Site Comtexto Comunicação e Pesquisa
 
 
Quem Somos   |   O que fazemos
 
 
Ano 1 – No 6 – Maio 2019
Pensando a Comunicação fora da Caixa
 
Fala, professor!
  A importância da vigilância cívica e da
coragem para denunciar os crimes corporativos

Muita gente se surpreendeu com a revelação recente da Bayer sobre uma postura não ética da gigante agroquímica e de biotecnologia adquirida por ela no ano passado: a Monsanto monitorava e jornalistas e políticos que expressavam posições contrárias a ela.
Arrogante e truculenta (como é possível perceber nitidamente no documentário “O mundo segundo a Monsanto”, disponível em vários idiomas, e inclusive legendado em português no YouTube), a produtora do glifosato (provoca mesmo câncer, como indicam processos em curso nos EUA?) sempre perseguiu os seus adversários, buscando eliminá-los a todo custo, nem que para isso fosse necessário utilizar procedimentos não éticos, um dos quais confessados agora pela sua nova proprietária.

Leia mais
 
Você Sabia?
 
  Conheça as bruxas de Jundiaí, personagens ilustres de dissertação de mestrado na USP.
Verdade mesmo. Você duvida?

Talvez você não tenha ouvido falar de duas mulheres “endiabradas” que circulavam em Jundiaí, cidade do interior paulista, entre São Paulo e Campinas. Elas foram Thereza Leyte e Escholástica Pinta da Silva, respectivamente mãe filha, que, no ano distante de 1754, foram julgadas pelo Tribunal do Santo Ofício, sob a acusação de utilizarem feitiçarias para matar o senhor Manoel Garcia, genro de Thereza, além de outros homens. Mas, pode acreditar, elas existiram, e essa história (macabra?) foi relatada pela pesquisadora Narayan Porto em sua dissertação de mestrado intitulada “Feitiçaria paulista: transcrição de processo-crime da Justiça Eclesiástica na América portuguesa do século 18”, defendida, no ano passado, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. A leitura da dissertação é deliciosa, resgatando todo o contexto desse período inquisitório no qual uma Igreja severíssima buscava identificar e eliminar as pessoas (bruxas ou feiticeiras) que tinham “pacto com o diabo”. Qualquer semelhança com algumas figuras que despontam no cenário atual brasileiro talvez não seja mera coincidência. A pesquisadora gravou alguns vídeos que narram esta história e que podem ser vistos e ouvidos em: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-humanas/bruxas-paulistas-pesquisa-resgata-historia-de-mulheres-acusadas-de-feiticaria/. Você também poderá acessar a dissertação integral no link abaixo.

Leia mais
 
Transgênicos, alienígenas, cura espiritual e muito mais.
O que os brasileiros têm a dizer sobre ciência e tecnologia?

Pesquisa realizada pelo DataFolha, encomendada pelo Instituto Questão de Ciência (já citado em newsletter anterior), ouviu mais 2 mil brasileiros maiores de 16 anos, em 130 municípios de todas as regiões do país, para avaliar o grau de concordância dos entrevistados em relação a uma série de questões ou temas, como transgênicos e saúde, visita de alienígenas, cura espiritual, mudanças climáticas, benefícios das vacinas, dentre outras, e chegou a conclusões interessantes. O espaço aqui não é suficiente para resumir as percepções dos diferentes segmentos da população brasileira sobre todos estes temas, mas podemos adiantar que o nível de conhecimento qualificado tem relação direta com o grau de instrução e que, em determinados grupos, a confusão entre evidências científicas e crenças sem sustentação alguma se estabelece. Pelo menos, a maioria dos brasileiros não tem dúvida de que a Terra gira em torno do Sol, que as vacinas fazem bem, que as mudanças climáticas são uma realidade e, em sua maioria, até duvidam da presença dos alienígenas em nosso planeta. Mas, apesar disso, não podemos festejar: sabemos que a alfabetização científica precisa ser incrementada e que o ensino formal e os meios de comunicação podem contribuir para que o conhecimento baseado em evidências prevaleça. Um país desenvolvido não se constrói com crenças sem fundamento.

Leia mais
 
Os algoritmos estão se intrometendo na nossa vida e nos
negócios. O que a gente tem a perder ou a ganhar com isso?

Você já deve estar cansado de ouvir falar em algoritmos e certamente também já esbravejou contra eles quando não conseguiu encontrar os posts que julgava relevantes nas mídias sociais ou foi importunado por anúncios intrusos enquanto navegava na web. Pois é: é bom que vá se acostumando com isso porque eles já fazem parte da rotina do mundo da informação e, o que é mais assustador: estão invadindo a nossa privacidade a todo momento. Mas os algoritmos, como aplicações da inteligência artificial, podem também gerar resultados significativos para os cuidados com a nossa saúde, como aprimorar o diagnóstico de parasitoses, por exemplo. Você pode aprofundar o seu conhecimento sobre os algoritmos buscando material qualificado na Web e um bom começo é a reportagem publicada na Revista Fapesp há pouco mais de um ano (https://revistapesquisa.fapesp.br/2018/04/19/o-mundo-mediado-por-algoritmos/), bastante didática e de fácil compreensão. Você pode também ouvir o podcast, de Gilson Schwartz, professor de Economia do Audiovisual da ECA/USP no link abaixo e navegar no Google Acadêmico à procura de informações ainda mais especializadas.

Leia mais
 
Comtexto Comunicação e Pesquisa em ação

Portal da Comunicação a Distância está aberto
para parceria com associações, sindicatos e universidades

 

O portal da Comunicação a Distância (www.comunicacaoadistancia.com.br), que oferece, no momento, 8 cursos a distância nas áreas de Comunicação Organizacional e Jornalismo, está aberto para parceria com associações, sindicatos, universidades e empresas, visando incentivar a participação de profissionais, docentes e alunos. Em função da parceria a ser estabelecida, oferecerá descontos significativos no valor da inscrição dos cursos atualmente disponíveis e para aqueles que estão sendo previstos para o futuro. Os interessados em estabelecer esta parceria devem entrar em contato pelo e-mail professor@comtexto.com.br com o responsável pela área de cursos, prof. Dr. Wilson da Costa Bueno. A Comtexto Comunicação e Pesquisa, que administra o Portal Comunicação a Distância, não exige contrapartida dos parceiros e busca apenas incrementar o processo de aprendizado permanente, com a oferta de cursos de atualização profissional e de capacitação.

 

Saiba mais
 

 

  

Palestras e cursos presenciais sobre
Jornalismo Especializado e Comunicação Organizacional

 

A Comtexto Comunicação e Pesquisa promove palestras em eventos e cursos presenciais nas áreas de Comunicação Organizacional e Jornalismo Especializado, atendendo a demandas de empresas ou organizações e entidades.

Se você tiver interesse em programar estas atividades e necessita de profissionais ou professores para ministrá-las ou coordená-las, contate-nos. A responsabilidade por esta área em nossa empresa é o prof. Dr. Wilson da Costa Bueno, com ampla produção acadêmica e experiência como docente, e que já orientou mais de 120 dissertações e teses em Comunicação e Jornalismo. Você poderá acessá-lo diretamente pelo e-mail professor@comtexto.com.br.

 

Saiba mais
 
Clicando e aprendendo
 
  Abrapcorp: território privilegiado dos nossos
pesquisadores em Comunicação Organizacional

A Abrapcorp – Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas é, certamente, a mais importante entidade desta área em nosso país, com grande prestígio também no exterior. Fundada em 2006, reúne um número significativo de investigadores e estudiosos e presta contribuição valiosa ao processo de divulgação de resultados de pesquisas, de estudos e reflexões nestas áreas. Realiza um Congresso anual (importantíssimo!), com apresentação de trabalhos relevantes, sob a responsabilidade de pesquisadores jovens e sêniors; publica e-books sobre temas essenciais, disponíveis para download; promove cursos de curta duração e outras atividades, constituindo-se em um espaço para lá de privilegiado para troca de experiências e debates. Indispensável.

Site da Associação
 
Envolverde, referência brasileira em comunicação para a sustentabilidade

A Agência Envolverde, ou simplesmente Envolverde, fundada em janeiro de 1998, é referência brasileira em projetos voltados para a comunicação e sustentabilidade, sob a direção executiva de Adalberto Marcondes (Dal), especializada na produção de conteúdos jornalísticos para sites, blogs, mídias sociais em geral e para publicações empresariais e na cobertura jornalística de eventos. Tem sido contemplada com inúmeros prêmios importantes, como o Prêmio Ethos, e participa ativamente, e de maneira crítica, dos debates sobre a política ambiental brasileira. Seu portal traz notícias sobre temas atuais e relevantes associados à problemática ambiental, em sua dimensão mais abrangente.

Site da Agência
 
Dossiê Mídia e Saúde, contribuição importante da Revista Mídia e Cotidiano, do Programa de Pós da UFF

A Revista Mídia e Cotidiano, em sua primeira edição de 2019 que acaba de ser lançada, dedica atenção especial à relação entre Mídia e Saúde, com um dossiê temático que reúne uma dúzia de artigos, de autoria de docentes e pesquisadores do Brasil e do exterior. Trata-se de uma contribuição valiosa para a área de Comunicação e Saúde e que merece ser consultada pelos interessados nessa temática. A revista é publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e, em sua próxima edição, prevista para agosto de 2019, terá como dossiê temático "O imaginário e o cotidiano em contextos midiáticos: um diálogo com a obra de Michel Maffesoli".

Conforme indicado no portal da revista, a sua linha editorial “privilegia as perspectivas crítica e dialética na análise das interações midiatizadas dos sujeitos e das coletividades. Esta abordagem vai além do senso comum e da aparente banalidade da vida cotidiana, que pode ser compreendida e transformada. Em seus diversos modos de apreensão, toma como fio condutor o olhar sobre acontecimentos e dinâmicas dos processos de produção midiática em suas distintas relações com a sociedade e a cultura”.

Site da Revista
 
 
Expediente
 

Pensando a Comunicação fora da caixa é uma newsletter da Comtexto Comunicação e Pesquisa, empresa de consultoria nas áreas de Comunicação Organizacional/Empresarial e Jornalismo Especializado.
Editor: Wilson da Costa Bueno 
E-mail para contato: wilson@comtexto.com.br

As informações podem ser reproduzidas livremente, mas solicita-se que, caso isso ocorra, a fonte seja citada.
 
Curta nossa Fanpage   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Twitter   Veja nosso canal no Youtube
 
 
© 2019, Comtexto - Comunicação e Pesquisa. Todos os direitos reservados
 
 
Desenvolvimento e envio por AMS Public - Sites e Sistemas para Internet