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Ano 4 – No 48 – Setembro 2022
Pensando a Comunicação fora da Caixa
 
Fala, professor!
  Os desafios para a implementação de uma Política de Comunicação

A elaboração de uma Política de Comunicação Institucional tem se constituído em iniciativa cada vez mais frequente por parte de empresas e instituições, notadamente na área pública. Ela atende a uma exigência importante: definir diretrizes adequadas para a elaboração de planos de comunicação que objetivam orientar a interação das organizações com os seus públicos estratégicos.
Cerca de duas dezenas e meia de documentos sistematizados de Política de Comunicação podem ser encontrados no Brasil, uma boa parte deles (algo em torno de 15) elaborado com a consultoria e assessoramento técnico da Comtexto Comunicação e Pesquisa, que tem contemplado, especialmente universidades públicas, institutos federais e de pesquisa.
Muitas organizações, no entanto, imaginam que a produção do documento base da Política de Comunicação representa o final do processo e, neste sentido, estão absolutamente equivocadas. É verdade que a elaboração da Política de Comunicação constitui, efetivamente, uma etapa essencial, mas ela precisa ser complementada por outra etapa, também indispensável: a implementação da Política, ou seja, colocar em prática as diretrizes definidas pela Política.

 

Leia mais
 
Você Sabia?
 
  Cigarro eletrônico: quando o vapor flerta com a morte

Certamente você já ouviu falar ou leu algo sobre cigarros eletrônicos e, quem sabe, pode ter experimentado este produto que, embora proibido no Brasil, já conta a adesão de um número significativo de usuários. Pode ser, no entanto, que você não saiba que, diferentemente do que propala a indústria tabagista, eles fazem muito mal para saúde e a penalizam tanto quanto os cigarros tradicionais. Reportagem publicada na Revista Pesquisa Fapesp traz informações detalhadas sobre o impacto dos cigarros eletrônicos na saúde, que não se situa apenas no pulmão, mas se estende a várias partes do corpo, provocando doenças irreversíveis e inclusive a morte. O público-alvo dos fabricantes é constituído de jovens com idades entre 18 e 34 anos e estima-se que cerca de um milhão de brasileiros cultivam este vício perigoso.
Se você está preocupado (a) com a sua saúde (a sua vida, enfim), é importante consultar esta reportagem, baseada em evidências científicas sérias, porque assim fica mais fácil fugir aos apelos criminosos da indústria fumageira que adoece e mata milhões de pessoas por ano em todo o mundo. A informação é sempre o melhor remédio. Cuide-se. O cigarro eletrônico é veneno.

Leia a Reportagem:
 
Pesquisa traz novidades sobre o mundo dos podcasts

Pesquisa realizada pelo Itaú Cultural e Datafolha revela dados interessantes a respeito dos hábitos e preferências dos usuários de podcasts e o que chama mais atenção é o fato de o tema preferido ser exatamente a Política. Influenciadas ou não pelo período eleitoral, 19% pessoas buscam, com maior frequência, ouvir podcasts que tenham esta orientação. Mas há uma ampla diversidade também quando se examinam as demais preferências: notícias diárias (9%), esportes/futebol; religião/teologia/espiritualidade; arte e cultura (todos estes temas com 8%) e entrevistas/debates e música (7%). Mas a pesquisa trouxe também outras constatações: a) o principal objetivo para ouvir podcasts é informação (66%), seguido por entretenimento (49% e lazer (32%); b) as plataformas mais utilizadas para ouvir podcasts são o YouTube (47%) e o Spotify (24%); c) 42% dos brasileiros, com mais de 16 anos, ouviram pelo menos um programa em 2021.
O podcast, pelo que se pode depreender da pesquisa, precisa efetivamente ser considerado pelas empresas e organizações e mesmo por produtores de conteúdo (professores, profissionais em geral). Mas cuidado: não se deixe levar pela magia do recurso e reflita bem sobre os conteúdos por ele veiculados.

 

Informações Adicionais:
 
Comunicação Popular: uma obra de referência

A professora e pesquisadora Cicília Krohling Peruzzo, uma das maiores especialistas e estudiosas da comunicação popular e comunitária da América Latina, acaba de lançar o seu novo livro pela Editora Sulina, intitulado “Pedagogia da Comunicação Popular e Comunitária nos Movimentos Sociais”. Segundo material de divulgação da Editora, a obra “ presta atenção aos processos de comunicação que se efetivam no contexto dos movimentos sociais populares, comunidades e associações civis construtores de dinâmicas coletivas de organização popular (...) e a autora discute as concepções teóricas de desenvolvimento, do difusionismo ao desenvolvimento participativo e ao “bem viver”, entre outros conceitos relacionados aos temas tratados. Mostra que a presença das organizações sociais na sociedade corresponde a contextos sedimentados por estruturas socioeconômicas, políticas, culturais e ideológicas fomentadoras de modos de vida e das relações sociais de produção e de consumo, a partir do tipo de desenvolvimento que se faz predominante.”
O livro pode ser encontrado na Editora Sulina ou nas principais livrarias e constitui, como os demais publicados pela profa. Cicília, referência neste campo.


Informações:
 
Comtexto Comunicação e Pesquisa em ação

Media training on-line: a novidade da Comtexto

 

A Comtexto Comunicação e Pesquisa está desenvolvendo um programa de media training on-line voltado para empresas, organizações e instituições em geral (universidades, institutos federais e de pesquisa), visando à capacitação de gestores, docentes e pesquisadores e profissionais. Além de traçar um panorama geral sobre a imprensa brasileira contemporânea, suas tendências e desafios, o programa apresenta boas práticas para a interação com jornalistas e veículos e indica recursos a serem implementados para consolidar o relacionamento com a mídia. Os interessados em conhecer este programa devem contatar diretamente o responsável pelo programa, prof. Wilson da Costa Bueno, diretor da Comtexto, pelo e-mail professor@comtexto.com.br ou WhatsApp (11) 95340-6948.

 

 

Cursos de capacitação on-line em Comunicação sob encomenda

 

A Comtexto Comunicação e Pesquisa oferecerá, a partir do último trimestre deste ano, cursos de capacitação on-line para comunicadores de universidades públicas estaduais e institutos federais, Estes cursos introduzem uma novidade neste mercado: eles são formatados a partir da demanda das instituições e, assim, poderão abranger, em seu conteúdo programático, temas específicos de comunicação organizacional/jornalismo. Incluem-se no conjunto amplo de temas que poderão ser abordados: planejamento em comunicação organizacional, avaliação de produtos e estratégias de comunicação, relacionamento com a mídia, comunicação nas mídias sociais, estratégias e recursos para a divulgação da pesquisa e da extensão, auditoria de presença e imagem na mídia, elaboração de política de comunicação, comunicação com os públicos internos, dentre muitos outros. Os interessados devem contatar diretamente o prof. Wilson da Costa Bueno, diretor da Comtexto, pelo e-mail professor@comtexto.com.br ou WhatsApp (11) 95340-6948.

 
Clicando e aprendendo
 
  A Comunicação Pública em destaque: conheça as novidades

A Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) lançou recentemente a sua newsletter (ABCPúblic@.com.vc) que traz, quinzenalmente, para os seus associados informações relevantes sobre as atividades desenvolvidas pela entidade, mas também informações de interesse dos profissionais, estudiosos e pesquisadores que se dedicam à comunicação pública. Além disso, acaba de lançar, em parceria com a Universidade Federal de Goiás, os e-books “Comunicação Pública e Cidadania: Conceitos, desafios e enfrentamentos” (volume 1) e “Comunicação Pública e Cidadania: Experiências e práticas inovadoras” (volume 2), que reúnem, no total, 30 capítulos de estudiosos da área que participaram do I Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, Cidadania e Informação. Esses livros digitais estão disponíveis para download gratuito na página da Associação, cujo link segue abaixo, e, certamente, serão consultados pelos profissionais, docentes e estudantes de comunicação. Se você tem interesse na Comunicação Pública, aproveite a oportunidade e se associe à ABCPública. Vale muito a pena.

Download:
 
Seminário Internacional tem como foco diversidade, raça e gênero na comunicação

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) promove, de 17 a 18 de novembro de 2022, o Seminário Internacional de Comunicação que, nesta sua décima-quinta edição, tem como foco a diversidade e as questões de raça e gênero na comunicação.
O evento reunirá profissionais, estudiosos e pesquisadores nacionais e internacionais para o debate destas questões, buscando não apenas inspirar novos trabalhos e pesquisas, mas reforçar a importância desta discussão, objetivando, sobretudo, eliminar preconceitos estruturais que ainda persistem na sociedade brasileira. O Seminário ocorrerá de forma online, via Zoom e sua programação poderá ser consultada no link abaixo, que também traz informações para que os interessados possam efetivar suas inscrições.

 

Informações:
 
Vídeo traz informações relevantes sobre os algoritmos

Se você está interessado em obter informações básicas e relevantes sobre os algoritmos, que hoje fazem parte da nossa vida, com repercussões positivas, mas também negativas, sobre os nossos hábitos de comunicação, poderá consultar, com proveito, o vídeo “O que é e como funcionam os algoritmos”, disponível no YouTube. Nele, em apenas 7 minutinhos, os professores Roberto Marcondes Cesar Junior, do IME-USP, e Sérgio Amadeu da Silveira, do CECS-UFABC, de maneira didática e objetiva, apresentam os algoritmos e destacam o impacto destes dispositivos no nosso dia a dia. Que tal dar uma olhadinha por lá?

 

Vídeo:
 
 
Expediente
 

Pensando a Comunicação fora da caixa é uma newsletter da Comtexto Comunicação e Pesquisa, empresa de consultoria nas áreas de Comunicação Organizacional/Empresarial e Jornalismo Especializado.
Editor: Wilson da Costa Bueno 
E-mail para contato: wilson@comtexto.com.br

As informações podem ser reproduzidas livremente, mas solicita-se que, caso isso ocorra, a fonte seja citada.
 
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