Site Comtexto Comunicação e Pesquisa
 
 
Quem Somos   |   O que fazemos
 
 
Ano 5 – No 54 – Maio 2023
Pensando a Comunicação fora da Caixa
 
Fala, professor!
  Os jornalistas precisam temer a inteligência artificial?

Se você é jornalista, e costuma estar atualizado (a) com os grandes temas da área, não pode ignorar o debate amplo sobre o impacto das ferramentas e aplicações de inteligência artificial (IA) no mercado jornalístico. Ao mesmo tempo, não deveria estar tentado a demonizar a inteligência artificial, repetindo o velho chavão de que ela tem a capacidade de destruir o mercado, substituindo, a toque de caixa, milhares ou, quem sabe, milhões de empregos.

O 24º Simpósio Internacional de Jornalismo Online (ISOJ), realizado, em abril deste ano, no campus da Universidade do Texas, em Austin, contou com painel dedicado ao tema Jornalismo e Inteligência Artificial, que chegou a conclusões importantes.

 

Leia mais
 
Você Sabia?
 
  Excesso de vitamina D pode fazer (muito) mal

Muita gente desavisada, que não assume uma perspectiva crítica em relação ao que lê e ouve, sobretudo nas mídias sociais, tem colocado sua saúde em risco ao assumir que o consumo de suplementos vitamínicos não faz mal algum. Ledo engano. Qualquer substância ou produto ingerido em excesso pode causar um efeito negativo, exatamente ao contrário do que se poderia esperar. Este é caso da vitamina D, cujo consumo, segundo a Associação Laboratórios Farmacêuticos Nacionais Alanac), quase dobrou no período de 2019 a 2022, acarretando uma série de problemas para os seus entusiasmados adeptos.
O uso indiscriminado da vitamina D pode provocar não apenas dores de cabeça ou náuseas, mas está associado a comprometimento sério da função renal e é, por isso, que os especialistas têm sugerido muita cautela aos cidadãos, notadamente aqueles que acreditam que as vitaminas fazem milagres. É verdade que milhares de brasileiros (serão milhões?) têm deficiência comprovada desta vitamina e que, sob orientação médica, a tem utilizado em complementação a hábitos saudáveis, como um banho regular de sol, se possível todos os dias. A propaganda na TV, no rádio e nas mídias especais, e a falta de espírito crítico, têm estimulado o consumo excessivo desta substância, com efeitos colaterais nocivos à saúde.
Logo, muita calma nessa hora. A saúde é o nosso maior patrimônio e não pode ser colocada em perigo por decisões não acertadas. Consulte seu médico antes de mergulhar de cabeça em suplementos vitamínicos que prometem o que não podem cumprir

Mais informações:
 
A objetividade jornalística em questão

Volta e meia, em particular nesta era tumultuada da desinformação, os jornalistas e os comunicadores, de maneira geral, são convocados para emitir suas opiniões e produzir notícias e reportagens que têm como objetivo estabelecer a verdade dos fatos. Aprendemos, nas boas escolas de Jornalismo, que os profissionais de imprensa devem pautar-se pela objetividade, mantendo-se sempre fiéis à verdade e que, portanto, devem ser neutros, analisar as diversas versões sobre um fato, e preferencialmente, não tomar partido. Mas isso é querer demais e, na prática, não faz sentido.
Quando se leva esta proposta ao pé da letra, as dificuldades são enormes porque, em boa parte dos casos, comprovadamente um lado costuma estar com a razão e não vale a pena confundir o leitor, o radiouvinte, o telespectador e o usuário de mídias sociais com versões que afrontam a realidade. Que fiquemos livres para sempre dos terraplanistas, dos que negam a teoria da evolução e a importância da vacinação!
O jornalista, como qualquer outro profissional, tem opiniões, conhecimentos adquiridos ao longo do tempo, e não os descarta quando produz uma reportagem, muito pelo contrário. A objetividade jornalística não é fácil de se atingir e, em muitos casos, ao dar espaço para todos os lados de um tema ou questão, podemos contribuir para aumentar, junto aos cidadãos, o caos informacional. É fundamental checar os fatos e informações, não se deixar levar por vieses de qualquer ordem (político, religioso, ideológico), mas isso não significa que, agindo desta forma, possamos nos considerar neutros ou objetivos.
O debate é complexo e está na essência da práxis jornalística atual.Questionar os conceitos de objetividade e neutralidade (alguém realmente é neutro?) contribui para qualificar o processo de produção jornalística. Se você gosta do tema, leia o artigo de Martin Baron, editor executivo do Washington Post, intitulado Objetividade como método, publicado, há um mês, no caderno Ilustrada Ilustríssima, da Folha de S. Paulo, sintetizado no link abaixo.

 

Para debater:
 
A leitura como parceira da saúde mental

Não se pode contestar o fato de que o hábito de ler bons livros deve ser incentivado e que contribui para aprofundar os nossos conhecimentos sobre temas diversos. Mas, atualmente, a valorização da leitura atingiu um novo patamar, com a chamada biblioterapia, ou seja, a utilização da leitura como recurso valioso para eliminar ansiedades, depressões, alternativa que tem se mostrado útil e eficaz para adultos e crianças.
Reportagem publicada pelo Jornal da USP concluiu que a biblioterapia efetivamente funciona para um número grande de casos e que ela é indicada em “grupos de pessoas que enfrentam doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson, ou doenças crônicas como o câncer”. Algumas unidades da USP mantêm clubes de leitura com esse objetivo, como o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência na Reabilitação de Mastectomizadas (REMA), da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.
Os (bons) livros nos ensinam muitas coisas e, quando utilizados em intervenções psicoeducativas bem conduzidas, exercem papel fundamental para a fortalecimento da nossa saúde mental.


Confira:
 
Comtexto Comunicação e Pesquisa em ação

A Comtexto Comunicação e Pesquisa no Encontro da SBAP

 

O diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa, professor Wilson da Costa Bueno, apresentará, no Encontro Brasileiro de Administração Pública deste ano (Ebap 2023), o trabalho intitulado “As etapas e os desafios da elaboração e implementação de uma Política de Comunicação na área pública”. O evento, uma realização da Sociedade Brasileira de Administração Pública, será realizado de 5 a 7 de junho de 2023. Ele inclui um Grupo de Trabalho sobre A gestão da Comunicação Pública, que contará com inúmeras apresentações voltadas para esta temática relevante. Os interessados podem acessar o portal do evento pelo link.

 

 

Comtexto desenvolve metodologia para análise da eficácia de canais de relacionamento institucional

 

Não tem sido prática comum, em nosso país, a avaliação competente e sistemática dos canais de relacionamento oficiais mantidos por empresas e organizações de modo geral. Esta análise deveria merecer atenção especial dos gestores de comunicação, visto que os canais de relacionamento (portais, perfis de mídias sociais, publicações digitais ou impressas) são fundamentais para consolidar a imagem e a reputação das organizações e para aumentar a sua visibilidade junto aos públicos estratégicos e à sociedade de maneira geral.
A Comtexto desenvolveu metodologia própria para a realização deste trabalho de avaliação e está à disposição dos interessados pelo e-mail wilson@comtexto.com.br ou WhatsApp (11)95340-6948.

 
Clicando e aprendendo
 
  Um montão de bons livros de comunicação para download gratuito

Ter acesso a leituras de qualidade, a custo zero, é algo que merece ser saudado, mesmo porque, na prática, os livros andam muito caros, permanecendo, portanto, inacessíveis a boa parte dos brasileiros.
Felizmente, há opções relevantes para quem reconhece a importância da leitura de obras, como o “Porto livre”, Portal de Livros em Acesso Aberto, iniciativa do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que abriga um número significativo de publicações, inclusive na área de Comunicação.
Vale a pena visitar este espaço e baixar as obras de seu interesse. É possível mencionar, dentre os livros disponíveis, 84 na área da Comunicação, 39 em Tecnologia da Informação e Comunicação, e 37 em Informação em Comunicação da Saúde.

 

Visite o portal:
 
Acesse os anais do Congresso da Alaic: referência valiosa em comunicação

A Associação Latinoamericana de Investigadores em Comunicação (ALAIC) acaba de publicar, em seu portal, os Anais do congresso realizado no ano passado, que abriga um número formidável de trabalhos de autoria de pesquisadores em comunicação da América Latina. Eles estão distribuídos pelos diversos Grupos de Trabalho que englobam temáticas diversas da área. É sabido que os eventos de prestígio, nas diversas áreas do conhecimento, trazem sempre pesquisas inéditas e nos colocam em contato com temas e investigadores que merecem a nossa atenção.

 

Download:
 
Cartilha dá dicas úteis sobre segurança para jornalistas independentes

Já está disponível, em sua versão em português, a cartilha denominada “Os Princípios de Segurança de Jornalista Freelancer”, elaborada pela Acos Alliance (A culture of Safety Alliance), que pode ser acessada pelo portal da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
A publicação traz nove princípios que devem ser assumidos por jornalistas independentes e pelos veículos de comunicação, quando envolvidos em coberturas que implicam riscos, como conflitos, protestos e ações políticas.
Dentre as inúmeras recomendações, podemos mencionar a necessidade de “os jornalistas serem incentivados a realizar treinamentos de segurança relevantes, manter-se atualizados sobre os padrões de cuidado e segurança, e buscar equipamentos de segurança relevantes e adequados ao seu perfil e atribuição”.

 

Download da cartilha:
 
 
Expediente
 

Pensando a Comunicação fora da caixa é uma newsletter da Comtexto Comunicação e Pesquisa, empresa de consultoria nas áreas de Comunicação Organizacional/Empresarial e Jornalismo Especializado.
Editor: Wilson da Costa Bueno 
E-mail para contato: wilson@comtexto.com.br

As informações podem ser reproduzidas livremente, mas solicita-se que, caso isso ocorra, a fonte seja citada.
 
Curta nossa Fanpage   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Twitter   Veja nosso canal no Youtube
 
 
© 2023, Comtexto - Comunicação e Pesquisa. Todos os direitos reservados
 
 
Desenvolvimento e envio por AMS Public - Sites e Sistemas para Internet