No 70 – Outubro 2024
|
Fala, professor! |
|
|
|
Combater a desinformação não é apenas uma prática necessária, mas um compromisso absolutamente inadiável |
A divulgação científica, e o Jornalismo Científico em particular, estão às voltas, neste momento, com desafios gigantescos, representados pelos movimentos que estimulam a desinformação e fortalecem o negacionismo, afrontando as evidências científicas e a realidade dos fatos.
Sabemos que este movimento tem como objetivo favorecer pessoas, grupos e empresas que desejam preservar os seus interesses, manifestar suas convicções, ainda que não respaldadas em argumentos e pesquisas legítimas, e, desta forma, influenciar negativamente a opinião pública.
É fundamental que todos estejamos mobilizados para impedir que interesses escusos prevaleçam porque, na prática, eles acabam obstruindo a implementação de políticas públicas sintonizadas com os direitos dos cidadãos ou permitindo o planejamento e a execução de outras políticas que fazem retroceder ou paralisar o processo de consolidação da cidadania.
|
|
|
|
Você Sabia? |
|
|
|
Instituto Ethos: diversidade nas empresas avança, mas ainda há desafios a vencer |
O estudo “Perfil Social, Racial e de Gênero das 1.100 Maiores Empresas do Brasil e suas Ações Afirmativas 2023-2024”, do Instituto Ethos, que já está disponível para download gratuito, evidencia dados e informações inéditas que contemplam as questões de diversidade racial, de gênero e social (DE&I) e que podem servir der subsídio para as empresas brasileiras, os gestores e tomadores de decisão, e para a sociedade como um todo.
Como explica o material de divulgação deste estudo, “muito mais do que um mapeamento de dados, o Perfil 1.100 também é uma bússola que aponta caminhos para que as empresas atuem de forma mais eficaz na promoção da diversidade, equidade e inclusão. O estudo oferece um conjunto de recomendações práticas para que as empresas possam:
Desenvolver políticas e práticas: elaborar e implementar ações que promovam a igualdade de oportunidades para todas as pessoas colaboradoras;
Fortalecer a cultura organizacional: construir uma cultura organizacional que valorize as diversidades e promova um ambiente de trabalho respeitoso;
Promover a equidade salarial: eliminar as disparidades salariais entre grupos sociais;
Investir em programas de desenvolvimento: oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento para as pessoas colaboradoras;
Engajar as equipes: promover a participação das pessoas profissionais na construção de um ambiente de trabalho mais inclusivo.”
O Instituto Ethos reafirma que “assegurar a inclusão efetiva de grupos historicamente marginalizados e discriminados, como as mulheres, as pessoas negras, pessoas LGBTQIA+ e pessoas com deficiência, entre outros, é não apenas uma questão de responsabilidade moral, mas também uma escolha fundamentada em evidências: empresas mais inclusivas demonstram maior resiliência e alcançam melhores resultados corporativos, beneficiando a qualidade de vida de seus empregados”. |
|
|
|
|
|
Seminário Internacional de Comunicação em novembro na Famecos: anote na sua agenda |
A décima sexta edição do Seminário Internacional de Comunicação, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos/PUCRS, está marcado para os dias 26 a 28 de novembro próximo, em formato presencial e on-line, em Porto Alegre. A Famecos aproveitará a oportunidade para duas comemorações: os 30 anos do Programa e os 80 anos de Michel Maffesoli. O evento, que tem como título “Comunicação e Laços Sociais: (Re)leituras e Possibilidades”, contará com a presença de Maffesoli e, também, da professora Sandra Massoni, ex-coordenadores do Programa, e tem como público-alvo pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação e demais interessados no tema.
A abertura do Seminário ocorrerá no dia 26 de novembro no Auditório Térreo do Prédio 9 da Famecos e as apresentações de trabalhos científicos serão nos dias 27 e 28 de novembro via plataforma Zoom On-line. Para a sessão de abertura no dia 26, que será presencial, as inscrições estão limitadas em função da capacidade do local de sua realização.
A sua participação é importante e, com certeza, você será recompensado(a) com a apresentação de trabalhos, palestras e conferências sob a responsabilidade de pesquisadores de prestígio na área. A programação, os palestrantes e os trabalhos a serem apresentados, além dos procedimentos para a inscrição no evento, poderão consultados no link abaixo.
|
|
|
|
Com um ano de antecedência, ABCPública divulga data e local do Congresso em 2025 |
Se você gosta e precisa se programar para participar de eventos relevantes na área de comunicação, a ABPPública está facilitando o seu planejamento para 2025.
A entidade representativa da área pública acaba de confirmar que o III Congresso Brasileiro de Comunicação Pública será realizado de 20 a 22 de outubro de 2025, na Universidade Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão, Aracaju, e que terá como tema “Emergência Climática e Direito à Informação”.
A ABCPública adianta também que “durante três dias, os participantes terão a oportunidade de interagir, por meio de palestras e oficinas, com profissionais de destaque que são referências no assunto”.
A experiência dos dois eventos anteriores, realizados, respectivamente, na Universidade Federal de Goiás (UFG), em 2021, e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 2023, nos autoriza a recomendar a todos os interessados que estejam atentos a novas informações e que anotem essa data na sua agenda para que não percam este evento tradicional na área.
O fortalecimento da comunicação pública deve ter o compromisso de todos aqueles que estão alinhados com a defesa da democracia, da ética, da transparência e do respeito aos cidadãos.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|