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No 70 – Outubro 2024
Pensando a Comunicação fora da Caixa
 
Fala, professor!
  Combater a desinformação não é apenas uma prática necessária, mas um compromisso absolutamente inadiável

A divulgação científica, e o Jornalismo Científico em particular, estão às voltas, neste momento, com desafios gigantescos, representados pelos movimentos que estimulam a desinformação e fortalecem o negacionismo, afrontando as evidências científicas e a realidade dos fatos.

Sabemos que este movimento tem como objetivo favorecer pessoas, grupos e empresas que desejam preservar os seus interesses, manifestar suas convicções, ainda que não respaldadas em argumentos e pesquisas legítimas, e, desta forma, influenciar negativamente a opinião pública.

É fundamental que todos estejamos mobilizados para impedir que interesses escusos prevaleçam porque, na prática, eles acabam obstruindo a implementação de políticas públicas sintonizadas com os direitos dos cidadãos ou permitindo o planejamento e a execução de outras políticas que fazem retroceder ou paralisar o processo de consolidação da cidadania.

 

Leia mais
 
Você Sabia?
 
  Instituto Ethos: diversidade nas empresas avança, mas ainda há desafios a vencer

O estudo “Perfil Social, Racial e de Gênero das 1.100 Maiores Empresas do Brasil e suas Ações Afirmativas 2023-2024”, do Instituto Ethos, que já está disponível para download gratuito, evidencia dados e informações inéditas que contemplam as questões de diversidade racial, de gênero e social (DE&I) e que podem servir der subsídio para as empresas brasileiras, os gestores e tomadores de decisão, e para a sociedade como um todo.

Como explica o material de divulgação deste estudo, “muito mais do que um mapeamento de dados, o Perfil 1.100 também é uma bússola que aponta caminhos para que as empresas atuem de forma mais eficaz na promoção da diversidade, equidade e inclusão. O estudo oferece um conjunto de recomendações práticas para que as empresas possam:

Desenvolver políticas e práticas: elaborar e implementar ações que promovam a igualdade de oportunidades para todas as pessoas colaboradoras;

Fortalecer a cultura organizacional: construir uma cultura organizacional que valorize as diversidades e promova um ambiente de trabalho respeitoso;

Promover a equidade salarial: eliminar as disparidades salariais entre grupos sociais;

Investir em programas de desenvolvimento: oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento para as pessoas colaboradoras;

Engajar as equipes: promover a participação das pessoas profissionais na construção de um ambiente de trabalho mais inclusivo.”

O Instituto Ethos reafirma que “assegurar a inclusão efetiva de grupos historicamente marginalizados e discriminados, como as mulheres, as pessoas negras, pessoas LGBTQIA+ e pessoas com deficiência, entre outros, é não apenas uma questão de responsabilidade moral, mas também uma escolha fundamentada em evidências: empresas mais inclusivas demonstram maior resiliência e alcançam melhores resultados corporativos, beneficiando a qualidade de vida de seus empregados”.

Download Gratuito:
 
Seminário Internacional de Comunicação em novembro na Famecos: anote na sua agenda

A décima sexta edição do Seminário Internacional de Comunicação, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos/PUCRS, está marcado para os dias 26 a 28 de novembro próximo, em formato presencial e on-line, em Porto Alegre. A Famecos aproveitará a oportunidade para duas comemorações: os 30 anos do Programa e os 80 anos de Michel Maffesoli. O evento, que tem como título “Comunicação e Laços Sociais: (Re)leituras e Possibilidades”, contará com a presença de Maffesoli e, também, da professora Sandra Massoni, ex-coordenadores do Programa, e tem como público-alvo pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação e demais interessados no tema.

A abertura do Seminário ocorrerá no dia 26 de novembro no Auditório Térreo do Prédio 9 da Famecos e as apresentações de trabalhos científicos serão nos dias 27 e 28 de novembro via plataforma Zoom On-line. Para a sessão de abertura no dia 26, que será presencial, as inscrições estão limitadas em função da capacidade do local de sua realização.

A sua participação é importante e, com certeza, você será recompensado(a) com a apresentação de trabalhos, palestras e conferências sob a responsabilidade de pesquisadores de prestígio na área. A programação, os palestrantes e os trabalhos a serem apresentados, além dos procedimentos para a inscrição no evento, poderão consultados no link abaixo.

 

Informações:
 
Com um ano de antecedência, ABCPública divulga data e local do Congresso em 2025

Se você gosta e precisa se programar para participar de eventos relevantes na área de comunicação, a ABPPública está facilitando o seu planejamento para 2025.

A entidade representativa da área pública acaba de confirmar que o III Congresso Brasileiro de Comunicação Pública será realizado de 20 a 22 de outubro de 2025, na Universidade Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão, Aracaju, e que terá como tema “Emergência Climática e Direito à Informação”.

A ABCPública adianta também que “durante três dias, os participantes terão a oportunidade de interagir, por meio de palestras e oficinas, com profissionais de destaque que são referências no assunto”.

A experiência dos dois eventos anteriores, realizados, respectivamente, na Universidade Federal de Goiás (UFG), em 2021, e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 2023, nos autoriza a recomendar a todos os interessados que estejam atentos a novas informações e que anotem essa data na sua agenda para que não percam este evento tradicional na área.

O fortalecimento da comunicação pública deve ter o compromisso de todos aqueles que estão alinhados com a defesa da democracia, da ética, da transparência e do respeito aos cidadãos.

 

 
Comtexto Comunicação e Pesquisa em ação

Grupos de pesquisa em Jornalismo Ambiental: artigo de Wilson Bueno traz informações inéditas sobre o tema

 

O dossiê sobre meio ambiente, que acaba de ser lançado pela revista Mídia e Cotidiano, da UFF (Universidade Federal Fluminense), traz um artigo do pesquisador Wilson da Costa Bueno, professor sênior da ECA/USP e diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa, com novos dados e informações sobre os grupos de pesquisa em Jornalismo Ambiental no Brasil. O artigo tem como título: “A contribuição dos grupos de pesquisa em jornalismo ambiental para o combate ao negacionismo no Brasil” O seu resumo pode ser conferido abaixo:

“Os grupos de pesquisa em Jornalismo e Comunicação Ambiental têm prestado relevante contribuição para a consolidação dos conceitos e a qualificação da cobertura jornalística relativa ao meio ambiente, assim como para a formação de novos profissionais e pesquisadores nessa área. O artigo resgata e analisa os grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq que têm como foco o Jornalismo e a Comunicação Ambiental, promovendo a sua caracterização e, principalmente, identificando os focos temáticos que definem as suas linhas de pesquisa, a produção acadêmica e as atividades de seus líderes.”

Download do Artigo:
 

 

Manual de Linguagem Simples: referência valiosa com download gratuito

 

Já está disponível para download gratuito o “Manual de Linguagem Simples, editado pelas Edições Câmara, de autoria de Patrícia Roedel, pesquisadora e estudiosa deste tema e que traz informações relevantes para o planejamento, o desenvolvimento e, inclusive, para testar os textos escritos em Linguagem Simples, com diretrizes de arquitetura da informação, redação e design.

Como informa a autora, a obra é “fruto dos meus anos de experiência em temas correlatos - Jornalismo, experiência do usuário, planejamento - que foram, naturalmente, convergindo para a Linguagem Simples”, que reconhece a contribuição de muitos colegas e o apoio decisivo do Conselho Consultivo de Comunicação Social da Câmara dos Deputados.

Patrícia Roedel esclarece que, “embora o manual traga exemplos de situações vividas e textos publicados em órgãos do Legislativo, seus conceitos valem igualmente para empresas privadas e órgãos públicos de outros Poderes”.

Conforme o perfil de Patrícia Roedel no Linkedin, ela é “Instrutora e consultora de Linguagem Simples; jornalista; ativista da transparência; integro a equipe de gestão do portal da Câmara dos Deputados”.

Vale a pena não apenas fazer o download da publicação, mas deixá-la à disposição para consulta permanente. Cumprimentamos a autora pela valiosa contribuição.

Download do Manual:

 
Clicando e aprendendo
 
  Não deixe de acessar a edição sobre meio ambiente da revista Mídia e Cotidiano (UFF). Vale a pena!

A Revista Mídia e Cotidiano, publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação Mídia e Cotidiano, em sua última edição, disponível para consulta dos interessados, traz o dossiê intitulado “Comunicação, cotidiano e meio ambiente: interfaces teóricas e ativismos midiáticos”, com artigos de pesquisadores e estudiosos do tema que merecem a sua leitura.

Além dos artigos que integram a seção temática, a revista traz, também, outras contribuições na Seção Livre e uma entrevista, que, certamente, serão acessadas com interesse por professores, pesquisadores e estudantes.

Como ressaltam as pesquisadoras Denise Tavares, Luciana Miranda Costa e Myrian Del Vecchio, editoras do dossiê, “Concluímos essa edição em um momento em que vale ressaltar a urgência de um movimento global para o enfrentamento da destruição do planeta, neste momento muito visível a partir das consequências das mudanças climáticas provocadas pelo antropoceno, mais especificamente, como afirmam parte dos que se debruçam sobre a crise ambiental, pelo capitoloceno, entendendo que a terminologia “não significa capitalismo como sistema econômico e social. Não é uma inflexão radical da Aritmética Verde. Em vez disso, entende o capitalismo como uma forma de organizar a natureza – como uma ecologia- mundo multiespécie, situada e capitalista”.

Observação importante: Essa edição, informam os editores, “é dedicada à memória de Chico Mendes, que completaria 80 anos em 2024, se não tivesse sido assassinado em dezembro de 1988.”

 

Confira a Edição da Revista:
 
O dossiê “Comunicação de riscos e desastres socioambientais” espera seu artigo. Confira!

A revista DMA – Desenvolvimento e Meio Ambiente, da Universidade Federal do Paraná, está com chamada aberta para o dossiê “Comunicação de riscos e desastres socioambientais” até 31 de janeiro de 2025, que tem como eixos transversais a governança, a gestão e a educação para redução de riscos e desastres.

Você pode submeter o seu artigo tendo em vista um leque amplo de subtemas que incluem, dentre outros: formas de comunicação de riscos e desastres socioambientais; impacto da comunicação de riscos e desastres nas metas de desenvolvimento sustentável e outros marcos internacionais; diagnósticos de estratégias de comunicação em situações de risco e/ou desastres socioambientais; relação entre percepção de riscos e comunicação; experiências locais/regionais na comunicação de desastres socioambientais; mudanças climáticas, desastres e comunicações associadas e relações entre comunicação, gestão e governança em contextos de desastres.

Os artigos, em português, inglês, espanhol ou francês, deverão ser submetidos na categoria específica do dossiê, inclusive com o envio de uma versão em inglês, visto que a revista é bilíngue. A previsão de publicação é agosto de 2025.

 
CNPq amplia os recursos destinados às bolsas de produtividade. Não deixe de ver!

O CNPq acaba de lançar edital destinado à concessão de bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ, Produtividade em Pesquisa Sênior (P!-Sr) e em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão inovadora (DT), reunindo, pela primeira vez, as 3 categorias. As submissões para concorrer a estas bolsas estão abertas até 30 de dezembro e compreendem um investimento de mais de 466 milhões de reais, 50% a mais do que o da chamada relativa ao ano passado.

Há condições específicas para concorrer a cada uma destas categorias contempladas pelo edital. Assim, “para os pesquisadores que desejam concorrer às Linhas 1 (DT) e 2 (PQ), é necessário ter obtido o título de doutor até 2022 e não possuir bolsas nas modalidades Produtividade em Pesquisa (PQ), Produtividade em Pesquisa Sênior (PQ-Sr) ou Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) com vigência que ultrapasse o ano de 2025. Já os candidatos à Linha 3 (PQ-Sr) devem atender a critérios específicos: ter sido bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) ou de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) no nível B (antigos níveis 1C e 1D) por pelo menos 20 anos, consecutivos ou não; ou ter sido bolsista PQ ou DT no nível A (antigos níveis 1A e 1B) por pelo menos 15 anos e continuar ativo no desenvolvimento de pesquisas científicas ou tecnológicas.”

Além disso, “as instituições que executarão os projetos precisam estar cadastradas no Diretório de Instituições do CNPq e podem ser Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT), ou seja, universidades, institutos de pesquisa, empresas privadas com sede no Brasil, empresas públicas ou organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, conforme os termos do edital.”

Com o objetivo de maximizar o potencial da comunidade científica brasileira, o CNPq firmou acordos com as “as fundações de amparo à pesquisa (FAPs) nos Estados para a criação de programas de bolsas de produtividade patrocinadas pelas FAPS com apoio CNPq. Dois acordos já foram firmados, com as fundações do Mato Grosso e Pernambuco, levando à concessão, respectivamente, de 75 e 38 novas bolsas de produtividade.”

Se você tem interesse, informe-se adequadamente, prepare o seu projeto e siga em frente. Não deixe de consultar o edital do CNPq pelo link abaixo

 

Edital do CNPq:
 
 
Expediente
 

Pensando a Comunicação fora da caixa é uma newsletter da Comtexto Comunicação e Pesquisa, empresa de consultoria nas áreas de Comunicação Organizacional/Empresarial e Jornalismo Especializado.
Editor: Wilson da Costa Bueno 
E-mail para contato: wilson@comtexto.com.br

As informações podem ser reproduzidas livremente, mas solicita-se que, caso isso ocorra, a fonte seja citada.
 
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