials”, também chamados de “geração Y”, nascidos entre 1979 e 1995, essa tribo conectada 24 horas por dia e que buscam prioritariamente nas mídias sociais informações sobre educação, entretenimento e tudo o mais. Depois deles vieram os “centennials”, ou geração Z, cujos representantes mais velhos só atingiram a maioridade há poucos anos.
Mas muita gente – e, portanto, não sinta desinformado por isso – não sabe que também existem os “perennials”, também conhecidos como “os novos velhos”, que, por perfil e hábitos de consumo não se parecem nada com estes outros grupos: sua turma é constituída pessoas de qualquer faixa etária, mas, como os “millenials” e “centennials” vivem intensamente o presente, são fanáticos por tecnologia e se relacionam com colegas de todas as idades. Veja este artigo de Brenda Fucuta, na blogosfera da UOL com informações e resultados úteis de pesquisa sobre eles (https://nos.blogosfera.uol.com.br/2019/03/03/estudo-mapeia-quem-sao-os-chamados-perennials-os-novos-velhos/).
Pesquisa recente, conduzida por Walter Longo, trouxe alguns dados interessantes sobre os “perennials” e vale a pena conhecê-los. Eles podem estar mais perto de você do que pode imaginar e, quem sabe, não é também um deles. Clique em Leia mais para resgatar dados da pesquisa.

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De vez em quando, os influenciadores digitais
dão o tiro no próprio pé. Dor que dói até no bolso

O mundo digital está repleto de influenciadores, cada vez mais, que andam por aí fazendo a cabeça de muita gente não só para disseminar as suas ideias e posições, mas principalmente para vender produtos a serviço das empresas que os patrocinam. Já nos referimos, inclusive, com as críticas merecidas, a companhias globais que se valem de crianças para influenciar outras crianças, num processo nada ético de incremento do chamado consumo não consciente.
Mas, é sempre assim, muitas vezes influenciadores e empresas que os financiam quebram a cara e há várias situações que favorecem este tiro no pé, como influenciadores que têm ações contrárias ao seu discurso ou que agem em discordância com os valores da sociedade (usam drogas, dirigem embriagados, maltratam pessoas e animais e assim por diante).
O último episódio foi protagonizado pela mexicana Yovana Mendoza Ayres, conhecida como Rawvana, defensora ativista da dieta crudivegana, adepta do consumo de alimentos crus, que foi flagrada por uma colega comendo peixe cru em um restaurante da Indonésia. Mico enorme e que gerou grande repercussão. Desculpas posteriores adiantaram pouco e, com certeza, essa hora ela já está sentindo na imagem e no bolso o que significa falar uma coisa e fazer outra. Bem feito. Que os candidatos a influenciadores digitais aprendam a lição.

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Comtexto Comunicação e Pesquisa em ação

Cursos a distância: promoção querodesconto continua

 

A campanha querodesconto, que garante um desconto de 10% no valor da inscrição para todos os 7 cursos oferecidos na plataforma Comunicação a Distância (www.comunicacaoadistancia.com.br), foi estendida para todo o mês de abril. Para obter esta vantagem, basta colocar o código querodesconto no cupom a ser aplicado no Carrinho de Compras do Portal. Nossos cursos estão focados nas áreas de Comunicação Organizacional e Jornalismo Especializado. Para maio, está previsto o lançamento de mais um curso a distância: Estratégia de comunicação nas mídias sociais e já estamos trabalhando para disponibilizar até o final do semestre o curso premium Construção e implementação de uma Política de Comunicação.

 

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Elaboração de Políticas de Comunicação Corporativa

 

A Comtexto Comunicação e Pesquisa é a empresa de consultoria com maior experiência na elaboração de Política de Comunicação Corporativa em nosso país, acumulando cerca de uma dezena de trabalhos realizados para universidades estaduais e federais, institutos federais, empresas de pesquisas e empresas privadas. Se você tiver interesse em conhecer melhor o nosso trabalho, entre em contato com o prof. dr. Wilson da Costa Bueno, nosso diretor, pelo e-mail: professor@comtexto.com.br. A Comtexto (www.comtexto.com.br) também está presente nas mídias sociais (Facebook, Twitter e Linkedin).

 

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Clicando e aprendendo
 
  Journalist´s Resource: informações valiosas para jornalistas

O Journalist´s Resource, portal administrado por professores, funcionários e alunos de pós-graduação da Harvard Kennedy School, como parte da Iniciativa Carnegie-Knight sobre o Futuro da Educação em Jornalismo, fornece acesso a relatórios acadêmicos e artigos sobre um conjunto diversificado de assuntos e temas, absolutamente relevantes para o trabalho jornalístico. O portal, prioritariamente, remete a pesquisas confiáveis e atuais sobre meio ambiente, economia, sociedade, governo, política e internacional e dá dicas úteis sobre as técnicas jornalísticas, referentes à condução de entrevistas, estilo, ética, dentre outras. Você, jornalista ou comunicador, pode assinar, gratuitamente, newsletter semanal com informações e links para pesquisas importantes para o a sua atualização e trabalho.

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E-book gratuito sobre o crime ambiental da Samarco

Os crimes ambientais devem ser sempre amplamente documentados (e denunciados) como forma de esclarecer a opinião pública e exigir a punição dos responsáveis. Este é o caso do E-book Mar de Lama da Samarco na Bacia do Doce: em busca de respostas, disponível gratuitamente para download. Trata-se de uma obra atualíssima que, em 19 capítulos, sob a responsabilidade de dezenas de estudiosos, tem como um dos objetivos principais “fazer um registro histórico dos fatos ocorridos para que esta tragédia não se perca na memória coletiva da população. Inicialmente definido como acidente, posteriormente se caracterizou como uma tragédia para, por fim, se configurar como um crime.” Ele foi organizado e publicado por professores do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, por meio do Observatório de Saúde do Trabalhador (OSAT) e do Projeto Manuelzão, com o apoio da Faculdade de Medicina/UFMG e do Hospital das Clínicas/UFMG.

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Portal de Periódicos da Capes. Indispensável!

Já está disponível para consulta o Portal de Periódicos da Capes 2019, “ a maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: abriga mais de 48 mil títulos de revistas científicas disponíveis em texto completo, 130 bases de dados de referências e resumos para levantamento bibliográfico, além de outros tipos de conteúdos, como dissertações, teses, materiais audiovisuais, livros e normas técnicas. Os interessados podem fazer buscas por assunto, por livro, por periódico e, para sanar dúvidas, oferece um Guia do Portal de Periódicos da Capes. Inclua este link entre os seus favoritos e você não se arrependerá. Conhecimento é poder.

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Jornal da Ciência, da SBPC, uma fonte importante

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) edita, desde 1985, o Jornal da Ciência que, durante muito tempo (até 2011) circulou em forma impressa, mas que agora é disponibilizado em sua versão digital. Há, na verdade, uma edição impressa, mensal, com um tema especial e conteúdo exclusivo, “mas distribuída principalmente para aos sócios ativos da SBPC e tomadores de decisão nas áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação”.

Jornal da Ciência
 
Expediente
 

Pensando a Comunicação fora da caixa é uma newsletter da Comtexto Comunicação e Pesquisa, empresa de consultoria nas áreas de Comunicação Organizacional/Empresarial e Jornalismo Especializado.
Editor: Wilson da Costa Bueno 
E-mail para contato: wilson@comtexto.com.br

As informações podem ser reproduzidas livremente, mas solicita-se que, caso isso ocorra, a fonte seja citada.
 
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