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Ano 1 – No 9 – Julho 2019
Pensando a Comunicação fora da Caixa
 
Fala, professor!
  A Política de Comunicação Institucional deve ser
resultado de um processo de construção coletiva

A Política de Comunicação Institucional é, inquestionavelmente, o instrumento de gestão estratégica da comunicação mais importante para as organizações modernas. Ele define posturas, diretrizes, ações e estratégias de comunicação a serem implementadas por uma organização ou empresa para ampliar e consolidar a sua interação com os públicos estratégicos e com a opinião pública de maneira geral. Sem ela, a comunicação acontece no vazio, como uma verdadeira caixa-preta.

Embora inúmeros processos para a elaboração de políticas de comunicação tenham sido desenvolvidos nos últimos anos, este instrumento continua sendo raro em nosso país, e, surpreendentemente, tem estado mais presente na comunicação pública (universidades, institutos e empresas públicas) do que no universo das empresas privadas.

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Você Sabia?
 
  Em agosto, dois eventos de peso para comunicadores, em Niterói/RJ. Se puder, não perca esta chance única

Se você estava esperando uma ótima oportunidade para, de uma vez só, assistir a dois eventos de peso na área da comunicação, a sua chance chegou.
A XIV Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã e o X Seminário da ALAIC – Associação LatinoAmericana de Investigadores em Comunicação serão realizados, pela primeira vez, em conjunto, de 22 a 25 de outubro de 2019, no campus do IACS - Instituto de Artes e Comunicação da UFF, em Niterói/RJ. “Os eventos também farão parte da programação da Agenda Acadêmica da UFF, inserida na programação geral da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A programação inclui conferências, painéis com palestras, grupos de trabalho e de interesse, oficinas e painéis, mostras de vídeos, além de atividades culturais, que contribuem para mobilizar a sociedade.”
Você poderá obter todas as informações (programação, como chegar lá, palestrantes, inscrição etc) clicando no link abaixo.

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Os funcionários podem ser protagonistas nas organizações.
Ignorá-los representa certamente um equívoco formidável

Não é incomum, em nossas empresas e organizações em geral, relegar os funcionários (ou servidores) a um segundo plano, não os incluindo em processos de tomada de decisões ou que favoreçam a sua participação em sistemas competentes de inovação.
O estudo Ace Innovation Survey Report 2019, realizado pela ACE, empresa especializada em inovação, concluiu que os trabalhadores são fontes de inovação para 21,7% das empresas, porcentagem maior do que a dos clientes, com 20,8%, mas não se sentem estimulados a participar dos projetos que conduzem à inovação em suas companhias.
"Os funcionários não têm o apoio necessário dos gestores e não estão satisfeitos com a inovação adotada pela empresa. Criticam a falta de dinheiro, a burocracia e têm medo de ficar desempregados por sugerirem inovações intangíveis”, explica Sulivan Santiago, diretor de tecnologia da informação da ACE.
Está na hora de rever estes conceitos. Todos sairiam ganhando, sobretudo as empresas, não é mesmo?

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Google processado nos EUA por permitir vazamento de registros privados de pacientes hospitalares

O portal Outra Saúde noticiou, baseado em reportagem do site TheVerge, que o Google está sendo processado por ter acessado e favorecido o acesso a informações privadas de centenas de milhares de pacientes de hospitais em Chicago, nos EUA. Em virtude de uma parceria entre o Google e o Centro Médico da Universidade de Chicago, que permitia os registros destes pacientes em pesquisas sobre inteligência artificial, os dados, diferentemente do que se acertou, não foram mantidos no anonimato. Segundo a notícia da Outra Saúde, "os dados não foram suficientemente anonimizados: foram informadas as datas de entrada e saída do Centro Médico, o que pode ser cruzado com dados de localização dos celulares com sistema Android e, enfim, revelar a identidade das pessoas. A partir disso e dos registros médicos, dá pra saber tudo: nome, documentos, idade, altura, peso, doenças e registros de todos os procedimentos recentes. A Universidade também está sendo acusada por dar as informações sem pedir consentimento dos usuários. "
As gigantes de tecnologia, que andam manipulando dados pessoais, por má fé ou não, acabam favorecendo o acesso a estas informações por outras empresas, que podem utilizá-las para fins ilícitos, com prejuízo evidente à privacidade dos cidadãos. É preciso que os governos regulem estas situações e que punam exemplarmente os responsáveis por desvios de conduta ética.

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Comtexto Comunicação e Pesquisa em ação

Cursos a distância de Comunicação e Jornalismo
para capacitação de comunicadores da área pública

 

A Comtexto Comunicação e Pesquisa está promovendo 8 cursos a distância em Comunicação Organizacional e Jornalismo Especializado, voltados para a capacitação de comunicadores da área pública (universidades federais, estaduais e municipais, institutos federais, empresas e instituições públicas em geral – ministérios, secretarias etc. Os cursos estão abrigados no portal Comunicação a Distância (www.comunicacaoadistancia.com.br), têm uma carga horária de 60 horas, e estão sob a responsabilidade de Wilson da Costa Bueno, professor sênior da USP e diretor da Comtexto. O portal traz informações sobre os programas dos cursos e permite a inscrição pelo sistema PagSeguro, da UOL, inclusive com possibilidade de parcelamento para pagamento com cartão.
A Comtexto Comunicação e Pesquisa é filiada à Associação Brasileira de Educação a Distância e cumpre as instruções normativas para a oferta de cursos livres, inclusive a validação da autenticidade dos certificados por ela emitidos.

 

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A Comtexto Comunicação e Pesquisa é referência no país na elaboração de Política de Comunicação Institucional

 

A Comtexto Comunicação e Pesquisa é a maior referência brasileira no que diz respeito à elaboração de Política de Comunicação Institucional ou Corporativa, com projetos desenvolvidos, em consultoria, para inúmeras universidades estaduais e federais, institutos federais, empresas públicas e privadas. Se sua empresa ou organização ainda não tem uma política de comunicação (instrumento estratégico de gestão), mas pensa em dar esse passo importante, não deixe de consultar a Comtexto. Se tiver interesse, acesse-nos pelo e-mail: professor@comtexto.com.br. Estamos à disposição para ajudar sua empresa ou organização a desenvolver este projeto.

 

 
Clicando e aprendendo
 
  Leia o Dossiê sobre Comunicação Pública
na ComCiência. Está na hora de desconstruir alguns mitos

O dossiê da edição de julho da revista ComCiência, publicação digital do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), tem como foco a universidade pública e traz artigos, entrevistas, reportagens, além de editorial e resenha sobre este tema, que anda em grande destaque no país. O dossiê evidencia a importância da universidade pública e desconstrói alguns mitos sobre ela, como a alegação equivocada de que se trata de território ocupado por ricos e brancos. Vale a pena conferir a excelente contribuição desta revista de jornalismo científico que caminha para os seus 20 anos de existência (seu primeiro número circulou em 1999).

Leia o Dossiê
 
Os plásticos ameaçam o nosso futuro.
Entenda as razões na revista Pesquisa Fapesp

A revista Pesquisa Fapesp, uma das mais importantes publicações de divulgação científica do país, sob a responsabilidade da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, dedica parte importante da sua edição de julho para debater o impacto dos plásticos e microplásticos que contaminam o ar, os mares e rios, os produtos que consumimos, até mesmo a cervejinha gelada que desce ou não redonda em nossas reuniões familiares ou com amigos.
A produção de plástico tem crescido vertiginosamente ao longo do tempo e, em 2016, atingiu quase 400 milhões de toneladas, com repercussão nefasta para a vida da população de todos os cantos do mundo. Uma poluição agressiva, devastadora, que precisa ser controlada de forma rápida e intensiva.
A revista Pesquisa Fapesp traz informações valiosas sobre este tema, de forma pedagógica, esclarecedora. Não deixe de ler.

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Você não conhece a Revista Líbero?
Com prazer, nós a apresentamos a ela.

Continuando a apresentação que temos feito das principais publicações acadêmico-científicas em Comunicação do país, destacamos, nesta edição de “Pensando a comunicação fora da caixa”, a Revista Líbero, editada pelo Programa de Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, uma das mais tradicionais da capital paulistana. “A revista Líbero tem periodicidade semestral, publica trabalhos inéditos, de autoria individual ou coletiva, sob a forma de artigos ou resenhas, de autores nacionais e estrangeiros. Os textos enviados à revista para publicação devem estar situados no campo de pesquisa articulado em torno da área de concentração do Programa, “Comunicação na Contemporaneidade”, e de suas linhas de pesquisa, “Processos midiáticos: tecnologia, imagem e mercado” e “Produtos midiáticos: jornalismo, imagem e entretenimento”.
A última edição, relativa ao primeiro semestre de 2019, traz inúmeros artigos sobre o jornalismo atual, mas também sobre outros temas, como a comunicação cidadã e ecológica, a obra de Sebastião Salgado, dentre muitos outros. Leitura obrigatória.

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Expediente
 

Pensando a Comunicação fora da caixa é uma newsletter da Comtexto Comunicação e Pesquisa, empresa de consultoria nas áreas de Comunicação Organizacional/Empresarial e Jornalismo Especializado.
Editor: Wilson da Costa Bueno 
E-mail para contato: wilson@comtexto.com.br

As informações podem ser reproduzidas livremente, mas solicita-se que, caso isso ocorra, a fonte seja citada.
 
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