Site Comtexto Comunicação e Pesquisa
 
 
Quem Somos   |   O que fazemos
 
 
Ano 2 – No 30 – Dezembro 2020
Pensando a Comunicação fora da Caixa
 
Fala, professor!
  A sigla ESG significa mesmo alguma coisa, ou não passa apenas de mais um modismo?

O mundo dos negócios busca, recorrentemente, agregar novas práticas e novas posturas e, recentemente, colocou para circular com intensidade mais uma, representada pela sigla em inglês ESG. O que ela significa?
Vamos lá: ESG incorpora as práticas ambientais (E), sociais (S) e de governança (G), reconhecidamente importantes porque permite às organizações e empresas consolidarem a sua sustentabilidade.
Engana-se, de forma apressada, quem julga que estes parâmetros modernos sejam de interesse apenas dos executivos financeiros e dos investidores, preocupados com o impacto da atuação das empresas, visto que, quando ele se mostra negativo, certamente acarreta prejuízos que costumam doer no bolso e na alma dos empresários e dos acionistas.
Como vimos no caso do Carrefour, envolvido até o pescoço com o assassinato de um cliente negro (João Alberto) pelos seguranças de uma de suas lojas em Porto Alegre/RS, há certas posturas (ou falta de compostura ética e humanidade) que comprometem também, e intensamente, a imagem e reputação e, em consequência, a receita das empresas. Para não deixar barato, Carrefour merece todas as críticas e precisa pagar caro por este episódio terrível, que não é o único do portfólio negativo da companhia!

Leia mais
 
Você Sabia?
 
  O WhatsApp não é um mar de tranquilidade. Olho vivo.

Você, como a maioria dos brasileiros, que trafega tranquilamente pelo WhatsApp, usufruindo-se dos seus benefícios, precisa estar atento (a) um sinal de alerta: os golpes estão se multiplicando nesta ferramenta de comunicação e ninguém está livre deles. E eles não acontecem apenas na modalidade tradicional: contas clonadas e uso do nosso nome para pedir dinheiro emprestado junto aos amigos. O processo se sofisticou e hoje os criminosos usam dados vazados para criar uma conta falsa, que tem, inclusive, os seus contatos mais próximos (amigos e familiares). Incautos, muitos acreditam na história e, quando se dão conta, entregaram dinheiro de graça.
Há dicas para se proteger (ainda bem), como, por exemplo, ativar a autenticação de dois fatores, o que exige uma senha para o acesso à conta; aumentar os níveis de privacidade e não aceitar desconhecidos. Avise também os seus amigos logo que perceber que foi fraudado e, assim, pelo menos, você evita que eles percam dinheiro e que você tenha uma grande dor de cabeça.
As mídias sociais, como você sabe, não representam um mar de tranquilidade. Olho vivo.

Saiba mais
 
Grandes frigoríficos e grandes infrações à lei. Coisa feia!

O Inpe acaba de anunciar que o desmatamento continua enorme em nosso país e a gente não tinha dúvida disso. Mas uma ONG britânica (Global Vittness) deu um passo à frente e revelou que grandes frigoríficos brasileiros estão comprando gado de fazendas que promovem desmatamento ilegal. Pode isso? Lógico que não.
Há um compromisso assumido pelos frigoríficos de não utilizar carne oriunda de terras devastadas e eles, recorrentemente, usam essa justificativa para proclamar a sua generosa ação em nome da sustentabilidade. A ONG revelou dados, comprovou que a fiscalização tem sido inoperante e deu nome aos “bois” (JBS, Marfrig e Minerva). As empresas buscam justificar a compra da carne ou negam ter cometido este deslize ético, mas não adianta: como dizem os advogados, as provas são robustas.
É melhor que os frigoríficos revejam suas práticas porque, com este olhar vigilante em cima do desmatamento da Amazônia, as restrições às exportações não demorarão a chegar. E aí não adianta chororô. Vamos arrumar isso logo? E tem gente que acha que as ONGS é que são o problema, não é mesmo?

Reportagem da Folha de São Paulo
 
A comunicação como vacina contra o racismo. Veja e pratique.

O canal do Instituto Ibirapitanga no You Tube disponibiliza uma série de vídeos que têm como tema o debate sobre a questão racial, derivados do encontro Branquitude: racismo e antirracismo.
O Instituto “é uma organização dedicada à defesa de liberdades e ao aprofundamento da democracia no Brasil” e foi fundado pelo cineasta Walter Salles. Ele “apoia organizações, movimentos e coletivos da sociedade civil brasileira que desejam produzir transformações estruturais positivas no país” e tem dedicado atenção especial à causa antirracismo. No conjunto de vídeos, disponíveis no canal do You Tube do Instituto, há, inclusive, um vídeo específico sobre O papel da comunicação no antirracismo..

Veja no You Tube
 
Comtexto Comunicação e Pesquisa em ação

Política de Comunicação do IFRJ: terceira etapa concluída

 

O Instituto Federal do Rio de Janeiro acaba de desenvolver a sua terceira etapa do processo de construção da sua Política de Comunicação, que objetiva definir diretrizes, posturas e ações concretas que irão orientar o seu relacionamento com os públicos estratégicos e a sociedade de maneira geral. O assessoramento técnico para este trabalho está sendo realizado pela Comtexto Comunicação e Pesquisa, que já orientou também mais de uma dezena de processos similares, em particular junto a universidades públicas, institutos federais, institutos e empresas de pesquisa e organizações privadas. Se sua organização ou empresa tem interesse em realizar este trabalho, consulte-nos pelo e-mail: professor@comtexto.com.br

 

 

Cursos a distância de Comunicação:
Ano Novo, Aprendizado Novo

 

O portal Comunicação a Distância (www.comunicacaoadistancia.com.br) estará realizando, nos meses de janeiro e fevereiro, uma promoção especial para os seus cursos a distância em Comunicação Organizacional e Jornalismo Especializado, com carga de 60 horas/aula cada um. Se você tem interesse, acesse o portal, veja o portfólio dos cursos, e contate o coordenador dos cursos, o prof. sênior da USP, Wilson da Costa Bueno: os primeiros 20 interessados receberão um cupom (código) que lhes permitirá ter um desconto de 30% no valor da inscrição. E-mail para contato: professor@comtexto.com.br A Comtexto Comunicação e Pesquisa, responsável pelo portal, é filiada à Associação Brasileira de Educação a Distância e promove cursos de Comunicação em EAD há mais de 15 anos.

Saiba mais

 

 
Clicando e aprendendo
 
  Comunicolog: notícias da Academia

Vale a pena dar uma passada, se ainda não o fez, pelo site O ComunicoLog, lançado há 3 meses, e que traz notícias da área acadêmica de Comunicação. Segundo seu editor, o jornalista Cristiano Anunciação, doutor em comunicação pela UNB, a missão do ComunicoLog “é divulgar – de forma clara, objetiva, precisa e com correção, observando os princípios éticos e técnicos do jornalismo – para a comunidade acadêmica da área de Comunicação informações relevantes sobre pesquisas científicas, bem como chamadas de artigos para publicação em livros e revistas, eventos, processos seletivos e concursos, dentre outras matérias de interesse do campo.”

Acesse
 
O jornalismo científico em podcast: dicas relevantes

O ViaCast, programa de podcasts publicado pelo Jornal da USP, dedicou um deles a uma atividade fundamental nos dias de hoje, marcado pelo negacionismo, pelas fake news e pela necessidade urgente de defender e praticar a ciência: o jornalismo científico. O podcast entrevista a jornalista Luiza Caires, mestre em Comunicação, editora de Ciências do Jornal da USP, que produz, há um bom tempo, reportagens, podcasts, vídeos e conteúdo para as mídias sociais @CienciaUSP. Aprender com quem tem experiência no campo e forte compromisso com a produção e a divulgação científica brasileira é sempre bom.

Ouça
 
Fiocruz lança jogo online Jovem Cientista Contra Epidemias

A Fiocruz, referência na área do ensino, da pesquisa e da divulgação científica da saúde em nosso país, lançou recentemente o jogo online Jovem Cientista contra Epidemias, que ensina como combater grandes epidemias do século 20, como a varíola, a peste bubônica e a febre amarela. Voltado a crianças e adolescentes a partir do sétimo ano do ensino fundamental, conforme explica o material de divulgação do jogo, ele simula situações que levam o público a atuar na tomada de decisões sobre as questões de saúde pública que assolavam o país no início do século 20. Jogar, divertir e aprender, uma fórmula fantástica para despertar vocações e entrar no mundo maravilhoso da história da ciência e da saúde. Qualquer que seja a sua idade, experimente se tornar um assistente do cientista Oswaldo Cruz, patrono do Instituto Fiocruz.

Vamos jogar?
 
 
Expediente
 

Pensando a Comunicação fora da caixa é uma newsletter da Comtexto Comunicação e Pesquisa, empresa de consultoria nas áreas de Comunicação Organizacional/Empresarial e Jornalismo Especializado.
Editor: Wilson da Costa Bueno 
E-mail para contato: wilson@comtexto.com.br

As informações podem ser reproduzidas livremente, mas solicita-se que, caso isso ocorra, a fonte seja citada.
 
Curta nossa Fanpage   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Twitter   Veja nosso canal no Youtube
 
 
© 2020, Comtexto - Comunicação e Pesquisa. Todos os direitos reservados
 
 
Desenvolvimento e envio por AMS Public - Sites e Sistemas para Internet