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Ano 3 – No 38 – Setembro 2021
Pensando a Comunicação fora da Caixa
 
Fala, professor!
  Imprensa X plataformas digitais: aproximações e rupturas

O embate entre a imprensa e as plataformas digitais continua acirrado, embora, nos últimos dias, alguns representantes dos monopólios digitais tenham feito acenos, considerados importantes, mas ainda tímidos, de aproximação com a mídia.
O problema não está localizado apenas no Brasil, mas ganha dimensão global porque os veículos jornalísticos de todo o mundo percebem, nitidamente, que a agressividade das plataformas, em sua perspectiva monopolística, fere os seus interesses e reduz os seus lucros.
Os meios de comunicação das Américas lançaram, recentemente, um manifesto em defesa dos “valores do jornalismo profissional no ecossistema digital”, no qual julgam que “é necessário haver estratégias coerentes em âmbito mundial para fazer cumprir um direito que se baseia tanto na propriedade intelectual quanto nas leis antitruste” e que é também “fundamental evitar práticas abusivas no mercado da publicidade digital”. Ao mesmo tempo, preocupam-se com o uso dos algoritmos por estas plataformas que acabam, segundo os signatários do manifesto, definindo “a distribuição dos conteúdos para a sociedade”.

 

Leia mais
 
Você Sabia?
 
  Demissão pelo WhatsApp? Justiça diz que pode sim!

Perder o emprego em tempos de pandemia tem representado, certamente, um golpe terrível para nós, brasileiros. Todos sabemos que esta situação desagradável, que pode ser dramática em muitos casos, tem acontecido com frequência. A notícia sobre uma demissão costuma ser mais tenebrosa ainda quando chega bruscamente, via WhatsApp. E essa parece ser a nova mania das empresas.
O que a Justiça diz? Que o empregador pode fazer isso, embora esse recurso, se utilizado de maneira inadequada, crie traumas para quem recebe informação sobre a dispensa do trabalho. Infelizmente, esta é mais uma alternativa de uso do WhatsApp (além do envio de fake news) que não interessa para ninguém. As empresas poderiam ser mais cordiais, não é verdade? Talvez seja pedir demais porque, quem adota esta postura, deve ter coração de pedra.

 

A conferir
 
Cuidado com o “hype” na comunicação

O termo “hype”, que na língua inglesa, está associado à ideia de exagero e até mesmo de trapaça, tem sido incorporado gradativamente ao nosso vocabulário. Há quem garanta que a imprensa não séria, que não qualifica as informações que veicula, se vale desse recurso com absoluta regularidade. Quando se lê uma notícia que propaga vantagens ou desvantagens de um medicamento, ou “espetaculariza” uma descoberta científica, podemos dizer que estamos diante de um “hype”. Logo, é preciso tomar cuidado com os “hypes” porque eles se prestam para alavancar fake news, em especial no jornalismo científico ou na divulgação científica de maneira geral.
Vale a pena ler artigo a este respeito, bastante esclarecedor, do jornalista Carlos Orsi, editor-chefe da revista Questão de Ciência, e permanecer vigilante. Exageros conduzem sempre à desinformação.

 

Leia
 
Proteja os dados de seus filhos e netos na web

Você, que é pai, mãe, avô ou avó, deve saber que a nossa caminhada pela web (em particular pelas mídias sociais) deixa rastros e que eles podem ser utilizados para identificar nossos desejos de consumo, nossa identidade e servir para propósitos que escondem péssimas intenções. O problema é ainda mais grave quando os dados se referem a crianças. Esta é a preocupação da UNICEF, que elaborou recentemente um manifesto com 10 ações para proteger deste risco as nossas crianças e adolescentes. O documento foi divulgado pelo Instituto Alana, em seu programa Criança e Consumo, com o objetivo de alertar papais, avôs e todos os que se preocupam em garantir a “governança de dados” relativos a crianças e adolescentes. Clique no link abaixo, dê uma boa olhada nas ações recomendadas e não deixe de segui-las. Proteja seus filhos e netos de empresas e pessoas irresponsáveis.

 

Manifesto da Unicef
 
Comtexto Comunicação e Pesquisa em ação

Comunicação e empreendedorismo: o novo projeto da Comtexto

 

A Comtexto Comunicação e Pesquisa desenvolverá nos próximos meses um novo projeto na área de Comunicação Organizacional, com foco na Comunicação e o Empreendedorismo. O projeto terá início do no último trimestre deste ano, a partir de um amplo planejamento, e deverá culminar com a elaboração de alguns produtos nesta área, a serem lançados no segundo trimestre de 2022, como um portal (www.comempreeender.com.br), um e-book e cursos on-line. Na Comtexto, a responsabilidade deste projeto estará a cargo de sua diretora Nancy Soares Bueno, que atuará em parceria com o prof. Wilson Bueno, também diretor da empresa.

 

E-books de Jornalismo Organizacional estão disponíveis gratuitamente para download

 

Os e-books editados pelo Grupo de Pesquisa JORCOM, da ECA/USP, que têm como tema principal O Jornalismo na Comunicação Organizacional, têm merecido a atenção dos profissionais e estudiosos da área, com um número expressivo de downloads. Eles estão disponíveis gratuitamente no portal do Grupo de Pesquisa e podem ser baixados diretamente a partir do link: https://jorcom.jor.br/e-book/. Boa leitura para todos.

Informações

 

 
Clicando e aprendendo
 
  Propaganda de cigarro: as tabaqueiras não se emendam mesmo

Quem conhece as empresas de tabaco, não confia no que elas dizem e repudia, com veemência, o que elas fazem. Pois não é que agora elas andam reciclando velhas estratégias para incentivar o consumo do cigarro, buscando, com isso, aumentar o número de fumantes e, em consequência, os seus lucros, obtidos à custa da saúde dos “clientes”.
Reportagem publicada pelo Portal “O joio e o trigo”, que merece consulta obrigatória, escancara o uso nefasto das mídias sociais pelas gigantes do tabaco para desenvolver ações publicitárias que incentivam o vício perigoso de fumar. Elas se valem de influenciadores jovens, que buscam (e conseguem) repassar informações (e fotos de produtos) de caráter mercadológico, como se fossem naturais e. com isso, promovem o consumo de produtos terrivelmente nocivos à saúde. Uma manipulação perigosa e que precisa ser imediata e vigorosamente combatida.

 

Leia a reportagem
 
Mudanças climáticas: foco da revista Pesquisa Fapesp de setembro

A revista Pesquisa Fapesp, produzida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, traz, em sua edição de setembro, farto material sobre mudanças climáticas, resgatando e analisando dados sensíveis dos diversos relatórios do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas). Nestes documentos, divulgados amplamente em todo o mundo, fica clara a responsabilidade das ações humanas no processo de aquecimento global, bem como se mostram contundentes os efeitos terríveis das mudanças climáticas na vida de todos nós.
Vale a pena consultar o material e refletir sobre os resultados dos estudos e pesquisas que abordam as causas e os impactos das mudanças climáticas. Os negacionistas tentam, a todo custo, minimizar os efeitos deste processo, mas não dá para negar a realidade. Esperamos que, como nós, você esteja preocupado (a) em tomar contato com informações qualificadas a este respeito e que, sobretudo, contribua para que o cenário possa ser revertido. Estaremos juntos nessa caminhada.

 

Conheça e debata
 
A imprensa sofre duro ataque no Twitter

A mídia anda sendo malhada, agressivamente, no Twitter e esta ação tem sido desencadeada por grupos identificados com os negacionistas e defensores do Governo Federal que veem, na imprensa e nos jornalistas, adversários a serem ferrenhamente combatidos.
Levantamento realizado pela organização Repórteres sem Fronteiras (RSF) e pelo Instituto Tecnologia e Sociedade (ITS-Rio) identificou cerca de meio milhão de tuites com hashtags ofensivas à mídia em apenas três meses (março a junho deste ano), como #estadãofake, #globlixo e por aí vai. As mulheres jornalistas foram mais atacadas do que os profissionais do sexo masculino, mas faz sentido: como sabemos, esta tem sido a tônica deste grupo, misógino e machista, que inclui parlamentares, profissionais e, infelizmente, até pessoas identificadas com algumas igrejas.

 

Mais informações
 
 
Expediente
 

Pensando a Comunicação fora da caixa é uma newsletter da Comtexto Comunicação e Pesquisa, empresa de consultoria nas áreas de Comunicação Organizacional/Empresarial e Jornalismo Especializado.
Editor: Wilson da Costa Bueno 
E-mail para contato: wilson@comtexto.com.br

As informações podem ser reproduzidas livremente, mas solicita-se que, caso isso ocorra, a fonte seja citada.
 
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