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Ano 3 – No 34 – Maio 2021
Pensando a Comunicação fora da Caixa
 
Fala, professor!
  A importância do diálogo entre as múltiplas competências em Comunicação Organizacional

Houve um tempo em que as tensões entre algumas competências que caracterizam a Comunicação Organizacional eram frequentes, derivadas sobretudo do corporativismo que vigorava (e ainda se mantém), por exemplo, nas áreas de Jornalismo e de Relações Públicas.
Apoiados nos textos da regulamentação profissional destas áreas (elaborados nos tempos obscuros da ditadura), Conselhos Regionais de Relações Públicas e Sindicatos dos Jornalistas buscavam, a todo custo, garantir espaços de atuação exclusiva para os seus associados, o que, invariavelmente, gerava embates acalorados.
Pouco a pouco, com a profissionalização das estruturas de comunicação nas empresas e organizações em geral, notadamente nos grandes centros, esta tensão se reduziu, embora, aqui e acolá, ela continue a se manifestar. O número crescente de profissionais formados em comunicação e o enxugamento das estruturas, especialmente em momentos de crise, como o que atravessamos agora, tornaram a concorrência mais acirrada e, volta e meia, observamos o processo conhecido como “fogo amigo” provocando tensões no mercado.

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Você Sabia?
 
  Os ataques on-line contra as mulheres jornalistas

Estudo realizado pela Unesco, conduzido pelo International Center for Journalists (ICFJ), junto a 900 mulheres jornalistas, de 125 países, revelou que elas têm sofrido assédio on-line em virtude de seu trabalho, e que essas agressões representam “ameaças misóginas e assédio nas redes sociais e a violação da privacidade e segurança digital que aumenta os riscos físicos relacionados à violência sexual conectados.”
Segundo o estudo, “a maioria das jornalistas contatados disse ter recebido ataques baseados em desinformação que buscavam desacreditá-las pessoal e profissionalmente. Especialmente na América Latina, África, Ásia e países árabes, os ataques eram narrativas falsas de orientação sexual.”
Pelos dados levantados, chegou-se também à conclusão de que a violência on-line se concretiza também no mundo real e que o discurso misógino e de ódio se volta, com maior intensidade, contra mulheres indígenas e negras. O estudo menciona inúmeros casos, ocorridos em todo o mundo, com destaque para as ofensas à jornalista Patrícia Campos Mello pelo presidente Jair Bolsonaro, que, em suas reportagens, denunciou a onda de desinformação que contaminou as últimas eleições presidenciais de 2018.

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O respeito à biodiversidade pode salvar nossas vidas

Se você acredita que a extinção de aves e animais e o desmatamento das florestas nada afeta a sua saúde, é melhor rever os seus conceitos. Como a pandemia da Covid-19 demonstrou, a invasão predadora do ser humano em determinados habitats tem a capacidade de provocar surtos globais de doenças, responsáveis por milhões de mortes. A ameaça à biodiversidade é enorme e real. Especialistas estimam, por exemplo, que cerca de um milhão de espécies animais e vegetais corre, atualmente, risco de extinção. Fatores importantes, como o incremento da agropecuária, a expansão das áreas urbanas, a poluição e a produção de energia de forma não sustentável, contribuem, de forma dramática, para a perda da biodiversidade.
O Brasil, que tem reconhecidamente a maior biodiversidade do planeta, sofre com as agressões recorrentes derivadas da ação humana, o que certamente contribui para ampliar as ameaças à saúde e à economia, penalizando em especial as populações mais vulneráveis. É preciso reverter este cenário imediatamente e, para isso, políticas públicas competentes devem contemplar diretrizes e ações concretas que reduzam ou eliminem as ameaças à nossa biodiversidade. Certamente, como sabemos, não é fazendo “passar a boiada” que conseguiremos proteger a biodiversidade brasileira e a nossa saúde.

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O impacto das plataformas digitais no jornalismo

A Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) acaba de lançar o e-book “O impacto das plataformas digitais no jornalismo”, que reúne inúmeros artigos que têm como foco o “impacto político, econômico e cultural das mega corporações mundiais da internet no ecossistema jornalístico brasileiro.”
A publicação alerta para o domínio da internet por poderosas corporações, como o Google, Apple, Facebook, Amazon e Microsoft , o que tem contribuído para “limitar o alcance e a qualidade da informação consumida pela maioria das pessoas na rede mundial de computadores”.
Além do prejuízo causado à qualidade da informação jornalística por este modelo de distribuição de conteúdos, a migração para o mundo digital tem provocado o deslocamento gradativo dos investimentos do mercado publicitário da mídia impressa para a mídia digital, com o fechamento sucessivo de jornais e revistas. A Fenaj defende o financiamento público para a produção de informação jornalística de qualidade e pede a taxação das grandes plataformas digitais “visando a constituição de um fundo para fortalecimento do jornalismo e pela valorização das e dos jornalistas”. Somos totalmente a favor desta proposta.

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Comtexto Comunicação e Pesquisa em ação

Cursos de capacitação para comunicadores das universidades públicas e dos institutos federais

 

A Comtexto Comunicação e Pesquisa está propondo cursos de capacitação em comunicação/jornalismo para atender às demandas dos comunicadores das universidades e empresas públicas e dos institutos federais. Essa proposta leva em conta, inclusive, a criação de cursos com conteúdo programático definido pelas instituições, a serem realizados virtualmente, e com custo competitivo no mercado. Se sua universidade, empresa ou instituto tem interesse em oferecer um curso de comunicação exclusivo para os seus comunicadores, entre em contato com a gente. Você pode falar diretamente com o responsável pela área de cursos da Comtexto, Wilson da Costa Bueno, professor sênior da USP, com atuação nas áreas de Comunicação/ Jornalismo, valendo-se do e-mail professor@comtexto.com.br. Certamente, conseguiremos dar atendimento às suas demandas e expectativas.

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IFNMG começa a construir sua Política de Comunicação

 

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) inicia, neste mês de junho, o processo de construção de sua Política de Comunicação, visando estabelecer diretrizes e desenvolver ações e produtos para qualificar o relacionamento com os seus públicos estratégicos e a sociedade de maneira geral. O trabalho terá o assessoramento técnico da Comtexto Comunicação e Pesquisa, que já conduziu este processo para mais de uma dezena de institutos federais, empresas e universidades públicas e empresas privadas. As organizações que dispõem de uma Política de Comunicação, construída coletivamente, estão mais capacitadas para elaborar o planejamento e a execução de suas atividades de comunicação. Se sua instituição estiver interessada em realizar este trabalho, ou mesmo atualizar a Política de Comunicação já existente, contate-nos pelo e-mail professor@comtexto.com.br

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Clicando e aprendendo
 
  Conheça o boletim “Dia e Noite com as Estrelas” e aprenda Astronomia com os alunos da USP

Os alunos do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP mantêm já, há alguns meses, o boletim “Dia e Noite com as Estrelas”, em parceria com os colegas da Escola de Comunicações e Artes (ECA), que traz, a cada edição, temas atuais e relevantes da Astronomia em forma de notícia. O projeto também incorpora a contribuição da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
O boletim tem como proposta divulgar, para os estudantes do ensino básico e para todos os interessados, conhecimentos básicos de Astronomia e representa, em tempos de pandemia, uma contribuição relevante para o processo de divulgação científica e de democratização do conhecimento. Quem tiver interesse em acessar este rico material, pode inclusive receber as edições mensais em seu e-mail ou WhatsApp, bastando, para isso, enviar uma mensagem para contatodncestrelas@gmail.com.

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Vídeos da RedeComCiência dão dicas sobre a cobertura científica

A Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência) lançou uma série de vídeos intitulada “Jornalismo Científico em 5 minutos”, com o objetivo de subsidiar os profissionais de imprensa que cobrem ou desejam cobrir temas de ciência, tecnologia e inovação. A proposta é publicar, a cada duas semanas, um novo vídeo com dicas importantes para a realização de notícias/reportagens nesta área.
Os vídeos estão disponíveis no Canal RedeComCiência no YouTube, sob licença Creative Commons, isto quer dizer que podem ser compartilhados e reproduzidos, desde que os créditos relativos à sua autoria estejam indicados. Se você tem interesse em fazer o download de algum dos vídeos publicados, entre em contato com os colegas da Rede pelo e-mail redecomciencia@gmail.com solicitando o link para baixá-lo. Uma iniciativa importante e que merece ser saudada.

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As mulheres são esmagadora minoria nos conselhos de empresas

O discurso da diversidade corporativa tem se ampliado em nosso país e muitas empresas e organizações em geral redobram esforços no sentido de aumentar sobretudo a participação de mulheres, negros e pessoas com deficiência em seu quadro de funcionários. Mais ainda: há uma preocupação em garantir esta participação importante também nos quadros diretivos, onde prevalecem especialmente os homens brancos.
Levantamento realizado pela consultoria de recrutamento Korn Ferry constatou que, no Brasil, em 2020, as mulheres, por exemplo, estavam representadas em apenas 14% dos conselhos de empresas, um índice inferior ao que é encontrado nos EUA (25%) e na Europa (30%).
É verdade que tem havido um crescimento desta participação em nosso país (o porcentual era de 7% em 2014), mas é preciso registrar que esse aumento ocorre principalmente para o caso de conselheiros independentes e que, além disso, são raras as empresas que têm mulheres como presidente do Conselho. No levantamento realizado, apenas 3 casos foram relatados: e Luiza Trajano (Magazine Luiza), Ana Maria Marcondes Penido Sant`Anna (CCR) e Patrícia Bentes (Melhoramentos).
Mais do que o discurso, serão necessárias ações efetivas para que esse desequilíbrio seja reduzido ao longo dos próximos anos. É fundamental que este cenário desfavorável seja alterado rapidamente.

 

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Pensando a Comunicação fora da caixa é uma newsletter da Comtexto Comunicação e Pesquisa, empresa de consultoria nas áreas de Comunicação Organizacional/Empresarial e Jornalismo Especializado.
Editor: Wilson da Costa Bueno 
E-mail para contato: wilson@comtexto.com.br

As informações podem ser reproduzidas livremente, mas solicita-se que, caso isso ocorra, a fonte seja citada.
 
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