Site Comtexto Comunicação e Pesquisa
 
 
Quem Somos   |   O que fazemos
 
 
Ano 3 – No 33 – Abril 2021
Pensando a Comunicação fora da Caixa
 
Fala, professor!
  Se sua empresa ainda não dispõe de uma Política de Comunicação, é melhor correr logo com isso!

A maioria das empresas e organizações passa boa parte do tempo proclamando que sua comunicação é integrada e estratégica, mas ainda repete que a comunicação organizacional é uma ferramenta (é um processo, gente, nada de ferramenta!) e não sabe, ao menos, listar os seus públicos estratégicos.
Na verdade, para a quase totalidade delas, a comunicação não é contemplada com um planejamento de verdade, não existe sistema de avaliação das ações, produtos e estratégias de comunicação e, em muitos casos, a estrutura profissionalizada de comunicação não tem autonomia, não é protagonista, apenas cumpre um conjunto significativo de tarefas. Isso significa que a comunicação, nestas empresas, assume uma perspectiva essencialmente operacional.
O mais importante de tudo isso é que a maioria das empresas e organizações brasileiras nem pensa em construir uma Política de Comunicação. Não se trata daquela “política de comunicação” que só está na cabeça e no discurso do diretor de comunicação e que não foi debatida, nem consensuada com os públicos estratégicos.

Leia mais
 
Você Sabia?
 
  Os negros estão ausentes nas diretorias de redação dos principais veículos brasileiros

Pesquisa realizada pelo Reuters Institute for the Study of Journalism em 100 veículos de 5 países (Brasil, África do Sul, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos.) constatou uma triste, mas não surpreendente realidade: as principais redações brasileiras não têm sequer um negro em seu comando. O estudo revela que essa baixa representatividade se reproduz também em outros países e que apenas na África do Sul os negros estão bem representados nas diretorias das redações, ainda que tenha havido um declínio entre 2020 e 2021. É difícil concluir algo diferente do que todos já sabemos: o preconceito racial também bate ponto no mundo da comunicação e este fato constrange todos nós.
Se você deseja ler o relatório (em inglês) da pesquisa do Instituto Reuters, basta clicar no link disponibilizado abaixo:

Leia o relatório
 
As empresas devem participar do debate político? Ou é melhor que elas fiquem longe disso?

A polarização política e ideológica é uma característica marcante do nosso tempo e, como era de se esperar, tem atraído também as empresas e os seus principais executivos que se alinham ou se opõem aos atuais governantes em seus países, estados ou municípios.
Esta aproximação entre o mundo dos negócios e o mundo da política é vista com muitas restrições, simplesmente porque pode trazer riscos às organizações exatamente porque este terreno não é fácil de trilhar, sobretudo para os amadores.
A revista The Economist publicou, este mês de abril, uma reportagem ampla sobre o que denomina de ativismo dos CEOS, fenômeno que, segundo ela, está trazendo riscos importantes para as empresas. Elas, durante muito tempo, deixavam esta tarefa para os lobistas, porém, cada vez mais, os executivos têm entrado de cabeça neste processo. Vale a pena ler a reportagem que, embora contemple o cenário norte-americano, pode ser bastante produtiva para as empresas e dirigentes brasileiros. Ela foi reproduzida pelo Estadão.

Leia
 
Facebook resolveu encarar o Clubhouse e lança salas de conversa de áudio

A briga no mercado de salas de conversa de áudio promete ser de cachorro grande porque o Facebook resolveu encarar o Clubhouse e está anunciando uma série de produtos para esse nicho de mercado. Ele está prometendo não apenas salas de conversa ao vivo, mas também recursos para a criação de áudios e mesmo a opção de ouvir podcasts pelo aplicativo. Por enquanto, tudo está em testes para que se possa garantir a eficácia destas novidades e talvez tenhamos que esperar algum tempo ainda para que elas estejam disponíveis para todo o mundo. Com seu enorme contingente de usuários (quase 2 bilhões), o Facebook acredita que poderá ocupar papel de destaque (cá entre nós, ele pretende ser o líder) nessa área. É esperar para ver. Enquanto isso, o Clubhouse se fortalece para esperar a chegada de um concorrente de peso. Que os consumidores saiam ganhando deste embate.

Saiba Mais
 
Comtexto Comunicação e Pesquisa em ação

Unemat aprova sua Política de Comunicação

 

O Conselho Universitário (Consuni) da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) aprovou a Política de Comunicação da Universidade, fruto de um processo transparente e democrático de construção coletiva, liderado pela Assessoria de Comunicação e subsidiado por uma Comissão de Comunicação, constituída para esse fim. A Política de Comunicação teve o assessoramento técnico da Comtexto Comunicação e Pesquisa (www.comtexto.com.br), responsável por trabalhos similares realizados para mais de uma dezena de empresas, universidades públicas (estaduais e federais) e institutos federais. Caso sua empresa tenha interesse em construir uma Política de Comunicação, contate-nos pelo e-mail wilson@comtexto.com.br

Saiba mais

 

Avalie os canais de relacionamento com os públicos estratégicos de sua empresa

 

A Comtexto Comunicação e Pesquisa está desenvolvendo um novo projeto voltado para a avaliação dos canais de relacionamento (jornais, revistas, newsletters, intranet, portal, dentre outros) utilizados por empresas e organizações em geral para interação com os seus públicos estratégicos, internos e externos. Se sua empresa pretende realizar este trabalho, fique à vontade para entrar em contato pelo e-mail: comtexto@comtexto.com.br. Se quiser falar diretamente com o responsável por este projeto, o e-mail é: wilson@comtexto.com.br. Não avaliar a comunicação é dar tiro no escuro, não é mesmo? E isso significa perder tempo, dinheiro e novas oportunidades de negócios. Incorpore a pesquisa em seu planejamento de comunicação.

Saiba mais

 

 
Clicando e aprendendo
 
  Conheça o projeto Vozes dos biomas e seus admiráveis personagens

A jornalista e educomunicadora Sucena Shkrada Resk, protagonista importante do jornalismo ambiental brasileiro, desenvolve desde 2014 o projeto Vozes dos Biomas, que tem como objetivo dar visibilidade aos personagens de nossos biomas ((Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal e Bioma Marinho), contribuindo, desta forma para valorizar o ser humano, suas relações sociais e sua interação (e compromisso) com o espaço em que vivem. Para tanto, ela traz depoimentos de importantes atores das unidades de conservação ou de áreas com populações tradicionais e/ou indígenas, em entrevistas que ressaltam a importância destes notáveis personagens da cena brasileira. A jornalista já realizou mais de 70 entrevistas e promete continuar com suas andanças. O meio ambiente e a cidadania agradecem.

Acesse o portal
 
Boletim Inovação & Empresas, importante contribuição da Revista Pesquisa Fapesp

A Revista Pesquisa Fapesp, uma das mais importantes publicações brasileiras sobre ciência, tecnologia e inovação, sob a responsabilidade da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo, lançou recentemente o boletim mensal Inovação & Empresas, encaminhado gratuitamente por e-mail aos interessados.
O boletim traz notícias, reportagens e informações relevantes sobre o mundo da inovação, com destaque às iniciativas brasileiras, e merece estar incluído no conjunto de leituras básicas sobre este tema. Você pode se inscrever para receber o boletim e outras publicações da Fapesp clicando no link abaixo.

Assine o boletim
 
Os bons cursos a distância de jornalismo do Knight Center

O Centro Knight de Jornalismo nas Américas, da Universidade do Texas em Austin (Knight Center), tem promovido uma série de cursos, nos últimos anos, voltados para os jornalistas de todo o mundo, com a presença expressiva de profissionais de imprensa do nosso país. O desenvolvimento de um “programa de ensino a distância para ajudar os jornalistas a melhorar suas habilidades e se adaptar às demandas da revolução digital” constitui um dos seus objetivos principais e a oferta de cursos têm como característica importante o fato de serem gratuitos, embora esteja prevista uma contribuição (doação) equivalente a 30 dólares, caso os participantes dos cursos desejem receber um certificado de participação. Neste ano, em língua portuguesa, o Knight Center já realizou os cursos on-line intitulados “Desinformação e checagem de fatos em tempos de COVID-19 na América Latina e no Caribe” e “Cobertura da vacina para a Covid-19: o que os jornalistas precisam saber”. Se você tem interesse em aprofundar os seus conhecimentos em Jornalismo, fique atento porque o Knight Center tem uma programação regular de cursos.

 

Knight Center
 
 
Expediente
 

Pensando a Comunicação fora da caixa é uma newsletter da Comtexto Comunicação e Pesquisa, empresa de consultoria nas áreas de Comunicação Organizacional/Empresarial e Jornalismo Especializado.
Editor: Wilson da Costa Bueno 
E-mail para contato: wilson@comtexto.com.br

As informações podem ser reproduzidas livremente, mas solicita-se que, caso isso ocorra, a fonte seja citada.
 
Curta nossa Fanpage   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Twitter   Veja nosso canal no Youtube
 
 
© 2021, Comtexto - Comunicação e Pesquisa. Todos os direitos reservados
 
 
Desenvolvimento e envio por AMS Public - Sites e Sistemas para Internet