Site Comtexto Comunicação e Pesquisa
 
 
Quem Somos   |   O que fazemos
 
 
Ano 4 – No 46 – Julho 2022
Pensando a Comunicação fora da Caixa
 
Fala, professor!
  As percepções dos brasileiros sobre a internet: muitas vantagens, mas também fonte de problemas

Uma série de reportagens publicadas recentemente pela Folha de S. Paulo (9 de julho de 2022) trouxe informações relevantes da Pesquisa Nacional Data Folha sobre comportamento e consumo na internet e que merecem a atenção de estudiosos, profissionais e pesquisadores em comunicação e mesmo de outras áreas (educação, ciência e tecnologia, sociologia, psicologia, dentre outras).

Três focos principais podem ser destacados:
1) o interesse dos brasileiros por se manterem conectados e o tempo que dispendem nas redes;
2) as mídias sociais que merecem maior adesão e
3) a contribuição das redes sociais para a relação familiar.

O principal incentivo para a presença dos brasileiros na internet, segundo a pesquisa, é permanecer “informado sobre o que se passa no mundo”, indicado por 87% dos entrevistados. Outros fatores, também relevantes, mencionados pelos brasileiros são: desenvolver atividades relacionadas ao trabalho (72%), manter contato com pessoas que pensam e gostam das mesmas coisas (65%), defender de posições sobre as coisas que eles acreditam (61%), contatar os familiares e os amigos (56%).
Em média, os jovens entre 16 e 24 anos são os que passam maior tempo conectados à rede (74% dizem que permanecem ligados a ela durante a maior parte do dia) e essa proporção se reduz nas faixas etárias mais elevadas (apenas 22% das pessoas com mais de 60 anos confessam estar conectados durante boa parte do seu tempo).

 

Leia mais
 
Você Sabia?
 
  Fiocruz edita Guias de Acessibilidade na Comunicação

A literatura sobre comunicação acessível acaba de ser contemplada com dois guias importantes editados pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). A Fundação Oswaldo Cruz já havia lançado, anteriormente, outra publicação similar, o Guia de acessibilidade para as ações educativas na Fiocruz, e tem desenvolvido, com competência, ações para a inclusão das pessoas com deficiência, reafirmando seu respeito à diversidade e à acessibilidade.

Os guias sobre comunicação acessível se caracterizam pela linguagem simples, por orientações objetivas, que, segundo os coordenadores destas publicações, “não são somente acessíveis a pessoas com deficiência intelectual mais severa, como tendem a beneficiar aproximadamente 90% da população brasileira, dada a precariedade do sistema público educacional nacional. São produtos desenhados para favorecer a democratização da informação.”

Um dos guias constitui versão publicada em literatura de cordel que, na verdade, já representa uma segunda edição, e que contou com o apoio da Fiocruz Ceará. No link abaixo, que reproduz o material de divulgação publicado pela Fiocruz, os interessados podem ter acesso a informações mais completas sobre os guias e, também, sobre a forma de baixá-los por download. Nossos cumprimentos à Fiocruz, uma instituição pública verdadeiramente comprometida com a promoção da saúde e com a afirmação da cidadania.

Consulta aos Guias:
 
Inteligência artificial: novas leituras, novos aprendizado

O debate sobre as vantagens e os potenciais riscos do uso inadequado da inteligência artificial tem recebido contribuições importantes de profissionais e de entidades empenhados em apresentar e analisar inúmeras questões associadas a esta relevante temática.

Podemos destacar, nesta edição, a publicação, pela Editora Atlas, da obra intitulada Inteligência Artificial: do zero ao metaverso, de autoria da professora e pesquisadora Martha Gabriel, reconhecida especialista no estudo e pesquisa do universo digital. Além de apresentar os principais conceitos associados a esta temática, a autora discute questões como segurança, moral e ética relativas à Inteligência Artificial. Leitura absolutamente recomendada para todos os interessados e que pode ser adquirida nas principais livrarias do país.

Merece menção também o e-book, que tem como dossiê a mesma temática, publicado pela Fundação Konrad Adenauer, que objetiva explicar o que é inteligência artificial e o aprendizado de máquina e abordar tópicos diversos sobre o seu uso em inúmeros contextos.

 

Acesso ao E-Book
 
Jovens e videogames: os problemas de uma relação tensa e intensa

Pode ser redundante, e não representar qualquer novidade, a afirmação de que os jovens brasileiros mantêm, já há algum tempo, e cada vez com mais intensidade, uma relação frenética com os videogames. Tese de doutorado, defendida no Instituto de Psicologia (IP) da USP, com pesquisa realizada junto aos adolescentes brasileiros, concluiu que a maioria esmagadora deles (85%) joga videogames, e essa estatística não nos causa surpresas. Mas o estudo revelou também outro dado preocupante: “28% desses jovens apresentaram sintomas que se enquadram no Transtorno de Jogo pela Internet: uso excessivo que leva ao desestímulo em outras áreas (escola, vida familiar e atividades sociais) e causa abstinência quando retirados”. Certamente, estamos diante de um problema que merece a atenção dos pais e dos especialistas em saúde. A autora do estudo, a psicóloga Luiza Brandão, doutora em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia, relata que “a prevalência de jovens que jogam problematicamente encontrada no Brasil é maior que a de outros países”. Segundo ela, uma das hipóteses que justificariam esta prática (ou vício?), com consequências nada positivas, “está na dificuldade de os brasileiros se envolverem com outras atividades devido à falta de acesso a serviços de lazer e esportes públicos e aos altos índices de violência que impactam os encontros presenciais entre os jovens.” Não é possível ignorar esta realidade e algo tem que ser feito para modificá-la, visto que esse transtorno está “descrito no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, material indicado para profissionais da área de saúde mental, utilizado em todo o mundo, que lista as categorias de transtornos mentais e os seus critérios de diagnóstico de acordo com a Associação Americana de Psiquiatria.” A sua ocorrência acarreta uma demanda significativa por ajuda psicológica dentre as famílias brasileiras. Como se pode ver, nem sempre o jogo, no caso dos videogames, deve ser visto apenas como um mero divertimento. Como diz o ditado, nem que tudo que reluz é ouro.

Leia Mais:
 
Comtexto Comunicação e Pesquisa em ação

Novo e-book do grupo de pesquisa Jorcom (USP) já está disponível para download gratuito

 

O terceiro e-book editado pelo grupo de pesquisa JORCOM, da ECA/USP, intitulado O Jornalismo na Comunicação Organizacional: tendências e desafios, já está disponível para download gratuito no site do JORCOM. Ele inclui mais de uma dezena de artigos escritos por professores, pesquisadores e profissionais das áreas de Comunicação Organizacional e Jornalismo e aborda temas diversos, sob uma perspectiva analítico-crítica. Os interessados poderão também, pelo link https://jorcom.jor.br/e-book/ acessar os e-books anteriores. Leitura mais do que recomendada.

Informações:
 

 

Cursos de comunicação/jornalismo para comunicadores da área pública

 

A Comtexto Comunicação e Pesquisa, responsável pelos cursos a distância indicados no portal Comunicação a Distância (www.comunicacaoadistancia.com.br), que se referem a temáticas relevantes nas áreas de Comunicação Organizacional e Jornalismo Especializado, está também oferecendo os mesmos cursos para empresas, institutos e universidades públicas na modalidade virtual. Eles objetivam a capacitação dos comunicadores da área pública e podem ser oferecidos no formato on-line inclusive para os técnicos e servidores de uma única instituição (tipo in company), no formato de 30 e 60 horas cada. Os interessados podem entrar em contato direto com o professor, Wilson da Costa Bueno, da ECA/USP, diretor da Comtexto, pelo e-mail: wilson@comtexto.com.br, para maiores informações.

 
Clicando e aprendendo
 
  Compós, fonte relevante para estudiosos e pesquisadores em Comunicação

Muitas vezes nos deparamos com alguma dificuldade quando desejamos encontrar informações precisas e qualificadas sobre a área de comunicação em nosso país. Felizmente, podemos contar com o apoio de fontes reconhecidamente confiáveis e competentes. Esse é o caso da Compós- Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Ao acessar o site da entidade, poderemos, por exemplo, tomar contato com a lista das revistas ativas na área de comunicação em nosso país e inclusive sobre os programas de pós-graduação existentes nessa área, bem como tomar contato com um número formidável de artigos, publicações e trabalhos apresentados nos eventos da Associação, reconhecidamente de alto nível. Vale a pena dar uma olhadinha por lá, sobretudo se você estuda, pesquisa ou trabalha na área.

A COMPÓS foi fundada em 16 junho de 1991, em Belo Horizonte, com o apoio da Capes e do CNPq, e “tem como objetivos principais o fortalecimento e qualificação crescentes da Pós-Graduação em Comunicação no país; a integração e intercâmbio entre os Programas existentes, bem como o apoio à implantação de novos Programas; o diálogo com instituições afins nacionais e internacionais; o estímulo à participação da comunidade acadêmica em Comunicação nas políticas do país para a área, defendendo o aperfeiçoamento profissional e o desenvolvimento teórico, cultural, científico e tecnológico no campo da Comunicação.”

Site da Compós:
 
Sua empresa avalia regularmente os canais de relacionamento com os públicos estratégicos?

A avaliação da eficácia dos canais de relacionamento representa um esforço importante, quase obrigatório, para empresas e instituições, mesmo porque, quase sempre, eles exigem investimento significativo em tempo, recursos humanos, financeiros e tecnológicos por parte das estruturas profissionalizadas de comunicação.

É fácil perceber que apenas um número reduzido de organizações realiza este esforço de avaliação, promovendo auditorias e diagnósticos que contemplam os seus portais, suas redes sociais, seus jornais ou newsletters, dentre outros canais institucionais. A Comtexto Comunicação e Pesquisa tem desenvolvido metodologias voltadas para este tipo de avaliação e está capacitada para realizar este trabalho.

Se sua empresa ou organização estiver interessada na realização de diagnósticos que permitam mensurar a eficácia de seus canais de relacionamento, entre em contato com a Comtexto pelo e-mail: comtexto@comtexto.com.br, colocando no assunto “Avaliação de canais de relacionamento”.

 

Conheça a Empresa:
 
Meio ambiente: um livro e um curso imperdíveis e gratuitos

O estudo, a pesquisa e a prática associados à temática ambiental merecem, mais do que nunca, a atenção dos brasileiros, sobretudo em tempos sombrios, como os que atravessamos, fruto da negligência e da irresponsabilidade de governantes que não têm qualquer compromisso com a preservação da nossa biodiversidade e a sobrevivência de populações vulneráveis, como os indígenas e os quilombolas.

Mas, felizmente, a questão da sustentabilidade e da cidadania ambiental tem sido contemplada com boas iniciativas. Destacamos aqui duas elas: a edição de e-book pela Associação O Eco que homenageia um de seus fundadores, Marcos Sá Corrêa, e o curso sobre a cobertura da crise climática, sob a responsabilidade do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas.

O e-book Olhar perto, enxergar longe: crônicas ambientais atemporais reproduz quase uma centena de colunas redigidas pelo jornalista e fotógrafo Marcos Sá Corrêa, um dos precursores do jornalismo ambiental brasileiro. A obra foi organizada pelo jornalista e um dos primeiros editores da Associação, Lorenzo Aldé, conta com prefácio de Miguel Milano, e foi financiado pela Fundação Grupo O Boticário. O e-book. está disponível para download no link: https://oeco.org.br/download/128733/

O curso online gratuito, "Como cobrir a crise climática – e combater a desinformação", organizado pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, tem como responsável o jornalista John Schwartz, que recentemente deixou o The New York Times, após 21 anos, cobrindo tópicos como mudanças climáticas, para ser professor na Faculdade de Jornalismo e Mídia da Universidade do Texas em Austin. Ele também trabalhou para o Washington Post e a Newsweek.

Como todos os cursos do Centro Knight, "Como cobrir a crise climática – e combater a desinformação" é assíncrono, o que significa que os estudantes podem concluir as atividades do curso nos dias e horários mais adequados para sua programação.

 

Inscrição no Curso:
 
 
Expediente
 

Pensando a Comunicação fora da caixa é uma newsletter da Comtexto Comunicação e Pesquisa, empresa de consultoria nas áreas de Comunicação Organizacional/Empresarial e Jornalismo Especializado.
Editor: Wilson da Costa Bueno 
E-mail para contato: wilson@comtexto.com.br

As informações podem ser reproduzidas livremente, mas solicita-se que, caso isso ocorra, a fonte seja citada.
 
Curta nossa Fanpage   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Twitter   Veja nosso canal no Youtube
 
 
© 2022, Comtexto - Comunicação e Pesquisa. Todos os direitos reservados
 
 
Desenvolvimento e envio por AMS Public - Sites e Sistemas para Internet